Quando eu terminei de falar com o Rei, conheci o seu filho Jônatas e ali uma grande amizade entre mim e ele nasceu.
Daquele dia passei em diante passei a morar com o Rei Saul, e a conviver mais com Jônatas. Eu não o via como um simples amigo, mais como um irmão, e o amor que tinha por ele, era o mesmo que tinha por mim mesmo.Ali fizemos uma aliança e em sinal dela ele me presenteou com a sua capa, e sua armadura assim como as suas armas.
De agora em diante eu sairia junto com o exército do Rei e pela graça de Deus aonde quer que eu ia tudo dava certo, e andando em temor e obediência ao SENHOR, me conduzia prudentemente agradando tanto ao povo, quanto aos servos do Rei.
Ao voltar de um confronto contra os filisteus, as mulheres da cidade saem ao nosso encontro, cantando e tocando seus instrumentos:
* - “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” - Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse:
" – Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei!
Desde esse dia em diante Saul começou a ter ciúme e a desconfiar de mim. A partir daí as coisas já não seriam mais as mesmas.
Vendo Saul que o SENHOR era comigo me colocou como chefe de mil, e assim eu saia e entrava diante do povo. E em todos os meus caminhos buscava sempre fazer a Vontade de Deus, agindo com sabedoria, e isto agradava a todo o povo tanto de Israel como o de Judá.Por isso Saul armou várias ciladas tentando acabar com vida de Davi, sendo uma delas o casar sua filha mais velha chamada Merabe com ele, e incitando a ele sair sempre no meio do exército para que pela mão dos filisteus ele viesse a perecer.
Mas Davi na sua humildade não se achava apto para ser genro do Rei, e assim ao tempo em que ele deveria se casar com Merabe, ela foi dada em casamento a outro homem chamado Adriel.Mais anunciado ao Rei que sua filha mais nova chamada Mical, amava a Davi, lhe pareceu bom aos seus olhos e assim ele determinou dar a mão dela em casamento a Davi.
Mais Davi ainda resistia a está ideia, não se achava bom o suficiente para ser genro do Rei, mesmo já sendo um grande guerreiro. Por isso o Rei pediu para que os seus servos fossem falar com ele, para influência lo a aceitar a proposta.
E assim eles fizeram, mais Davi não os ouviu, e mais uma vez demostrou a sua humildade.Então, o Rei usou de sua estultícia e fez um plano dizendo a Davi que nada mais ele queria do que cem prepúcios de filisteus, e isto pareceu um bom negócio a Davi.
Então ele se levantou junto com os seus homens, e foram aos filisteus ferindo a 200 deles.Trazendo assim a Saul o que ele havia pedido. E mais uma vez o Rei pode enxergar a Deus na vida de Davi. Ele então casou se com Mical se tornando assim cunhado de Jônatas.
( REFLEXÃO )
Como diz em provérbios 18-24:
" o homem que tem muitos amigos pode congratular se, mas há amigo mais chegado do que um irmão."
Era assim que Jônatas era para Davi, mais que um amigo, um irmão ao qual Deus lhe havia dado.
Neste momento devemos nos lembrar que Davi não era amado pelos seus irmãos pelo contrário eles não gostavam dele. Então Deus não só proveu a Davi um verdadeiro amigo, mais um irmão, alguém que ele podia confiar e compartilhar os seus segredos, alguém que poderia lhe ajudar em seus momentos de dificuldades.
No mundo de hoje aonde as coisas são tão superficiais fica difícil encontrar amigos assim não é? Amigos de verdade.
Mas deixa eu te dizer que se você deixar Deus cuidar de todas as áreas da sua vida, ELE irá lhe prover assim como proveu a Davi, amigos que te ajudaram e te aproximaram mais d'Ele.
Deixa ELE cuidar, peça a ELE que coloque estas pessoas em sua vida, pessoas que amam a ELE acima de tudo e ELE colocará.
Não se assuste se aqueles que estão em sua vida agora começar a irem embora, pois do mesmo jeito que ELE traz, ELE tira, pois eu e você enxergamos somente a superfície, mais ELE enxerga o profundo e o escondido.
Saul armou várias ciladas para Davi, no entanto, nenhuma delas prosperou, pois quem tem propósito não morre antes do tempo.
Algo que podemos observar é astúcia de Saul ao usar seus servos para tentar influênciar a Davi. Assim como os servos de Saul, o inimigo usa as pessoas a nossa volta para nos fazer cair em suas armadilhas, devemos estar bem atentos e ouvir somente a Voz de Deus, além de sermos humildes outro exemplo que Davi nos dá.
Mesmo já sendo um guerreiro ele não se acha apto para ser genro do Rei. Muitos só de subirem um pouquinho na vida já se esquecem de onde vieram, e começam a se orgulhar, se esquecendo de que se tem o que tem foi Deus quem deu.
Por que tudo é d'Ele, por ELE e para ELE, e toda honra e Glória sejam dadas somente a ELE.
Fiquem a vontade para comentar e não esqueçam da estrelinha ❤️
Que Deus abençoe vocês.