Enquanto Davi lutava contra os Amalequitas que haviam sitiado a cidade de Ziclague e levado seus moradores cativos, incluindo as suas esposas e filhos, a peleja dos Filisteus contra o povo de Israel estava acontecendo.*Os filisteus lutaram contra os israelitas no monte Gilboa. Muitos israelitas foram mortos ali, e o resto fugiu. Os filisteus cercaram Saul e os seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, os filhos de Saul. A luta estava feroz em volta de Saul. Ele foi atingido por flechas inimigas e ficou muito ferido.
*Então disse ao rapaz que carregava as suas armas:
* – Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim e me matem.
*Mas o rapaz estava muito apavorado e não quis fazer isso.
* Então Saul pegou a sua própria espada e se jogou sobre ela.
Quando viu que Saul estava morto, o rapaz também se jogou sobre a sua própria espada e morreu junto com ele.E assim morreram naquele dia Saul, os seus três filhos, o rapaz e todos os soldados de Saul.
*Quando os israelitas que moravam no outro lado do vale de Jezreel e a leste do rio Jordão viram que o exército israelita havia fugido e que Saul e os seus filhos tinham sido mortos, abandonaram as suas cidades e fugiram. Então os filisteus foram e ocuparam aquelas cidades.
*Um dia depois da batalha, quando os filisteus voltaram lá para tirar dos mortos as coisas de valor, acharam os corpos de Saul e dos seus três filhos caídos no monte Gilboa.
*Então cortaram a cabeça de Saul e tiraram a sua armadura. Depois mandaram mensageiros com elas para a sua terra, para darem as boas notícias aos seus ídolos e ao povo. Eles puseram as armas de Saul no templo da deusa Astarote e pregaram o corpo dele na muralha da cidade de Bete-Sã.
*Quando o povo de Jabes, na região de Gileade, soube do que os filisteus haviam feito com Saul, os seus moradores mais corajosos saíram e marcharam a noite inteira, até chegarem a Bete-Sã. Tiraram da muralha os corpos de Saul e dos seus três filhos, levaram de volta para Jabes e ali os queimaram. Então pegaram os ossos e sepultaram na cidade, debaixo de uma árvore de tâmaras. E jejuaram sete dias.
( REFLEXÃO )
Aqui Saul estava recebendo as consequências de seus atos.
Sua desobediência teve como consequência a morte, tanto a sua própria, como a de seus filhos, incluindo a Jônatas.
Se Deus tivesse permitido a Davi ir a batalha, ele teria visto a morte de seu melhor amigo, e como conhecemos um pouco a ele sabemos que ele teria interferido, teria lutado junto com seu amigo e não teria permitido que os filisteus o matassem.
Deus poupou a Davi de um sofrimento sem medidas.
Sabemos que perder um ente querido não é fácil e somente Deus nos dá a força que precisamos para nos levantarmos e seguir em frente.
Aqui a mais linda história de amizade chega ao fim. Jônatas não teve outra chance de ver ao seu amigo e muito menos vê-lo reinar sobre Israel.
E o que aprendemos?
Que Deus tem o controle de tudo.
Que ELE coloca as pessoas certas no momento certo da nossa história. Que através d'Ele conhecemos pessoas que também O amam e O temem.
Que ELE verdadeiramente nós presenteia.
Além de que os " nãos " de Deus são para nos proteger.
Que a amizade verdadeira não tem segundos interesses e amigos de verdade estão juntos na alegria e na tristeza, são fiéis e verdadeiros em todo tempo.
A história não teve um fim que esperamos afinal Jônatas acabou morrendo. Não entendemos o porque mais sabemos que os pensamentos do SENHOR são diferentes dos nossos portanto cabe a nós apenas confiar.
Pessoas entram e saem de nossas vidas mais Deus nunca nos abandona.
Jônatas já não estaria com Davi, mas Deus continuava ali cuidando de Seu servo como sempre.
Penúltimo capítulo ❤️🤧
Me contem o que acharam!
Não esqueçam da estrelinha ❤️
Que Deus abençoe vocês!