CAPÍTULO 02
Ronaele Gnatsum era sérvio por parte de pai e ucraniano por parte de mãe, razão pela qual possuía um nome tão exótico e pouco ocidental. Quando foi transferido para o Distrito de New Empty há cerca de nove meses, fora recebido com várias piadas e questionamentos curiosos a respeito de sua origem.
Após algumas semanas de piadas seguidas de explicações curtas e diretas sobre a nacionalidade de seus pais, logo todos se acostumaram com o Sargento Gnatsum que, inclusive, rapidamente tornara-se um ícone no departamento de polícia por sua astúcia, lucidez e sacadas sempre tão precisas a respeito da elucidação dos casos.
— Você precisa pensar como bandido, não como polícia — repetia Gnatsum quando questionavam de onde ele tirava as ideias que levavam à solução do caso e à identificação do responsável pelo cometimento do crime. — O problema da maioria dos policiais é que eles vestem a farda e automaticamente encarnam o papel do mocinho, desconsiderando sua própria natureza humana.
— E o que isso tem a ver? — Ethan perguntou uma vez.
— Acontece que todo ser humano tem capacidade e potencial para o bem e para o mal, então basta deixar sua mente divagar pelos lugares mais sórdidos e imaginar as situações mais grotescas possíveis. O problema é que a maioria das pessoas repreendem a si mesmas quando pensam no lado mais obscuro do ser humano e, consequentemente, bloqueiam o próprio senso criativo.
— Desculpe, Sargento. Mas não consigo me permitir sustentar pensamentos tão baixos, como se eu mesma os estivesse realizando — lamentou Missy.
— Pois é, minha querida. E é por isso que vocês raramente conseguem chegar em algum lugar nas investigações. Se vocês começarem a olhar para cada caso como se fossem os culpados, os vilões, os monstros, então vocês verão sua mente indicando qual deveria ser o SEU próximo passo em cada situação. Por que? Aí eu já não faço ideia, o certo seria perguntar para algum biólogo. Mas é assim que a nossa mente funciona.
Todos ficavam admirados com o conhecimento e a aptidão do Sargento Gnatsum no concernente à investigação criminal. Além de ser boa pessoa, um cara amigável, ainda era inteligentíssimo e mais eficaz do que qualquer outro policial que já havia passado por New Empty. Todos gostavam de sua presença e queriam tê-lo auxiliando em uma investigação, pois era praticamente certeza de sucesso. Tiro certo.
Ronaele Gnatsum era um aficionado por carros. Seu hobbie era participar de eventos de carros antigos, leilões e afins. Possuía três ou quatro deles na garagem, inclusive. Um colecionador entusiasta que não escondia de ninguém sua paixão e a razão pela qual não tinha esposa.
— Para que eu me casaria? Aí teria que dividir meu precioso tempo livre com ela e com as coisas dela, fazer coisas que muito provavelmente eu detestaria fazer e ainda teria que colocar um sorriso no rosto e fingir que estou adorando — satirizava Gnatsum, enquanto os colegas gargalhavam e o investigador Howard identificava-se com a descrição perfeita da cena. — Não mesmo, essa vida não é para mim. Deixa essa tarefa para o nosso amigo Howard aqui, não é Howard?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Rastro Abissal
Mystery / ThrillerEm New Empty, uma pacata cidade no interior dos Estados Unidos, a paz e a calmaria que sempre foram características marcantes na região são colocadas em cheque quando uma série de assassinatos semelhantemente brutais começa a acontecer. A sequência...