Biologia:
Botânica:
- A Botânica é a área da biologia que estuda o Reino Plantae, onde estão incluídos todos os vegetais.
- as plantinhas são divididas em 4 grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas
- As briófitas denominam o grupo de plantas mais simples. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes.
- As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas que possuem vasos condutores de seiva, bem como folhas, caule e raiz. Essas plantas também estabelecem forte dependência com a água no que diz respeito à reprodução. Como representantes, podemos citar as samambaias e avencas.
- As gimnospermas são plantas mais complexas, quando comparadas às briófitas e pteridófitas, e surgiram com uma importante novidade evolutiva: as sementes. Estas são extremamente importantes porque garantem a proteção do embrião e fornecem-lhe alimento.
- as angiospermas. Essas plantas apresentam flores e frutos que atuam, respectivamente, atraindo polinizadores e dispersores. Sem dúvidas, essa característica favoreceu a grande quantidade de espécies desse grupo. Como exemplo, podemos citar as roseiras, os coqueiros e os cactos.
Sistema Nervoso:
- O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios.
- Ele está relacionado com a compreensão, percepção e resposta aos estímulos internos e do ambiente que nos rodeia.
- Podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Fazem parte do SNC o encéfalo e a medula espinal. É nessa parte que mensagens são identificadas e as respostas são geradas. Já no SNP encontramos nervos e gânglios, que são os responsáveis por levar a informação dos órgãos para o SNC e deste para os órgãos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ENEM
Randomaqui é onde eu guardo absolutamente tudo de ENEM que eu estudo, espero que ajude alguém um dia. Boa sorte a todos 💕