Roteiro: capítulo 9 e 10

85 1 0
                                    

Primeira cena

Cenário: sala do prefeito

Personagens: Madeleine e Javert.

Javert: (com frieza) Mereço ser exonerado 

Madeleine: Por qual motivo?

Javert: Mereço ser punido. Denunciei uma autoridade.

Madeleine: Quem?

Javert: O senhor.

Madeleine: Não entendo. 

Javert: Há seis semanas, depois que o senhor me obrigou a libertar aquela mulher, eu o denunciei à chefatura de polícia em Paris. Como antigo forçado. 

Madeleine: Prossiga.

Javert: Eu suspeitava que o senhor havia muito tempo. A semelhança física. A sua força, demonstrada quando ergueu a carroça para salvar Fauchelevent. A postaria certeira. O jeito que tem de arrastar a perna... achei que fosse Jean Valjean.

Madeleine: Quem?

Javert: Jean Valjean. É um forçado que conheci em galés, quando eu era ajudante de carcereiro na prisão. Sabe-se que esse, ao ser libertado, roubou um bispo e depois um menino na estrada. É procurado há oito anos. Suspeitei que fosse o senhor e denunciei. 

Madeleine: E o que responderam?

Javert: Que eu estou doido. O verdadeiro Jean Valjean foi encontrado. Ele diz se chamar Champmathieu, fora pego com um ramo de macieira roubado. E na prisão reconheceram ele. Fizeram averiguações e concluíram que ele mudou de nome para se disfarçar.

Madeleine: (com voz baixa) Tem certeza? 

Javert: É claro. Eu não sei como pude suspeitar do senhor. Peço desculpas.

Madeleine: E o homem?

Javert: O caso é grave, certeza que sua sentença será prisão perpétua em galés. Ele insiste em negar que é Valjean, porém eu mesmo irei testemunhas no julgamento em Arras. Ele não se salvará.

Madeleine: Quanto tempo durará o processo?

Javert: Um dia, no máximo. A sentença será proferida amanhã à noite.

(Madeleine se despede com um aceno de mão)

Javert: (não saindo da sala) Devo ser exonerado. 

Madeleine: O senhor é um homem de bem. Exagera seu engano. O ofendido fui eu e estou disposto a esquecer o incidente.

Javert: Desconfiei do senhor injustamente. Abusei de meu cargo denunciando o senhor, que é inocente. Mereço o castigo. Continuo o meu cargo até ser substituído. (Sai de cena)


Segunda cena

Cenário: tribunal

Personagens: Madeleine, Champmathieu, Juiz e testemunhas (Bravet, Chenildieu e Cachepaile).

(Madeleine chega no tribunal)

Champmathieu: Eu não sou Jean Valjean! Garanto não ser o ladrão. Eu apenas encontrei o galho da árvore e aproveitei para ficar com as maçãs. Não invadi o pomar de ninguém. 

Juiz: E sua vida passada? E o roubo da moeda de prata de um garoto?

Champmathieu: Eu já fui carpinteiro em Paris. Minha falecida filha foi uma lavadeira.

Juiz: Não negue. As testemunhas te reconheceram.

Madeleine: Olhem para mim! Não me reconhecem? 

(As testemunhas negam com a cabeça)

Madeleine: Ponham o acusado em liberdade! Eu sou Jean Valjean!

(O tribunal em silêncio julga a sanidade de Madeleine)

Madeleine: Não estou louco! Prendam-me. (Vira-se para as testemunhas) Lembra-se, Brevet? Na prisão, você usava um suspensório xadrez. Você Chenildieu, tem uma marca de queimadura no ombro direito. E você, Cochepaile, tem uma data tatuada no braço esquerdo.

(As testemunhas confirmam assustadas)

Madeleine: Está é a prova. Eu sou Jean Valjean!

(Todos ficam em silêncio)

Madeleine: (diz olhando para o juiz) Já que não me prendem, vou embora. O senhor sabe onde me encontrar e pode me buscar a hora que quiser.


Terceira cena

Cenário: enfermaria

Personagens: Fantine, Simplice, Madeleine e Javert.

Fantine: (vê Madeleine entrando na enfermaria) É por isso que não veio me ver hoje, foi buscar minha filhinha!

Simplice: (diz baixo à Madeleine) Talvez fosse melhor não vê-la hoje, pelo menos enquanto a filha dela não chega.

Madeleine: (ignora o pedido de Simplice) Preciso falar com urgência algo para Fantine.

Fantine: E Cosette?

Simplice: É melhor não ver sua filha por enquanto, está ardendo de febre e a presença de sua filha irá agita-la. 

Fantine: Estou curada! (se via a Madeleine) Foi muito gentil ter ido buscar minha filha. Ela é linda não?

Madeleine: (aperta as mão de Fantine contra as suas) Cosette é linda. Mas sossegue, logo irá vê-la. 

Fantine: Eu a estou ouvindo! Ouço sua voz!

(Javert entra abruptamente na enfermaria)

Javert: Vim buscá-lo!

Madeleine: Por favor, me dê três dias para buscar a filha dessa mulher. Se quiser, pode me acompanhar. 

Javert: (gritou) Está caçoando de mim? Três dias para buscar a filha de uma prostituta? 

Fantine: Oi? Minha filha não está aqui? Onde ela está!

Javert: (agarrou na gola do prefeito) Esse aqui não é prefeito. É um ladrão! Um forçado!

(Fantine apoia-se na maca, ameaça falar algo e sem forças cai e bate a cabeça na cabeceira da cama, dessa forma morrendo)

(Madeleine corre em direção a cama e sussurra algo no ouvido da moça que mais ninguém ouve)

Madeleine: Pode me levar. Estou às ordens.

(Javert algema o homem)

Roteiro para peça teatral "Os Miseráveis"Onde histórias criam vida. Descubra agora