Antes de me divorciar, eu olhava para o meu futuro traçando uma meta e fases a seguir. Como uma boa leitora de livros, acostumada com separações e términos avassaladores, eu já tinha quase um script direcionado a cada passo em direção a felicidade, ou, na esperança dela.
Eu sabia que a primeira coisa que eu sentiria seria desorientação. Não ia entender o que levou eu e meu marido a desistirmos de toda vida que tínhamos juntos.
A segunda coisa seria a culpa. Tinha plena noção que nunca conseguiria sair de um relacionamento sem pensar no que eu teria feito de errado e o que poderia ter feito para dar certo.
O terceiro passo, é aonde viriam as dificuldades, onde a carência iria morar, onde eu olharia para o lado e veria o quanto é complicado ter um relacionamento sendo mãe de dois filhos. Homens da minha cidade não queriam nada sério com ninguém. E os que queriam, não iriam se interessar, devido a um motivo machista chamado "fama"¹. Afinal, fiquei só cinco anos casada, para alguém desistir de mim, teria que ter um motivo. As vezes me pergunto se isso não é um pouco pré histórico, mas acontece com mais frequência do que a sociedade demonstra. O peso é enorme, ainda mais para uma mulher como eu.
Eu sabia que sofreria demais nessa fase, mas só teria que esperar dez anos para que meus bebês já começassem a ter uma independência maior a ponto de facilitar as minhas saídas, me proporcionar a paz de poder deixar eles com pessoas que eu confio e ter certeza que se algo der errado, eles me contariam. E, com essa idade eu já estaria madura o suficiente para sair da fase de "fama".
Viria então a última fase, eu tinha me tornado uma péssima pessoa para socializar. Também tinha levado comigo uma bagagem de desilusões. Eu não tinha mais a mesma visão fantasiosa para casamentos e nem a mesma vontade de enfrentar as partes exaustivas de se relacionar com alguém. Entretanto, imaginei que teria tempo demais para tomar coragem.
Dez anos não era nada, eu tentava me convencer disso. Hoje em dia você entra em janeiro, nem percebe e quando dá por si, já estamos no Natal.
Parecia uma meta fácil, ia ter empecilhos, porém nada que eu não aguente. Afinal, eu só tinha vinte e dois anos.Só não imaginava que o meu mundo mudasse de tantas formas, que eu encontraria novos lugares no meu interior, e que eu faria tantas coisas que eu nunca fiz.
¹: O termo "fama" é direcionado a um indivíduo que já foi alvo de um grande número de fofocas, seja por motivos banais ou não. Isso o desvaloriza no sentido geral, deixando-o com uma imagem ruim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Novos Lugares Dentro De Si
RomanceUma história real, recriando os passos de auto descobrimento da personagem pós divórcio. Narrando na primeira pessoa, um pouco de seus pensamentos, medos e aventuras mais íntimas.