E.E.E.F.M PALMIRA GABRIEL
DIRETORA:VERA LÚCIA
PROFESSORAEsse trabalho falará sobre a queda dos corpos e sua história.
A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual.
O que diz a lei da queda dos corpos?
Foi descoberto por Galileu, refinado por Isaac Newton e nas mãos de Albert Einstein, deu-se origem à Teoria Mecânica do Cosmo. Todos os corpos caem com a mesma aceleração constante. O efeito da gravidade em todos os corpos é o mesmo independentemente do seu peso. .
Como calcular queda de corpos?
S = So + Vo. t ± (at²)/2, em que:
S - distância total percorrida após o lançamento, dada em metros;
So - distância inicial já percorrida, dada em metros;
Vo - velocidade inicial do objeto, dada em m/s;
t - tempo de movimento em segundos;
a - valor da aceleração em m/s².Galileu Galilei foi quem descobriu a lei da queda dos corpos .
Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei através de um experimento, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.
Como surgiu a queda livre?
O estudo de queda livre iniciou-se com Aristóteles aproximadamente (300 a.C). Ele afirmava que dois corpos com massas diferentes e soltos numa mesma altura, o corpo mais "pesado" chegará mais rápido ao solo. ... Aristóteles imaginava que os corpos mais pesados deveriam cair com maior velocidade.
O que Aristóteles afirmava sobre a queda dos corpos?
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
O corpo abandonado, a partir do repouso, se desloca verticalmente em uma trajetória orientada para baixo devido à ação da gravidade. Próximo da superfície terrestre, a queda livre está sob influência da aceleração da gravidade (g), considerando desprezível a resistência do ar ou no vácuo.