Costumeiramente dizemos que: "Aquilo que o demônio perdeu por orgulho, Maria ganhou por humildade". Temos dois grandes opostos, na frase citada anteriormente: o orgulho e a humildade, respectivamente o maior dos vícios e uma enorme virtude. Pela vaidade desordenada, o demônio tornou-se o autor e princípio de todo pecado enquanto, pela humildade, a Virgem de Nazaré, tornou-se a Mãe das Virtudes e perfeito exemplo de santidade.
O orgulho é um mal supremo, coloca-nos como seres ilusoriamente superiores aos outros e nos impede de adentrar um dia à Pátria Celeste. Este vício faz com que o homem se sinta autossuficiente, e isso é terrível! Somos seres completamente dependentes da graça divina. Quando me coloco como alguém que se basta, descarto completamente a necessidade do Sustento Divino, tiro o Criador do meu plano existencial. Algo absurdo! Por orgulho o maligno foi levado aos abismos do inferno. Através da sedução da serpente no Paraíso, Adão e Eva pecaram, a desobediência orientada pela vontade de ser como Deus ou seja, o desejo de crescer infinitamente, fizeram com que a humanidade perdesse a comunhão com o Pai, até a vinda do Salvador. Veja, o orgulho nos separa drasticamente do Autor da nossa vida por isso, deve ser apartado completamente do homem. O cristão deve lutar para nunca ser vencido por esse mal.
Enquanto o orgulho destrói a alma, a humildade edifica! Nossa Senhora nos ensina muito, sobre a humildade! Seu legado perdura até os dias atuais. A Virgem passa em silêncio até mesmo pelas Sagradas Escrituras, são poucas as vezes que a Imaculada aparece, ainda assim, quando surge humilha-se e sinaliza a grandeza de seu amantíssimo Filho e a soberania do Altíssimo. Os Mistérios do Santo Rosários, devoção mariana, são em sua maioria cristocêntricos, a Mãe sempre aponta para o Salvador e nunca busca nada para sua própria exaltação. Maria se coloca como serva diante do anúncio do Anjo Gabriel. Através do Sim de Maria, a Salvação entrou no mundo entretanto, Ela não diz apenas Sim, mas: "Eis aqui a SERVA do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra" (Lc 1,38). Veja, a humildade da Serva é tão grande que se coloca como escrava disposta a fazer tudo aquilo que for de acordo com a Palavra de Deus. O lugar mais alto no Céu, após a Santíssima Trindade, pertence a Maria!
O Mérito da Virtude nos faz pequenos diante dos homens contudo, enormes diante de Deus. Lembre-se sempre: "Um carro conduzido pelo orgulho, leva ao inferno; um carro cheio de pecados, conduzido pela humildade, leva para o Paraíso" (São Gregório de Nissa)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Maria, Rainha do Amor
Poetry"Deus reuniu todas as águas e deu nome de mar, reuniu todas as graças e deu o nome de Maria." (São Luiz Grignon de Montfort) OBS: Não está totalmente concluído