No Museu Hermitage também podemos encontrar obras de Paul Cézanne, um pintor do pós impressionismo. Seu pai era banqueiro.
Paul estudou direito, mas nunca exerceu a profissão!
A dúvida de Cézanne --> Sempre apresentará uma pintura de transição
https://www.wikiart.org/en/paul-cezanne/fruits
Para traçar uma diferença na forma de pintar dos artistas, podemos citar Renoir que tinha uma forma mais difusa ao pintar, diferente de Cézanne que não diluía tanto a linha.
Cézanne concentra força no volume e o que aproxima ele dos outros é a busca da faceta das coisas.
Temos uma coisa engraçada, enquanto Manet (não confunda com Monet!) fez Olimpia:
https://g.co/arts/6Bcj9zVD87GAdYHV7
Paul Cézanne fez A moderna Olimpia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paul_Cezanne,_A_Modern_Olympia,_c._1873-1874.jpg
Cézanne passou a subverter outros modos. Agora traçando outra diferença podemos citar Monet (não confunda com Manet!) que foi moderno, mas ainda assim suas obras se tratavam de tempo único (como de uma janela, unidade temporal, um clique). Bem diferente de Cézanne que buscava compor um todo ao mesmo tempo.
Na nota veremos uma obra de Monet pintada em vários horários pra vocês entenderem a questão do tempo.
Enquanto Monet foi mais etéreo, Cézanne tinha mais solidez.
Monet:
Se desfaz na luz, difunde em tudo
Luz perpassa e une tudo.
Cézanne:
Luz vem da cor, de dentro do objeto, pintura. (robusto)
ex: Mulher com cafeteira; cilindro; esfera; cone.
Paul Cézanne plantou uma semente, que iria dar origem ao Cubismo. A fragmentação de Picasso e Braque (criadores do movimento, estilo cubismo). Pincelada em cubos.
Ele ficou anos pintando a Montanha Santa Vitória, anos e anos pintando a mesma obra.
Louis Leroy foi um grande crítico de Claude Monet
Edgar Degas pintou muitas bailarinas, umas mais lindas que as outras.
Esse movimento pode ser até o meu favorito, mas também foi um movimento de várias brigas (rsrs). Pra não me estender mais nesse livro, convido vocês a pesquisarem se tiverem interesse o que estiver em negrito ou sublinhado. Tenho certeza que alguns podem se apaixonar pelo movimento assim como eu me apaixonei, quem sabe alguns irão até pegar um cavalete e uma paleta de pintura e sair criando por aí :)
Quem puder acrescentar ao conteúdo, ou tirar dúvidas, pode agregar com comentários. Colocar na sua listinha de leitura irá fortalecer bastante e incentivar.
Até mais pessoal!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Impressionismo - O Fascínio pela Luz
KurzgeschichtenGostaria que um tema da matéria de Artes se tornasse menos chato? Aqui temos uma curta história com direito a furos e curiosidades sobre a vida pessoal dos artistas impressionistas.