Como surgiu o feminismo

7 2 2
                                    

Como surgiu o feminismo? Quem criou? Qual foi o primeiro movimento feminista?

O movimento surgiu na revolução francesa com ideias iluministas de liberdade, igualdades e fraternidade as Mulheres tiveram um papel importante para o processo da revolução francesa elas ia a luta. Mas quando a queda da bastilha ocorreu e o tipo de governo absolutismo que era exercido na França acabou os diretos da mulheres não mudaram nada continuor sem nenhum direito a ideia de liberdade, iguadade e fraternidade era só para homens.

Em (1791), a revolucionária e feminista francesa Olímpia de Gouges compôs a “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, proclamando que a mulher possuía os mesmo direitos do quê homens
De participar diretamente, ou indiretamen-
Te dá formulação de leis e da política

Embora essa artigo não foi acerto na Convenção de Direitos, atualmente, a sua declaração é considerada um símbolo bastante representativo para o feminismo democrático e racionalista. Contudo, no dia 3 de novembro de 1793, ela foi executada na França, o que gerou picos de revoltas pelo país e fez surgir vários movimentos feministas pelo mundo.

Essa é a história do feminismo com a revolução francesa. Mas temos que falar de uma francesa que nasceu em 9 de janeiro em 1908 em Paris, França
Filósofa, escritora, intelectual, ativista política e feminista que revolucionou o feminismo que tem uma frase muito famosa e importante no feminismo que é "não se nasce mulher, se torna-se mulher " que na minha opinião essa frase retrata o que o feminismo radical luta, estou falando de Simone Beualvoir uma feminista importante para o feminismo.

Mas como surgiu o nome feminismo?

O termo feminismo é oriundo do latim “femina” e significa “mulher”. Mas que criou o termo feminismo foi um socialista e filósofo francês Charles Fourier em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixo.

O movimento sufragista foi o movimento importante no feminismo que iniciou no século XIX que lutava na participação da mulheres na política , direito de voto e de ser votada vou falar mais sobre esse movimento no capítulo da 1°onda do feminismo.


É isso manas votem, compartilha e comenta para me ajudar

Meus delírios feministasOnde histórias criam vida. Descubra agora