Mas um problema aconteceu... Eles começaram a me superproteger, favorecendo na piora do meu quadro. É sério, até mesmo a psiquiatra deu uma bronca neles. Eles pararam de viajar e de confiar em mim com medo de que eu me suicidasse, começaram a evitar em me deixar sozinha, desconfiavam das coisas que eu dizia, e isso só fazia com que essas coisas ficassem na minha cabeça. Eu me culpava o tempo todo por eles não saírem mais como saíam antigamente, por não viajarem como viajavam, eu me culpava o tempo inteiro. E não adiantava ouvir o que eles diziam, não adiantava eles dizer que não tinham tempo... Eu sabia que eles estavam privando-se da vida por minha causa, e isso me fazia muito mal. Voltei a piorar e nenhum aumento da dose do medicamento me ajudou. Eu me sentia responsável e não tinha nada que me fizesse não sentir. Queria que eles viajassem, que confiassem em mim que quando a situação estivesse feia eu contaria para eles, eu pediria ajuda. Não por mim, muitas vezes, mas por eles. Eu odiava me sentir responsável por toda aquela preocupação, eu odiava sentir-me tão ingrata por fazer com que eles ficassem em casa comigo. Eu odiava tremer ou chorar na frente deles, e isso começou a se tornar comum. A psiquiatra os chamou em uma das consultas e explicou que eles poderiam seguir a vida normalmente, pois eles fazendo aquilo tudo estavam pioram o meu quadro obsessivo, pois o sentimento ficava grudado na minha cabeça, meu cérebro produzia menos droga, fazendo com que eu piorasse e me sentisse culpada por tudo que eles estavam deixando de viver.
Eles optaram por confiar em mim e voltaram a me deixar sozinha, eu amava ficar sozinha, podia escrever, ouvir músicas, ver meus filmes repetitivos... Eu estava bem, apesar de obcecada. Voltaram a viajar e acreditaram que se a situação piorasse eu ligaria para eles. E então eu comecei a melhorar, não me sentia tão culpada por tudo que acontecia e sentia que eles de fato estavam confiando em mim. Não sentir aquela culpa me fazia bem, ficar sozinha me fazia bem. Enquanto eles viajavam eu tive uma pequena crise e comecei a chorar, liguei para minha mãe e ela me acalmou, me pediu para ir para casa da minha madrinha e eu obedeci, apenas para não preocupa-los. Nossa relação de confiança melhorou e minhas crises diminuíram. Eles continuaram a viver a vida deles, e eu a minha.
Passei por muita coisa e hoje, aos meus 31 anos consigo escrever sobre isso com o intuito de ajudar os cuidadores e os pacientes desse transtorno tão irritante, repetitivo e enjoativo. Tive dificuldade para descobrir o que tinha quando jovem, fui diagnosticada com neurose histérica, transtorno de personalidade borderline, depressão maior e outros inúmeros nomes psiquiátricos, mas apenas quando descobriram que de fato eu era obsessiva e me pediram para ir para a psicanálise minha vida começou a mudar. Hoje eu consigo não ficar tão obcecada pelos homens com quem saio, por exemplo, e acreditem, estou namorando há 8 meses... Sem enjoar dele. Já tenho variado as músicas que escuto e também os filmes, mudei até mesmo os gêneros de leitura, eu era apaixonada por romances policiais e agora consigo ler outras histórias. Algumas vezes ainda sinto a doença tentar acordar, mas então eu ligo para minha analista e ela me ajuda a enfrentar isto tudo e entender que a repetição por vezes também faz parte da vida. Tenho frequentado também um grupo de Neuróticos anônimos e estou aprendendo coisas novas: A repetição também é coisa boa. É bom rir às vezes da mesma piada e se emocionar com as mesmas cenas bonitas... Mas não podemos nos deixar levar por isto, a vida é tão repleta de coisas novas que é perda de tempo rir sempre das mesmas coisas e vivenciar sempre as mesmas emoções. Desapegue-se do passado, viva o presente e não fantasie demais o futuro. Domine seu pensamento, domine sua vida, domine-se. Fixe-se nisto!
Fixe-se nas pessoas que ama, mas não deixe que o amor fixo e repetitivo comande sua vida. Ame-se, fixe-se neste amor que você deve ter por você. Fixe-se na saúde, fixe-se na vida. Fixe-se em experiências novas, queira coisas novas. Viaje para lugares diferentes, pare de repetir esses comportamentos doentis. Pare de ser viciado em sofrimento, pare de ser viciado em solidão. Fixe-se em novidades, fixe-se em filmes diferentes, em histórias diferentes. Fixe-se na ideia de mudar a sua vida. Fixe-se na ideia de deixar de lado a doença e... ser feliz.
Viram só? Não sou uma psicopata ou uma perseguidora de pessoas, como muitos de vocês acham. Prazer, sou Paola, apenas... obsessiva.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Obsessão, meu sobrenome
SaggisticaVocê já ouviu falar em Obsessão? Com certeza já. Duvida? Vamos lá, vou adivinhar o que você pensou: OBSESSÃO - quando você ouve essa palavra deve pensar naqueles filmes de terror e suspense no qual alguém persegue de maneira contínua as "mocinhas" d...