Ética. Substantivo feminino de três sílabas originado do grego ethos. De acordo com o dicionário, pode ser descrito como um conjunto de regras de conduta de um indivíduo ou um grupo. Também faz parte do campo da filosofia, sendo responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano. Ou, em outras palavras, procura entender o que é moralmente bom ou mal, certo ou errado.
E era sobre isso que o professor Kang — que mais parecia lutar para não cair no sono no meio de cada sentença — explicava quando o nome de Ha Sooyoung foi anunciado nos alto falantes da sala, exigindo que aparecesse na sala da diretoria o mais rápido possível.
Por isso, com a gravata azulada num nó bem dado ao redor do pescoço, o uniforme branquinho e bem passado, a calça moletom que surpreendentemente ficava bem em seu corpo, mesmo que escondida debaixo da saia plissada, Ha Sooyoung, presidente do grêmio e aluna modelo, caminhava a passos firmes e confiantes de cabeça erguida pelos corredores desertos da escola. Os sapatos Mary Jane de plataforma que tilintavam ao chocarem-se contra chão anunciaram sua presença na sala da diretoria junto do perfume frutado da garota, suficiente para fazer cabeças virarem em sua direção. Sequer parou para conversar com a secretária que estava mais intrigada em mexer nas próprias unhas, já havia estado ali vezes o suficiente para que sua presença não precisasse ser anunciada. Portanto, apenas bateu três vezes na porta do diretor até ouvir um: “Entre”.
O homem de fios grisalhos e barba a fazer parecia transtornado. Haviam toneladas de papel e pastas amareladas forrando a mesa à sua frente. O óculos de grau na ponta do seu nariz refletia seus olhos inquietos vagando pela folha da qual segurava e que, a cada palavra lida, parecia deixá-lo ainda mais furioso. Porém, antes que Ha tivesse a oportunidade de pedir licença ou chamar sua atenção, a voz grave do senhor Kim rompeu a sala dizendo:
— Sente-se, preciso conversar com você.
Confusa e um tanto temerosa, Sooyoung sentou-se à frente do mais velho. Pela ansiedade de ter arranjado problemas para si perguntou a ele de uma vez:
— Alguma coisa aconteceu? Se for sobre o reajuste da verba que vai pra o time de futebol nosso tesoureiro já está dando um jeito nisso e vamos entregar semana que vem.
Todavia, o diretor apenas chacoalhou as mãos como se estivesse espantando o assunto da conversa. O ato fez com que Sooyoung se sentasse mais ereta na cadeira e prendesse a respiração. Por mais que sua cabeça estivesse erguida e aparentasse tranquilidade, suas mãos beliscavam as coxas e seus pés faziam movimentos repetitivos que mal podia controlar. O senhor Kim retirou os óculos e os soltou sobre a mesa junto de um suspiro enquanto com a outra mão estendia à garota uma folha. Ha não hesitou em pegá-la, esperando por mais um problema para resolver ou qualquer outro documento que pudesse pô-la em maus lençóis, tudo menos um trabalho de química no nome de alguém que sequer conhecia a respeito de uma matéria que ao menos lembrava.
— Preciso de um favor seu a respeito disso — o senhor Kim disse enfim.
— Pra um trabalho de química do… — correu seus olhos pela folha — primeiro ano sobre Estrutura Atômica?
— O quê? Não é isso, olhe direito — Sooyoung tornou a ler as palavras escritas no papel e não levou mais do que um minuto para voltar seu olhar confuso como se um ponto de interrogação houvesse sido desenhado em seu rosto — Veja, olhe essas folhas, você vai entender.
Entregou mais pelo menos cinco outros trabalhos de matérias distintas, de alunos diferentes de séries alternadas, o que pouco explicava a Ha, que já começava a cogitar que dessa vez o velho tinha ficado louco de vez.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Antiética
FanficHavia apenas um motivo para que Ha Sooyoung fosse considerada a imagem mais exata da perfeição e ele era sua ética. Como presidente do grêmio estudantil e aluna modelo, não havia nada que levasse mais em conta do que sua moral. Porém, ao receber a t...