Como posso fazer uma audição de K-pop online?
Bem, em primeiro lugar você vai precisar achar alguma empresa que te dê a opção de fazer uma audição online. Se eu não me engano, esses são bons exemplos: DPS media; Woollim; JYP; FNC; Fantagio; Rainbow Bridge World (acredito que devam haver mais).
Uma vez que você entrar no site de alguma dessas empresas, você deve procurar “audição online" (alguns sites estarão em coreano, portanto, antes de qualquer coisa, procure pela versão em inglês no próprio site, não use o Google Tradutor, é meio ruim). Isso vai te levar à página desejada e lá eles pedem informações básicas obrigatórias, tais como nome, data de nascimento, nacionalidade etc.
Eles pedem fotos/vídeos (geralmente os vídeos não são obrigatórios, mas as fotos sim) seus praticamente sempre, já que aparência e talento importam. Agora, o que você deve, ou não, fazer quanto a eles:
Não faça nenhuma pose fofa/kawaii nas fotos. Essas fotos são solicitadas meramente para checar como você é e se você condiz com o que diz ser (como sua idade/sexo, por exemplo). Se você fizer isso, só vai parecer meio Koreaboo. Algumas empresas pediram para tirar sua foto sério, depois sorrindo… Eles especificam como querem, então não se preocupe.
Não use Photoshop/filtros. Isso é até algo meio óbvio, mas eles querem ver como você realmente é, portanto, não use nenhum meio de edição de foto que não seja cortá-la para que fique do tamanho ideal.
Se for usar alguma maquiagem, use no máximo base e corretivo. Mesmo motivo do tópico anterior.
Quando for gravar seu vídeo ou tirar suas fotos, não use nenhuma roupa/acessório/artigo de K-Pop. Usar esse tipo de coisa só vai fazer parecer que você é um fã maluco que quer encontrar seus oppas. O ideal é usar uma roupa básica, que não chame muita atenção e não usar nenhum brinco ou colar grande e chamativo. Você pode observar que nas antigas audições dos idols de hoje, eles não vestiam nada extravagante.
Não minta. Se eles descobrirem que você mentiu sobre qualquer informação que você deu, é como uma desclassificação iminente. Seja sempre honesto(a) na ficha de inscrição.
Não cante ou dance músicas de algum grupo/artista da empresa na qual você está fazendo a audição. De novo, só vão achar que você é um fã maluco. A Yeri (Red Velvet) já falou uma vez que ela era a única na sala de audição que cantou uma música que não era da SM (as outras pessoas foram descartadas e ela obviamente foi aceita). Existem pessoas que falam que é melhor nem dançar ou cantar K-Pop (porque pode parecer que você está forçando a barra). Mas eu acredito que contanto que você esteja confortável, confiante e mostrando seu talento ao máximo, não importa muito o gênero ou a língua da música.
Dicas:
Tire suas fotos e grave seus vídeos quantas vezes você quiser até achar que está bom o suficiente!
Eu já ouvi falar que se vestir de preto é uma boa escolha caso você for fazer algum rap. Não sei ao certo por quê.
Dance e cante algo que você goste e esteja confortável. Isso vale especialmente para a dança, já que um profissional consegue ver facilmente quando você não está gostando de dançar, através das suas expressões faciais.
Você vai querer se apresentar e à música que você estará cantando/dançando. No entanto, tente não passar de 10 segundos, eles vêem muitas fichas por dia, então não vão ter muita paciência com alguém tagarelando muito.
Tente ser educado(a) e sorrir. Se você parecer um robô falando, não vai ser lá muito agradável. Carisma é tudo.
Quando for apresentar a(s) música(s) e a você mesmo(a), tente falar em inglês, eu imagino que não são muitas as pessoas que falam português na Coréia. No entanto, se você consegue falar coreano o suficiente para se comunicar, então você pode tentar se apresentar em coreano mesmo. É sempre bom mostrar o que sabe.
Apenas cante em coreano se você for praticamente fluente. Apenas para evitar qualquer erro de pronúncia vergonhoso.
Algumas empresas especificam como elas querem as fotos quando se trata do plano de fundo. Mas se não especificarem, tente um plano neutro sempre.
Os vídeos também podem ser gravados em um plano neutro em branco. Você não vai querer a sua cortina chamando mais atenção do que você.
Quanto à iluminação, tente uma que proporcione uma boa visão e que te favoreça. Iluminação natural é sempre a melhor. A ideia é ser profissional, mas sem forçar a barra.
Dizem que demora em torno de 3 semanas ou menos para a JYP lhe informar por e-mail que sua inscrição foi vista e aceita. Não sei quanto tempo demora para as outras empresas, mas se passar esse tempo e não lhe informarem nada, você pode tentar novamente.
Se você tentar muitas vezes e não funcionar nenhuma, não desista! Provavelmente você pode estar sendo muito comum ou fazendo algo errado. Sempre tente algo diferente!
É basicamente isso, é realmente mais complexo do que parece e pode ser difícil cumprir todos esses requisitos ao mesmo tempo, mas se você fizer, pode estar já na frente de muitas pessoas. No entanto não se esqueça de treinar o máximo que você puder, pois, afinal, você deve se destacar. Tudo o que eu falei são apenas detalhes. O que mais importa mesmo é o que você tem a oferecer como artista.