A Sociologia é uma ciência que estuda as ações humanas, o comportamento humano e através das relações sociais, além, é claro, de se dedicar aos conflitos, da sociedade e suas implicações.
Os processos que interligam essas relações podem estar intimamente ligados às instituições, às comunidades, às associações e aos grupos, que se organizam criando uma rede em que os indivíduos passam a interagir. A Sociologia está em nosso cotidiano, pensando as relações da sociedade moderna. As relações e tipos de trabalho, a desigualdade, as formas de estratificação e das sociedades, as posturas econômicas e suas influências nos problemas e questões da coletividade.
Ao longo do século XIX, desenvolvia-se na Europa uma corrente de pensamento denominada de Positivismo, influenciada pelas ideias iluministas, o Positivismo acredita que a ciência é a única forma que possibilita o progresso da humanidade, contrariando visões anteriores que possuíam perspectivas míticas e religiosas.
O Positivismo teve na figura do filósofo Augusto Comte seu criador, sendo também posteriormente considerado um dos pais da Sociologia. Durante o século XIX, a Europa passava por uma série de revoluções e alterações sociais, principalmente a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Comte antes de falar em “Sociologia”, chamava a ciência de “física social”, portanto ele achava que poderia se inspirar nas ciências naturais para entender a sociedade.
Enquanto a Revolução Industrial alterava toda a forma de produção econômica, a Revolução Francesa modificou os paradigmas acerca da política e meio intelectual. A modificação do ambiente urbano foi marcante, com crescimento de grandes cidades e trabalhadores exercendo suas funções em condições críticas de trabalho.
A Revolução Francesa implementou novos valores sociais, dando espaço para a nova classe Burguesa adentrar dentro do jogo político, deixando de lado valores do antigo regime. A Burguesia buscava sua participação pautada em valores racionais, não aceitando mais os valores religiosos impostos pelos antigos aristocratas.
Esse conjunto enorme de mudanças estruturais dentro do continente europeu, gerou as condições necessárias para o surgimento da Sociologia, já que sentiu-se a necessidade de uma ciência com objetivo de estudar as novas relações sociais. Comte foi o responsável por nomear a nova disciplina, já que foi o responsável por nomear a nova disciplina, que deveria ser pautada por buscar as soluções para essa nova sociedade que surgia na Europa.
A Sociologia no mundo atual, não mais se restringe aos debates que envolvem as condições de trabalho e indústria, tornou-se uma ciência que estuda as mais variadas relações presentes na sociedade, desde os novos movimentos globalizantes, até as relações de gênero.
TEXTO
“Convicto de que a reorganização da sociedade exigiria a elaboração de uma nova maneira de conhecer a realidade. Comte procurou estabelecer os princípios que deveriam nortear os conhecimentos humanos. Seu ponto de partida era a ciência e o avanço que ela vinha obtendo em todos os campos de investigação. A filosofia, para ele, deixava de ser uma atividade independente, com propósitos e finalidades específicas, para ser reduzida a uma mera disciplina auxiliar da ciência, tendo por função refletir sobre os métodos e os resultados alcançados por ela.
A verdadeira filosofia. no seu entender. deveria proceder diante da realidade de forma “positiva”. A escolha desta última palavra tinha a intenção de diferenciar a filosofia por ele criada da filosofia do século XVIII, que era negativa. ou seja, contestava as instituições sociais que ameaçavam a liberdade dos homens. A sua filosofia positiva era, nesse sentido. uma clara reação às tendências dos iluministas. O espírito positivo, em oposição à filosofia iluminista. que em sua visão apenas criticava, não possuía caráter destrutivo. mas estava exatamente preocupado em organizar a realidade.
Em seus trabalhos, sociologia e positivismo aparecem intimamente ligados, uma vez que a criação desta ciência marcaria o triunfo final do positivismo no pensamento humano. O advento da sociologia representava para Comte o coroamento da evolução do conhecimento cientifico, já constituído em várias áreas do saber. A matemática. a astronomia, a física. a química e a biologia eram ciências que já se encontravam formadas, faltando no entanto, fundar uma “física social”, ou seja, a sociologia. Ela deveria utilizar em suas investigações os mesmos procedimentos das ciências naturais, tais como a observação, a experimentação, a comparação etc.
O positivismo procurou oferecer uma orientação geral para a formação da sociologia ao estabelecer que ela deveria basicamente proceder em suas pesquisas com o mesmo estado de espírito que dirigia a astronomia ou a física rumo a suas descobertas. A sociologia deveria. tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza.”
(O que é Sociologia? – Carlos B. Martins – Editora Brasiliense – 1982)
VOCÊ ESTÁ LENDO
TEMAS SOCIOLÓGICOS
RandomNesse livro trarei temas sobre como a sociologia nos ajuda a perceber e refletir a sociedade em que vivemos através de conceitos e ferramentas teóricas que nos dão autonomia de reflexão.