Levamos os achados para a delegacia depois de toda a burocracia. O celular foi entregue ao grupo de tecnologia para que buscassem informações, os olhos levados ao IML e Rogério reteve a carta.
Na carta ele buscou alguma digital, ou qualquer coisa que nos informasse quem havia selado aquele envelope branco, mas não existia. As palavras digitadas e depois impressas no pedaço de papel dobrado em duas partes me fizeram engolir em seco. Um parágrafo único: O Caçador de olhos retorna e seus pecados serão redimidos. Quem é esse filho da puta? Não acreditei nem por um instante que aquilo tinha sido escrito pelo assassino de 2005. Durante seus assassinatos, o Caçador só mandou uma carta, aquela que falava suas razões para matar e exigia que a imprensa falasse sobre ele, nada desse tipo. Era um imitador, eu tinha certeza. Uma pessoa emocionada e querendo a fama do Caçador de Olhos.
— Ele planejou isso — Juan fala, descontrolado. Suor molha suas axilas e mancham a camisa social enquanto o homem, apoiado pelas mãos na cadeira na qual Rogério estava sentado, se treme. — É certeza que pegou a Cecília também.
O celular encontrado é da Cecília. Quase nada de significante havia dele: fotos apagadas não tinham informações e sua última localização foi no Viaduto Santa Ifigênia. Só que tem as mensagens trocadas com as duas irmãs e comprovavam que ela as chamou para irem embora do país. Parecia ansiosa, na troca de texto, como se algo fora do nosso conhecimento a perturbasse, mas as outras duas não aceitavam bem a ideia.
— Você vem comigo? — pergunto a Juan, ele assente.
Seguimos resguardados por uma ordem de busca até a pensão onde a professora morava na Zona Norte de São Paulo.
— Vai me retirar do caso? — Juan sussurra no passageiro do carro. Finjo indiferença. — Consigo ver no seu rosto. Pensei que estivéssemos trabalhando bem juntos.
— Você não deveria ter continuado no caso.
— Quer saber o que é melhor para mim mais do que eu mesmo? — Prendo a respiração. — O caso era meu antes de você entrar. É injusto querer me tirar agora, Laura, você sabe muito bem disso. — Meus dentes se batem, evito olhar para ele. — Não me tira do caso. O caso é meu...
Eu me poupo de responder, já chegamos na pensão.
A dona diz que Cecília havia avisado que se mudaria, mas nunca voltou para buscar suas coisas e por esse motivo que todos os seus pertences foram encaixotados e colocados em um quarto separado para inquilinos que faziam esse tipo de coisa: desaparecer.
Marinalva nos guiou enquanto perguntávamos sobre Cecília, não tínhamos muitas informações. O interrogatório de Matheus ajudou, mas um dos irmãos não foi à delegacia por estar em Brasília enquanto o outro sabia tanto da irmã quanto eu e Juan.
— Era muito calada, a bichinha — responde Marinalva de maneira gentil. — Todo mundo sempre se junta pra cozinhar ou assistir, mas ela nunca gostou. Se enfiava nesse quarto e só saia quando ia trabalhar. Eu mesma só via mais quando pagava o aluguel porque senão era quase igual um fantasma. — A senhora de um metro de nos deixa perto das caixas de Cecília no quarto iluminado apenas por uma janela alta, nos fundos da pensão.
Juan começa a mexer na caixa cheia de papeis e ignora as roupas que se resumem a branco, preto e amarelo enquanto eu pego o notebook da desaparecida. A tela é decorada por uma foto dela e Matheus, parecem mais novos e estão abraçados. Cecília é extremamente organizada. Cada pasta tem nome e cada arquivo também, como se tudo tivesse uma função exata para estar aqui. Trabalho, livros, amigos, família... Nada de anormal. Juan chama minha atenção ao coçar a garganta e o encaro. Não há cor em seu rosto, isso me faz travar.
— O que achou?
Um papel branco está entre as luvas de mesma cor na mão dele. Uma carta.
— "Não esqueço aquela esquina, a graça da menina, eu só queria enxergar. Por isso eu me entrego a um imediatismo cego. Pronta para o mundo acabar" — diz, seguindo um ritmo que me é familiar. Juan está ofegante quando estende o envelope em minha direção. — Olha o remetente — pede e meu coração fraqueja ao ler a localização do galpão que estive mais cedo.
Coloco o notebook de lado e fico de pé.
— E o fim — Juan diz e está me dando a carta. — "Vou te caçar, comece a correr".
Em um curto instante de lucidez, meu rosto relaxa completamente. Juan está me olhando, eu digo:
— Você cantou com ritmo. — Estendo a carta de volta a ele. — Qual é a música?
Juan coloca-se de pé.
— Tem um "O mundo acaba hoje, quer dançar comigo?" também, aqui, na primeira linha. É referência ao refrão da música. O mundo acaba hoje e eu estarei dançando — sussurra e depois repete apenas a melodia com os lábios colados.
É o mesmo ritmo murmurado repetitivamente por Cassandra e suas irmãs no vídeo.
— Não é o mesmo assassino — defino. — Juan, essa pessoa tem comportamentos completamente diferentes do Caçador de Olhos. — Queria ser capaz de absorver o impacto que falar isso tem nele. — Estamos procurando outra pessoa, mas que tenta muito se passar pelo Caçador de Olhos.
Seus lábios tremem e as narinas se abrem. Dou um passo até ele, mas Juan me pede silêncio com o dedo indicador da mão direita e começa a retirar as luvas antes de deixar o cômodo.
Rogério tem razão. Juan não continuar na investigação. Deveria ter pensado mais com a cabeça e menos com o coração. Desde o início, ele esperava que fosse o mesmo homem, mesmo que sua racionalidade lhe dissesse o contrário. Juan precisava que fosse o Caçador de Olhos, mas já está claro para mim que não é.
***
O observo de longe.
Sei que está furioso porque a perna não para quieta enquanto Juan fuma encostado no parapeito da sacada do apartamento como há mais de um ano não fazia. Juan olha para trás, continuo neutra, e logo ele volta a me ignorar. Já sabia que ficaria raivoso, mas essa é a única coisa que posso fazer pela sanidade dele. Fiz um pedido para retirar ele do caso depois que saímos da pensão e agora ele não é mais um investigador desse crime.
Juan acaba de entrar na sala. Estou arrumada e começo a me levantar.
— Vamos? — pergunto, ele passa por mim.
— Vamos. — Evita me olhar, como faz quando não deseja ceder a uma decisão minha.
Arrumo o vestido preto que acaba acima dos meusjoelhos e agarro a mão de Michele antes de caminhar até a porta. Estou tensa.Pela briga também, mas mais porque ficarei algumas horas sendo questionada sempiedade pelo irmão dele, Thiago, em um jantar que não poderia acontecer emmomento pior.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não Deixe a Puta Morrer
Mystery / Thriller[VENCEDOR DO PRÊMIO WATTYS 2021] - CATEGORIA MISTÉRIO/THRILLER +16 O caso de sequestro não era responsabilidade de Laura dias, mas quando o corpo de uma das vítimas é encontrado sem os dois olhos abaixo do Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo, a in...