João Rodolfo não conseguia esquecer Damião, sua mãe até tentou descobrir o paradeiro do escravo com Eduardo, mas ele não disse nada , fingindo não saber pra quem Damião foi vendido .
O tempo foi passando e ele foi tentando seguir em frente, mesmo sentindo saudades do negro.
Maria Clara era um bálsamo para sua tristeza. A menina cada vez crescia mais, e era o xodó de todos na casa.
É assim era a vida de João Rodolfo , ia trabalhar na cidade como médico, e era muito solicitado por sua competência.
Maria Eugênia até tentou se aproximar dele, fingindo ser a esposa perfeita, mas ele não a amava e isso a enfurecia cada vez mais.
E por causa disso ela sempre buscava conforto nos braços de Eduardo.
Em uma noite em que ela foi até seu quarto, os dois depois de se amarem , conversavam sobre suas vidas .
_ Então você conseguiu aquilo que sempre quis , afastar aquele negro do idiota do meu irmão não é Maria Eugênia?
_ Sim,... só que João Rodolfo não consegue me aceitar como sua esposa de verdade .
_ Eu não consigo entender porque você quer tanto o meu irmão pra si , será que eu não te basto ? Ele é um sodomita , gosta de se deitar com homens , não a ama , por que essa obsessão por João Rodolfo?
_ Isso é algo pessoal, Eduardo, sei que João Rodolfo é tudo isso que você falou , mas eu o quero mesmo assim !
_ Porque?
_ Um dia quem sabe eu conte para você, mas não hoje , pois estou cansada. Creio que devo voltar para meu quarto agora .
E ela saiu para seu quarto .
João Rodolfo que não conseguia dormir levantou-se para ir pegar um ar fresco. Foi aí que viu quando Maria Eugênia saia do quarto de Eduardo , e este a levou até a porta e a beijou na boca .
Ele ficou escondido observando tudo . Preferiu não fazer nenhum alarde para não chamar a atenção dos demais da casa .
Assim que ela entrou em seu quarto ele a seguiu . E sem bater na porta entrou e já foi falando. Maria Eugênia se assustou com a presença do marido.
_ Então você e Eduardo são amantes ?
Maria Eugênia fingiu não entender o que João Rodolfo falava é retrucou .
_ Não estou entendendo o que você está falando João Rodolfo? E você me assustou!
_ Ora Maria Eugênia ! Não se faça de idiota eu vi quando saía do quarto de meu irmão.
E quando ele a beijou .
Sabendo que não poderia mais negar o que estava acontecendo Maria Eugênia resolveu atacar o marido .
_ O que você queria que eu fizesse ? Se tenho um marido que não faz o seu papel ! Sim eu me deito com Eduardo, sempre que podemos nos encontramos, já que você se encontra com um maldito negro as escondidas!
_ Porque isso ? Já que se deita com Eduardo, porque se casou comigo e não com ele? Poderíamos ter nos poupado de tanto sofrimento , já que você sabe que não sinto amor por você.
_ Engraçado... Eduardo me perguntou a mesma coisa ainda há pouco.
Eu não amo teu irmão, eu amo a você João Rodolfo!
_ Maria Eugênia... Isso não é amor, isso é um tipo de obsessão que você sente por mim , não normal!
_ Então normal é você se deitar com homens ? Escravos pra ser mais exato...
Falou Maria Eugênia exasperada.
_ O que existe entre mim e Damião é algo especial Maria Eugênia, você nunca irá entender ...
_ Eu até posso entender... mas aceitar . Jamais ! Já imaginou se as pessoas descobrem esse tipo de relação entre você e aquele negro, vocês com certeza irão serem enforcados.
E você vem dizer que o que sinto por você e anormal?
João Rodolfo estava cansado de discutir com Maria Eugênia. E por isso ignorou o comentário maldoso dela .
E saiu do quarto dela É foi pro seu. Ele ficou a imaginar como sua vida era triste ,estar casado com uma mulher que ele não amava e não estar perto de quem ele realmente queria estar . Pensou aonde estaria Damião nesse momento , o que tinha sido feito dele.
Damião também estava pensando em João Rodolfo. Apesar de Juarez o tratar muito bem , ele sentia saudades do moço amado .
Beatrice sempre que ia na casa do noivo tirava um tempinho para conversar com ele, e isso agradava muito a Damião. Ele sinceramente era muito grato a moça por ter ajudado a ele no dia em que fora posto a venda no mercado de escravos , pois poderia ter ido pra outro lugar bem pior do que a Fazenda Santa Rosa. Na casa de Juarez, ele era tratado como um ser humano, tinha roupas limpas , comida decente, e um lugar quentinho para dormir junto com Joaquim, o outro escravo da casa .
Eram pessoas de bem , só dona Guilhermina que era um pouco diferente, tratava os escravos com arrogância, e era ignorante as vezes, mas fora isso era um lugar bom pra se viver .
E ele achava que seria bem melhor depois que a senhorinha Beatrice se casasse com o senhor Juarez. Os dois estavam muito apaixonados, apesar da mãe do rapaz não aprovar a união dos dois , e isso era visível para todos que moravam naquela casa . Quando Beatrice ia na casa do noivo, dona Guilhermina se recolhia em seus aposentos para não ter que se encontrar com Beatrice. A moça sentia -se incomodada com isso , mas Juarez falava pra ela que não se importava com isso pois a amava de verdade , e achava que um dia a mãe a aceitaria.
O casamento fora marcado para o mês seguinte , pois depois que houve o incidente no jantar de noivado , Beatrice que achava que o rapaz não iria mais querer se casar com ela , a surpreendeu disee que sim... que ainda queria se casar com ela . E com o consentimento de Luís Alberto os dois marcaram logo a data do casamento.
O tempo passou e chegou o grande dia para os dois .
Casaram-se em uma discreta reunião entre as famílias, tendo Valentina como madrinha de casamento. Só dona Guilhermina não compareceu. Os dois viajaram em luã de mel para a capital por uma semana , é assim que voltaram Beatrice passou a morar na casa de Juarez, já que agora era esposa do mesmo.
Foi aí que começou o inferno em sua vida , pois Guilhermina, a tratava com indiferença, fazia de tudo para que a moça se sentisse mal naquela casa .
Era difícil para Beatrice, mas por amor a Juarez suportava tudo o que a sogra fazia para ela .
Guilhermina queria de qualquer forma acabar com aquela união. Mas não sabia o que fazer, pois o filho estava enfeitiçado por aquela mulherzinha, e não tinha como separar os dois .
Até que um dia em que o casal foi almoçar na casa de Luís Alberto, essa oportunidade apareceu pois Ernesto que não conseguia esquecer Beatrice, teve a ideia de procurar a sogra da mesma para junto com ela tentar separar o casal.
Assim que os dois saíram ele bateu na porta da casa de Juarez e assim que foi anunciado a Guilhermina, ela se assustou com a presença daquele homem ali em sua casa.
_ O senhor ? O que faz aqui ? Já não basta a vergonha que me fez passar na casa dos Linhares!
_ Eu a procurei porque acho que temos algo em comum para discutir .
_ Não sei o que teriamos em comum rapaz!
_ Ah sim , creio que queremos a mesma coisa ... A separação do seu filho com Beatrice.
Guilhermina pensou e viu que o rapaz tinha razão e sorriu.
_ Então meu rapaz... o que você tem em mente para que consigamos separar aqueles dois ?
Ernesto sorriu e começou a contar seu plano para Guilhermina...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor além do tempo... 2°parte
Lãng mạnA segunda parte de amor alem do tempo, vai contar as vidas passadas de André e Danilo, no tempo da escravidão. , todos personagens envolvidos em uma trama envolvente. Os personagens da primeira parte e os da segunda parte . Danilo- João Rodolfo...