PRIMEIRA PARTE - Está Acontecendo

8 1 0
                                    

LIVRO PRIMEIRO – Noslide

I – O bairro que me viu nascer
Escuridão, uma senhora e uma cama de madeira, nascia no dia 1 de outubro de 2001 um rapaz cujo nome seria Noslide, já se deve ter apercebido que ele nascera em sua casa, algo que não era tão incomum na época. Era uma época que em San Jesus ansiava-se por uma paz duradoura após decorridos vários anos de conflitos, algo que não demorou a chegar, Noslide meses antes mesmo de completar o seu primeiro ano de vida neste mundo conflituoso chegara paz a sua terra.

Casas antigas, construções com marcas que diríamos serem europeias, marcas dos sucessos com as longas e duras navegações feitas pelos que hoje ocupam parte da península ibérica, eram casas bem arquitetadas, notava-se logo, os compartimentos eram bem acabados e detalhados, o chão lembrava-se ele que parte era de madeira, porém as lembranças daquele lugar foram desvanecendo e o que ele sabia era que aquilo seria melhor do que o lugar de onde a sua mãe tinha vivido antes de ter ele nascido. As histórias davam-lhe um certo pavor, só de imaginar se tivesse crescido no lugar aonde ela tivera nascido e, ainda por cima, naquela altura de conflitos.

- minha mãe é uma guerreira – dizia Noslide enquanto pensava naquelas histórias de coragem e esperança.

Santo André era quase desabitado, nunca foi um bairro do centro e com isso nunca foi tão desenvolvido, compreendia um dos maiores bairros suburbanos de San Jesus, por toda a zona de San Jesus que o rio miséria atravessa levava consigo toda pobreza de San Jesus. Então o que tem esse bairro de especial? Talvez saibamos, mas sendo sincero na minha opinião não tinha nada de especial, porém para Noslide lá tinha algo que despertava seu interesse.

Tinha uma zona de comércio no seu centro, era como se fosse o seu coração, pobres e ricos poderiam se cruzar por ali com frequência por isso os assaltos eram frequentes nessa zona, não muito distante dali entre a zona comercial (Zona C) e a zona abastada ( Zona A) do bairro tinha uma esquadra policial que assegurava mais a Zona A do que a zona miserável (Zona M) e a zona pobre (Zona P), é importante fazer essa distinção entre a Zona M e a Zona P visto que Noslide nascera na Zona P, os que nasciam ali na Zona P tinham mais chances de mudar a sua vida e ver como o mundo realmente funcionava ao passo que os da Zona M não tinham a mesma sorte, era como se tivessem algo que os marcava e distinguia dos demais, condicionando assim toda a sua vida, estes ficavam à beira do rio da miséria ao longo de toda a sua extensão que atravessa a cidade de San Jesus. Por entre as favelas, as casas de risco, subiam os jovens sem medo prontos para realizar assaltos com a desculpa de que não tinham opções.

Essa estruturação de Santo André só ganhara forma realmente 19 anos depois, quando Noslide completava os seus 18 anos e terminava o ensino médio numa escola que ocupava uma área muito grande, fazendo fronteira entre dois bairros, um abastado e o outro pobre, era uma escola de ensino particular e era proibido pessoas de classes inferiores, ainda que tal regra não estava escrita, assim como a que barrava negros, elas estavam implícitas e eram visíveis, sair de Santo André para Santa Ana era muito difícil, eram aproximadamente 15 kms, seriam menos se ele passasse pela zona sul de Santa Ana e não pela zona norte, o problema é que ao sul ficava um bairro pobre e eles tinham muita raiva dos que estudavam no "Grande Complexo Privativo", sim, esse era o nome da escola que ele frequentava, o nome não é nada comparado com o que realmente era, mas isso é para outra parte.

Voltando à Santo André, tenho que dizer que não foi fácil ele estar lá, ele representava não só um bairro como reapresentava todos os outro bairros suburbanos de San Jesus, sentia ele o peso da inveja e ao mesmo tempo da responsabilidade.

Janaína E NoslideOnde histórias criam vida. Descubra agora