quando fui ao terreio ile Axe Aai xango Agaju foi por puro acaso estava no encontro de amigos, quando um dele me convidou para ir numa festa de obaluaie, fiquei apaixonada pelo contos a esse orixá, então resolvi conhecer mais sobre ele, e vou conto para vocês..
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos!
É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Obaluaê é sinônimo de respeito: ninguém esconde nada dele, pois é capaz de enxergar qualquer detalhe da vida de uma pessoa.
É também protetor dos doentes e pobres, pois ele conhece o sofrimento de carregar uma enfermidade e não quer que ninguém passe por essa dor. Sendo assim, Orixá Obaluaê está associado à saúde e à cura. por ai vocês já pode ver o quanto esse orixá é poderoso,
Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal.
Ele carrega sempre sua lança de madeira, seu Laguidibá e seu Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns (espíritos errantes).
A roupa de Obaluaê é especial: ele é coberto por uma palha e nenhum humano pode ver Omulu Obaluaê sem ela, pois seu brilho é intenso como o Sol! Tal evento mataria qualquer um rapidamente... Por isso, ele sempre se apresenta vestido com as roupas de palha de Filá e Azé, e curvado, como quem sente intensa dor e sofrimento.
Orixá Obaluaê é senhor dos espíritos, mediador entre o mundo material e espiritual. Ele conhece a tristeza e as dores como ninguém, e é a prova de que tudo pode ser superado se você tiver coragem de seguir em frente e vontade de viver.
História de Obaluaê
Ilustração: Orádia Porciúncula
Mistérios cercam a vida do Orixá Obaluaê e seu caminho sempre foi cercado por despedidas e dor.
Foi justamente por isso que tornou-se o Orixá das mazelas, saúde e cura. Ele sofreu em várias situações, desde seu nascimento, mas se curou em todas vezes e superou todas as adversidades.
Omolu Obalua é filho da e do , e irmão de Oxumaré. Devido a erros cometidos por Nanã ao confrontar Oxalá, Obaluaê nasceu cheio de feridas e sua mãe o abandonou para morrer na beira do mar.
, ao caminhar sobre seus domínios encontrou a criança enferma e sendo comida por caranguejos. A piedade e compaixão tomaram conta do coração de Iemanjá. Ela o adotou e criou como seu filho, ensinando-lhe a superar os males e a curar as doenças.
Orixá Obaluaê cresceu cheio de cicatrizes, e isso o deixava com vergonha. Como meio de esconder, ele passou a cobrir-se todo com palhas, ficando somente os braços e pernas de fora.
Ele cresceu tímido, sempre de cabeça baixa, se escondendo de todos e pensando no porquê fora abandonado. Estes sentimentos fizeram com Obaluaê se tornasse sério, pensativo e introspectivo. Sempre compenetrado em seus pensamentos e de mau humor com quem lhe interrompesse.
Certa vez quando estava caminhando pelo mundo, passou por uma aldeia com fome e sede. Os moradores estranharam a figura de Omolu Obaluaê coberta de palhas e não reconhecendo o Orixá, negaram a dar até mesmo um copo com água para ele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
minhas experiências do candomblé..
Spiritualhoje vou conta para vcs uma historia diferente. vcs estão sabem que escrevo romance erótico, hoje vou contar para vcs minha experiência no candomblé. por ser uma religião conhecida por poucos e criticada por muitos, venha através desse livro mostr...