Um pouco sobre a história da costura na Antiguidade
No Egito Antigo, as roupas eram artigos destinados aos mais ricos, que usavam vestes de linho com amarrações no corpo e pouquíssima costura. Entre os povos da Pérsia, há os primeiros registros conhecidos de roupas feitas sob medida, reformadas e ajustadas, além de sapatos de couro com amarrações, peças com mangas e outros detalhes adicionados através do corte e da costura de tecidos como lã, linho e a seda vinda da China.
Na Grécia Antiga, o trabalho com fios e tecidos já estava inserido no contexto doméstico das mulheres, que produziam tecidos de lã, seda e linho, unidos em formato de cilindro logo no tear para serem usados como vestes franzidas e acinturadas por cordões, botões e alfinetes. O corte e a costura, de fato, não existiram na Grécia Antiga até o século IV, quando as vestes passaram a ter mais de uma peça, muitas vezes com mangas.
A evolução da costura e o nascimento da moda
A partir da Idade Média, as roupas ficaram mais elaboradas, com mangas, barras e bordados. Há uma evolução das túnicas para os vestidos para as mulheres, que começam a ter também função estética, além da proteção do corpo. Certos tecidos e cores tinham uso restrito por lei, uma forma de diferenciar nobres e plebeus.
Com essa diferenciação estética e com a ascenção das classes comerciais, surgiu a necessidade de criar roupas especialmente para a burguesia, gerando uma alta demanda aos costureiros na época. Entre os mais ricos era comum contratar alfaiates e costureiras particulares para a confecção de roupas, um artigo caro e que representava o luxo e a riqueza de quem as vestia.
Nas classes mais baixas, as roupas eram remendadas, ajustadas, ou mesmo desmontadas e recosturadas do avesso para esconder o desbotamento do tecido. Eram as mulheres que consertavam e faziam ajustes nas roupas em suas casas, uma atividade possível de ser realizada em casa ao mesmo tempo em que se cuidava da casa e dos filhos.
A máquina de costura e a revolução na Indústria Têxtil
Com a Primeira Revolução Industrial, a costura e confecção de roupas deixa de ser uma atividade exclusiva dos lares e dos ateliês e passa a ter produção em larga escala, graças à produção de tecidos por maquinários e à invenção das máquinas de costura.
Corsets históricos apertam mais a cintura?