Solidão. O que é a solidão afinal?
Solidão é um sentimento que as pessoas sentem quando estão desconexas do mundo a sua volta,quando só existe você e nada mais lhe importa muito. Mas nem sempre quem sofre com a solidão está sozinho(se é que esse sentimento traz sofrimento). Solidão é você estar sozinho,mas não por escolha própria,é comum sentir esse sentimento quando se está passando por algum turbilhão na vida.
Já a solitude é bem diferente. Originária do latim,solitude significa "a glória em estar sozinho",é quando você escolhe estar sozinho,faz da sua vida o aproveitamento de momentos únicos e maravilhosos consigo mesmo.
Solitude é basicamente ser sozinho e ser feliz com essa escolha.
Diferente da solidão,a solitude traz bons sentimentos e sensações consigo,à alegria em estar sozinho,um equilíbrio entre estar sozinho e estar em meio a outras pessoas,o fortalecimento da confiança e amor próprio...tudo isso é possível com a solitude.
Nem todas as pessoas tem a oportunidade de experimentar esse sentimento,talvez por serem sociais demais,ou simplesmente por terem medo de ficarem sozinhas. Mas uma coisa eu afirmo com certeza,quem já experimentou esse sentimento nunca mais vai esquecer o quão bom ele é...a sensação de saber que todos a sua volta dependem desesperadamente de outras pessoas para serem felizes,quando você simplesmente consegue ser feliz sozinho(uma sutil sensação de superioridade).
Por isso a solitude também pode ser bem viciante,quando você percebe o que pode conquistar quando investe seu tempo e energia em você,não vai mais querer lidar com as besteiras dos outros,pois tudo o que eles faziam era te segurar e desperdiçar o seu tempo.
Então leitor(a),quer um conselho?...Abrace a solitude.
Transforme esse sentimento de vazio que você sente quando está sozinho em,aceitação,paz,você não depende de outras pessoas para se sentir feliz. Algumas pessoas podem ser taxadas de "loucas" ou "anti-social" quando aceitam a solitude,mas isso não importa. Essa "loucura" de ouvir uma música e cantar como se não houvesse amanhã quando se está sozinho...ou quando está chovendo,você sai e começa a dançar na chuva...é completamente saudável...você aprende que não precisa de muita coisa para ser realmente feliz,nenhum complemento,nenhum alguém. Você se sente inteiro e em paz consigo mesmo. Lembre-se: "Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe."
Acredito que esse sentimento realmente surge,quando alcançamos maturidade o suficiente pra entender que ninguém é responsável pela nossa felicidade além de nós mesmos. Estar bem e sozinho é apenas o início de uma vida em paz. E quando alguém chegar e tentar entrar na sua vida,não necessariamente você precisa expulsá-la para continuar na plenitude,apenas analise se essa pessoa vai retirar a sua paz ou se ela vai somar à sua felicidade.
Mas não se pode falar apenas dos pontos bons de algo quando se quer ensinar alguém,certo?
Muitas pessoas analisam o "estar sozinho" como algo ruim, e eu não vou mentir,dependendo da sua mentalidade e personalidade pode sim ser. A solitude é sim maravilhosa,mas como nem tudo são flores e arco-íris,tem um porém...ela pode não funcionar com todo mundo.
Existem pessoas que não conseguem modificar a própria personalidade,a própria mentalidade. Por mais que tentem,e consigam mudar suas ações,não conseguem mudar o modo de pensar. A sociedade os obriga a renunciar algumas ações ruins mas é impossível você obrigar alguém a mudar seus pensamentos,ela mesma deve o fazer...como algumas pessoas racistas por exemplo,eu realmente não entendo o conceito de racismo,pra mim nunca fez o menor sentido você gostar menos de alguém só por causa da cor da pele dela...a minha inocência desde criança sempre me protegeu nesse tipo de situação...não faz o menor sentido ser racista pra mim. Mas ainda sim eles existem,os racistas. Pessoas que não se sentem confortáveis em convívio com pessoas "diferentes",pessoas que não tem o mesmo tom de pele delas. Talvez os racistas sintam um desejo primitivo de estar apenas com seus semelhantes,como um bando de ovelhas que só andam juntas e fogem de qualquer outra espécie para não correr o risco de serem predadas.
A sociedade mais recentemente evoluída,não aceita muito bem as pessoas racistas(e não estou dizendo que deve aceitar),quando um racista se rende a seus pensamentos e acaba fazendo alguma coisa racista ou tomando alguma atitude racista,é natural a sociedade repreendê-lo.
Mas a maioria das pessoas não sabem ensinar,apenas criticar.Elas não ensinam o racista que ele deve aprender a renunciar o pensamento de que ser diferente é ruim,elas apenas criticam o racista,gritam com ele ou o falam de uma forma ignorante que ele não deve mais falar ou fazer aquilo. Ou seja,na complexidade da mente daquela pessoa,ela apenas aprende que não deve expressar sua opinião na frente de pessoas que vão repreendê-lo,ao invés de realmente mudar de opinião.
Esse tipo de gente acaba aprendendo que não precisam mudar de opinião,apenas saber o momento oportuno para mostrá-la,esse é um exemplo de pessoas que não conseguem mudar de opinião,pelo fato de sua ignorância ser muito alta,ou as vezes nem é por sua culpa,e sim culpa de pessoas que não souberam ensiná-lo a como fazer isso. Pessoas assim realmente podem não se dar bem com a solitude,ou nem mesmo descobrí-la.
Então se você quer experimentar a solitude tão falada nesse capítulo,estude a si mesmo e descubra se você está apto a ela. Nem todas as pessoas conseguem desfrutar dela,até porque,querendo ou não é necessário um nível de maturidade bem alto pra isso.
Mas se a solitude não é pra você,não se preocupe você não está vivendo errado,afinal de contas todas as pessoas são diferentes e é isso que faz a vida e a sociedade tão boas. Você pode ser alguém extrovertido,introvertido,espontâneo, quieto,com lábia,sem lábia,inteligente ou burro...tanto faz o que você considera que você é,apenas o que importa é você saber se está realmente feliz com a decisão de ser assim...então se você não está feliz consigo mesmo...Mude. Apenas mude.
Você deve sempre buscar evoluir física e mentalmente,mesmo que seja necessário moldar toda a sua personalidade e mentalidade pra isso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cada Um Na Sua Bolha
RandomMeu nome é Danrley,eu tenho 15 anos.Sim,o auge da adolescência,em pleno processo de inclusão social e não sei bem com o que posso contribuir nesse mundo.Aqui eu conto um pouco das minhas experiências e aprendizados,reflexões e filosofias,o que eu vi...