Capítulo Único

16 2 0
                                    


As lendas contam a história de Medusa, uma mulher que violou o templo sagrado de Athena, deusa da sabedoria, se deitando com Poseidon e como castigo, a deusa virgem a transformou em um monstro com cabelos de serpentes capaz de transformar homens em pedra. 

Mas não foi bem assim. 

Medusa e suas duas irmãs, Esteno e Euríale também foram transformadas em górgonas por Athena. Por quê a deusa da Sabedoria puniria as irmãs de Medusa também?

Medusa havia sido violada e ainda foi castigada pela Deusa da Sabedoria? 

Isso não faz sentido nenhum.




Antes de se tornar uma górgona, um monstro com feições horríveis, garras, presas, cabelos de serpentes e um olhar capaz de transformar as pessoas em pedra, Medusa era uma jovem belíssima, seus cabelos eram comuns, macios e tinham cheiro de maçãs frescas, sua voz era como o silreio das aves primaveris, era simpática, muito esforçada e leal a seus compromissos e virtudes.  Ela morava em Cistene, uma cidade litorânea na atual Líbia. 

Medusa era a mais nova de três irmãs e havia se tornado uma sacerdotisa de Athena, a Deusa da Sabedoria; para exercer tal função, ela fez um pacto com a deusa, um voto de virgindade, porque a deusa também era uma virgem. Medusa se dedicava amorosamente a cuidar do templo de sua divindade, oferecendo sacrifícios, realizando profecias com a intercessão de Athena. 

Por ser muito bonita, muitos homens tinham o desejo de tê-la como sua esposa, mas ela era uma mulher inalcançável, por ser uma sacerdotisa e pelo pacto de virgindade. Poseidon, o deus dos mares, era um dos homens que desejava possuí-la e também porque se via muito irritado e ultrajado por não ter sido o deus escolhido pela cidade litorânea de Cistene. Se ele tivesse  sido o deus escolhido, Medusa seria sacerdotisa  de seu templo, e sem um voto de virgindade, ele poderia se deitar com ela. 

Em uma noite de intensa tempestade, o mar castigava o litoral com ondas enormes, e com medo de um tsunami ou algo pior, Medusa se recolheu no templo para implorar a proteção da deusa Athena. Mas dentro do templo acabou encontrando Poseidon. 

Aquela foi a pior noite de todas. 

Ninguém estava lá para protegê-la de seu agressor.

Ninguém ouviu seus gritos que tinham sido abafados pela chuva forte.

A dor física e emocional ficaria marcada para sempre. 


Na manhã seguinte, a cidade que havia sido castigada pelo mar, tentava se reerguer em meio a muitas perdas e foi naquele cenário de destruição que Athena encontrou Medusa, violada e em prantos no templo de sua amada deusa. Rastejando, Medusa implorou por socorro para a Sabedoria.

Aquele momento havia dilacerado o coração de Athena,  e com complacência a Sabedoria se ajoelhou e tomou a jovem nos braços dizendo:

"Me perdoe, minha amada criança. Seu nome significa proteção, e foi proteção que eu falhei em te proporcionar. O que ele fez foi covarde e injusto. Você foi leal a mim, mas eu não consigo reverter o que já aconteceu, mas tenha confiança em mim, e eu vou te proporcionar um poder que evite que isso aconteça de novo. Seus belos cabelos se tornarão serpentes, para que mordam aqueles que se aproximarem de seu rosto, te darei asas para que voe para longe daqueles que te perseguem, te darei garras e presas para que te protejas daqueles que tentam te conter e um olhar capaz de transformar em pedra aqueles que tentarem te violar de novo."

Esteno, a forte, e Euríale, a que percorre, também foram abençoadas pela deusa, para que assim como Medusa, não fossem vítimas de um ato tão cruel. Elas se abrigaram no Extremo Ocidente, perto do país das Hespérides, as luzes; até o dia que Medusa foi assassinada por Perseu enquanto dormia. Sua irmã Euríale nunca mais parou de chorar desde então. 

Medusa virou símbolo de proteção e sua cabeça decapada se tornou um símbolo usado como um amuleto (gorgonião) que protege seu portador.




MedusaOnde histórias criam vida. Descubra agora