personagens que aparecem nos quadrinhos americanos publicados pela Archie Comics.
A personagem foi criado por Bob Montana e John L. Goldwater, e apareceu pela primeira vez em Pep Comics #22 (cover date, dezembro de 1941), na primeira página da primeira história de Archie, servindo como um interesse amoroso para Jughead. É interpretada por Lili Reinhart na série de televisão Riverdale, da emissora americana The CW.
A paixão de Betty por Archie, que impulsiona suas tentativas de conquistar sua afeição por qualquer meio possível, e sua rivalidade com sua melhor amiga, Veronica Lodge, estão entre os temas mais antigos das histórias em quadrinhos.
Betty Cooper é a terceira e mais nova filha e segunda filha de Hal Cooper e Alice Cooper. Seu irmão mais velho Chic Cooper e sua irmã mais velha, Polly Cooper, saíram de Riverdale, sua cidade natal. Chic mudou-se para Nova York e Polly para São Francisco.
Só faltou o Chic
Relações
A melhor amiga de Betty é Veronica. Embora as duas estejam frequentemente envolvidas em disputas por Archie ou algo mais que evoque ciúmes, elas continuam sendo melhores amigas. As outras amigas de Betty incluem Ethel Muggs, Midge Klump e Nancy Woods, todas com interesses em comum e atividades em grupo, como compras e animação.
O relacionamento de Betty com Jughead Jones tem sido principalmente de um confidente íntimo, já que eles normalmente discutem seus problemas de forma mais franca entre si do que qualquer outra pessoa. Às vezes, Betty é vista como tendo uma amizade íntima com Cheryl Blossom, especialmente no próprio título de Cheryl. No entanto, em outros momentos, Betty e Verônica consideram a sedutora Cheryl como uma ameaça, porque ela tenta atrair Archie para longe delas, e as duas melhores amigas se unem contra Cheryl para proteger seus interesses. Jason Blossom, irmão gêmeo de Cheryl, às vezes é visto como genuíno interesse por Betty, o que deixa Archie com ciúmes.