Cena 4 - Nosso Bentinho

26 1 0
                                    

Personagens entram com um cartaz escrito "NOSSO BENTINHO" e colam no mural de giz.

Glória penteia Capitu, vestida para casar.

Glória: Que gosto ter você como nora, pequena. Que gosto! Sinto sua pureza de alma e de coração desde que aprendeu a andar.

Escobar entra.

Escobar: Como estamos com os preparativos para o casamento do ano?

Capitu: Com mais coisas do que precisávamos. Mas felizes!

Escobar: Não diga besteira, pequena. O casamento de vocês é esperado desde que Deus os planejou lá no céu. Tem que ser uma grande festa!

Glória: Sim! Assim como foi o meu, com o falecido. Ele estaria orgulhoso de ver a beleza que o Bentinho conseguiu.

Escobar levanta Capitu.

Escobar: E que pai não estaria? Uma flor delicada e inteligente como Capitu, com os olhos mais profundos que já pude ver.

Capitu segura o rosto de Escobar.

Capitu: Obrigada, Escobar. Obrigada por ter cuidado do nosso Bentinho no mosteiro e por trazê-lo de volta para mim. Estou feliz e cantando aos céus por você ter aparecido.

Glória puxa Escobar

Glória: Ah, mas eu também! Tenho por você um imenso carinho, Escobar. Certeza que se o meu primeiro não tivesse ido morar com Deus, seria assim, como você.

Escobar: Teu primeiro foi morar com Deus porque assim você faria a promessa, colocaria Bentinho no seminário e nós nos conheceríamos. Deus escreve certo por linhas tortas, e se estou aqui é para ver o sorriso dessas duas belas senhoras erradiarem no dia de hoje.

Escobar abraça Capitu e Glória, como em um retrato de família.

Escobar: Que sorte tem Bentinho, de tê-las em sua vida. E sem falsa modéstia, a mim também. Todo o nosso amor leva do inferno aos céus a vida desse anjo.

Capitu: E como estará, Bentinho? Ele não se vira bem com as roupas de gala.

Glória: Eu vou vê-lo, Capitu. Acalme-se que vou garantir que tudo seja perfeito.

Glória sai.

Escobar: De longe é possível ver, Capitu, seu gosto por essa vida. Não te culpo, é de meu gosto também. Que sorte temos nós por entrar para essa família.

Capitu: Meu gosto é por tudo, Escobar. Pela vida, pela Dona Glória e principalmente por Bentinho. Mas é bom ter alguém que reconhece a luxuosidade disso tudo além de mim, fico feliz em tê-lo por perto.

Escobar: Fico feliz em tê-la por perto. É inteligente e a esposa que influencia o marido. Bentinho é um amor, mas é um cabeça de vento. Você não, é esperta e sabe lidar com as palavras.

Capitu: Agradeço, Escobar. Eu tento ponderar-me a aconselhar Bentinho, admito que ele sempre me escuta.

Escobar: Sim, e isso me alegra muito.

Capitu: Mas não tanto quanto ele escuta você. Você é o favorito dele.

Escobar silencia Capitu

Escobar: Nós somos os favoritos dele. Você é o céu, eu sou terra. Somos completos por ele.

Capitu: Estamos completos agora.

Escobar - Uma história sobre ciúme, olhos e marOnde histórias criam vida. Descubra agora