Extrato dos autos da Sociedade do Betume:
ANOTAÇÃO
Na assembleia geral realizada na data de hoje foram tomadas as resoluções que se transcrevem a seguir:
§1.°
À pág. 17 dos autos há a seguinte anotação: ernesto nemecsek com minúsculas. Esta anotação se anula com a presente, por ter sido motivada por um erro, e a assembleia geral declara solenemente ter ofendido o sócio em apreço sem razão, o que ele suportou com resignação, tendo tomado parte na guerra como verdadeiro herói, o que é um fato histórico. Em vista disso, a Sociedade declara ser culpa dela a anotação da pág. 17 e convida o redator dos autos a inscrever o nome do sócio em apreço todo em maiúsculas.
§2.°
Inscreve-se todo em maiúsculas:
ERNESTO NEMECSEK
Leszic, redator dos autos, m.p.§3.°
A assembleia geral da Sociedade do Betume vota agradecimentos unânimes ao nosso General João Boka por haver conduzido o combate de ontem como um grande capitão do livro de História, e resolve, em homenagem, que todos os sócios deverão em casa anotar à tinta no livro de História, à pág. 168, na 4.ª linha de cima para baixo, ao lado do título "João Hunyadi", as palavras "e João Boka". Esta resolução foi tomada porque o general bem o merece, pois, se ele não se tivesse comportado tão bem, os camisas-vermelhas nos teriam vencido. Todos os sócios serão igualmente obrigados a inscrever a lápis, no capítulo intitulado "A derrota de Mohács", ao lado do nome do arcebispo Tomori, igualmente derrotado, as seguintes palavras: "e Francisco Áts".
§4.°
Como o General João Boka, apesar de nossos protestos, confiscou arbitrariamente o patrimônio da Sociedade (24 krajcár), pois todos tinham de oferecer o que possuíam para fins de guerra, e no fim comprou-se apenas uma corneta de 1 florim e 40 krajcár, embora no Bazar Roser se possa comprar por 60 e até por 50, mas eles faziam questão de comprar a mais cara porque tinha a voz mais forte, e tomamos aos camisas-vermelhas a corneta deles e agora temos duas, embora não precisemos mais de nenhuma, ou, quando muito, de uma só, resolvemos pedir a restituição do patrimônio da Sociedade (24 krajcár), mesmo que o general deva vender uma das cornetas, mas nós precisamos do nosso dinheiro (24 krajcár), o que ele aliás prometeu.
§5.°
A Sociedade resolve censurar o presidente Paulo Kolnay por ter deixado secar o betume social. Como a discussão deve ser anotada nos autos, ei-la:
Presidente: Se não mastiguei o betume, foi por estar ocupado com a guerra.
Sócio Barabás: Não é desculpa.
Presidente: O Barabás está-me amolando de propósito e eu o chamo à ordem, e mastigo o betume com toda a satisfação, pois conheço o meu dever, e sei que fui eleito presidente para mastigá-lo, conforme os estatutos, mas não quero que me amolem.
Sócio Barabás: Não estou amolando ninguém.
Presidente: Sim, está.
Sócio Barabás: Não estou.
Presidente: Está.
Sócio Barabás: Não estou.
Presidente: Está certo, fique com a última palavra.
Sócio Richter: Prezados sócios! Proponho que o presidente seja autuado por ter deixado de cumprir com o dever.
Sócios: Muito bem!
Presidente: Peço que a Sociedade me perdoe desta vez, senão por outro motivo, pelo menos porque combati ontem como um leão feroz, e fui o ajudante-de-ordens, e corri à trincheira no meio do maior perigo, e fui derrubado pelo inimigo, e sofri horrores pelo nosso império. Não é justo, pois, que eu sofra ainda por não ter mastigado o betume.
Sócio Barabás: O betume nada tem que ver com a guerra. Presidente: Tem, sim.
Sócio Barabás: Não tem, não.
Presidente: Digo que tem.
Sócio Barabás: Digo que não tem.
Presidente: Está certo, fique com a última palavra.
Sócio Richter: Peço que a minha moção seja adotada.
Sócios: Está adotada.
Outros sócios: Não está.
Presidente: Submeto a moção aos votos.
Sócio Barabás: Peço votação nominal.
Procede-se à votação.
Presidente: A Sociedade, por uma maioria de três votos, manda autuar o presidente Paulo Kolnay. Isto é uma ignomínia.
Sócio Barabás: O presidente não tem o direito de ser grosseiro com a maioria dos votos.
Presidente: Tem, sim.
Sócio Barabás: Não tem, não.
Presidente: Digo que tem.
Sócio Barabás: Digo que não tem.
Presidente: Está certo, fique com a última palavra.
Estando esgotada a ordem do dia, o presidente encerra a sessão.
ass.: Leszic, redator dos autos, p.m.p.
Kolnay, presidente, p.m.p.
Continuo dizendo que isto é uma ignomínia.