Capítulo 01 - Boas Notícias...

777 53 30
                                    

UM ANO E TRÊS MÊSES ANTES....

- Obrigada, dona Jaíza... até a próxima... melhoras para a senhora. - Sorrio para a senhora carrancuda que sai pela porta de vidro fechando- a em seguida sem nem me responder - Mal educada! - Exclamo baixo fechando o caderno de protocolo e o colocando de volta em seu devido lugar. Encosto as costas na cadeira suspirando já exausta, olho para o canto inferior direito da tela do computador em cima da minha mesa que marca 09:32. Reviro os olhos suspirando e os fecho por alguns instantes curtindo o raro silêncio naquela recepção... alguns segundos se passam e quando estou começando a relaxar me assusto com o estridente e barulhento telefone tocando. Atendo no segundo toque. - Oooi, Bom Dia. - Digo ainda sem saber quem é.

- Boom Dia Bia, é a Érica. Você pode por favor dar um pulinho aqui no RH. - Meu coração da um pulo no peito e não consigo conter o meu sorriso.

- É Claro. Estou indo. - Desligo o telefone assim que ela diz que está me aguardando e abro a porta que dá acesso aos corredores da secretaria. Passo pelo setor de compras, pela Regulação, pela sala do Secretário de Saúde e então me viro à direita alcançando a porta do RH. Bato algumas vezes escutando a voz doce e calma de Érica pedindo para eu entrar. - Oii meninas, bom dia. - Sorrio para ela e sua colega de sala Dayana.

- Bom Dia. - Ambas sorriem para mim animadas.

- Então...- Érica diz sorridente. - Chamei você aqui para assinar seus papéis. O chefe autorizou seus dois meses de férias. - Ela bate Palmas animada e eu cruzo as mãos dando alguns pulinhos.

- Oba... - Comemoro sem esconder minha felicidade. - Eu nem acredito em meninas. Achei que ele não ia autorizar de jeito nenhum. -

- Na verdade não tem nem como querida. - Day diz sorrindo também. - Você trabalhou o ano passado todo sem tirar férias, só nós e Deus sabemos o quanto o ano passado foi corrido e esse ano não foi muito diferente. Você merece e todos nós incluindo o Jonas sabemos disso. - Meu coração se aquece. - Vem aqui, quero te mostrar uma coisa. - Me aproximo de sua mesa e com alguns cliques no mouse, uma página com meu nome se abre. - Do ano passado para esse, você não faltou sem justificativa nenhuma vez. Você tem dois atestados do ano passado quando você ainda estava na farmácia e um esse ano quando você tirou uns dias para ficar com a sua mãe quando ela operou do joelho. Bia você é uma das poucos funcionárias da saúde inteira que nunca faltou nem um dia se quer sem se justificar. Meus parabéns. - Me afasto de sua mesa sorridente e sem palavras.

- Mostramos isso para o Jonas, e ele disse que nem vai descontar os dias a mais que você ficou com a sua mãe quando ela operou, ele não achou justo. - Ela pega um papel e uma caneta. - Assina aqui, aqui e rubrica aqui, por favor. - Seguro a caneta de sua mão e sigo suas instruções. Ela sorri para mim. - Prontinho Deborah, a partir de segunda-feira você está oficialmente de férias. - As duas batem palminhas sorrindo e me abraçam. Saio da sala delas com o coração transbordando de alegria e volto para a recepção onde três pacientes me aguardavam.

- Bom dia gente, tudo bem? - Pergunto me sentando em minha cadeira. Eles me respondem todos juntos. - Quem chegou primeiro? - Um moço se aproxima da minha mesa e se senta a minha frente.

- Moça, vim trazer um pedido de exames do meu filho. Ele precisa de uma tomografia de crânio. - Assinto pegando os papéis da mão dele conferindo se está tudo preenchido e depois de me certificar que está tudo certo, dou seguimento a minha rotina de trabalho.

{...}

Ás exata 17 horas saio pela porta de vidro me despedindo do pessoal, coloco meu capacete e monto em minha Biz branca pilotando para casa. Moro em uma pequena cidade no interior do estado de Matogrosso, aqui tudo é perto então em alguns minutos estou guardando a minha Biz na área de casa. Fecho o portão passando o cadeado quando minha vizinha Vânia se encosta na parede de madeira baixa que divide nossa área.

TUDO O QUE FIZ PARA TE TER- Richarlison Andrade • +18 • PLUSSIZE.Onde histórias criam vida. Descubra agora