A deusa nórdica Iduna, também conhecida como Idun ou Iõunn é a deusa da juventude eterna e da poesia, é a esposa do Deus da poesia Bragi, Iduna não possuí muitas histórias na mitologia nórdica, sua única importância é a de ser a guardiã do pomar sagrado que dá imortalidade aos deuses, pois de acordo com a Mitologia nórdica os deuses são mortais que se alimentam das maçãs de Iduna com as quais eles podem ficar imortais até o Ragnarok. Iduna foi muito perseguida por Loki, que a acusou de cometer adultério, mas era só mais uma das brincadeiras idiotas de Loki. Iduna oferece uma maçã aos deuses que aparentam estar velhos, as maçãs rejuvenescem os deuses e os deixam mais forte.
Iduna é considerada a personificação da primavera e da juventude eterna, representa o frescor dos ventos e das flores da primavera. Deusa da vegetação e da eterna renovação, guardiã das maçãs douradas.
Alguns dizem que Iduna é filha de Ivaldi (o anão da terra) e sua mãe o Sol. Outros afirmam que ela nunca nasceu e, portanto, nunca morreria.
Casou se com Bragi (Deus da poesia e filho de Odin).
Em agradecimento e tão calorosa acolhida, Idun prometeu aos deuses presenteá-los com suas maravilhosas maçãs que tinham o poder de outorgar a juventude e beleza eterna a todos aqueles que a saboreasse. Graças a esta fruta mágica, os deuses que não eram imortais, evitaram o passar do tempo e enfermidades, se mantendo jovens e belos durante inúmeras décadas. Consequentemente, estás maçãs despertaram muitos interesses e Idun as trancava cuidadosamente em seu cofre mágico e sempre eram magicamente multiplicadas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Iduna, a Protetora do Pomar Sagrado
Short StoryUma deusa jovem, poética e de tamanha importância aos deuses nórdicos, irá ser destacada aqui