Capítulo 3-Imprevisibilidade

9 1 0
                                    

FAIXA-1

Uma frase que eu levo para a minha vida, e que resume muito bem o porquê das pessoas tomarem decisões "ruins" quando estão abaladas é...
"10% da sua vida é o que acontece com você,90% é como você reage a isso".
Isso significa que não importa o que aconteça, o mais importante é que você saiba a maneira certa de reagir aos acontecimentos de sua vida.
Se alguém próximo a você acaba de morrer, sem dúvidas é um impacto na sua vida, mas isso não significa que você precisa extinguir a sua motivação para viver. Ao invés de ficar paralisado se lamentando, sem querer sair de casa, ou chorando aos prantos em algum canto escuro por aí, por quê você não apenas aceita?
Aceita que essa pessoa se foi e não há nada que você possa fazer para trazê-la de volta, sinto lhe dizer, mas se você pretende ter uma vida longa é estatisticamente bem provável que você veja muitas pessoas que ama morrer. E isso é algo natural, já que todos nós vamos morrer um dia, já o que vem depois da morte é assunto pra outro capítulo...
Todos nós temos nossos próprios problemas, e se você tem algum problema é bem provável que alguém já tenha vivido esse problema antes de você, mas nem todos reagimos da mesma forma. Alguns buscam suprir suas necessidades de dopamina com vícios como, drogas, álcool, pornografia, cigarro, entre muitos outros. Mas também existem aqueles que valorizam mais as formas "não viciosas" de adquirir dopamina, como sair com os amigos, arranjar uma namorada, se desafiar a fazer algo muito difícil e se sentir incrível depois que conseguir. Mesmo que inconscientemente, todos temos que fazer essa decisão, "como vamos conseguir dopamina?".
Mas o que é a dopamina, afinal?... Bem, é puramente prazer. Apenas. Os hormônios mais conhecidos como quarteto da felicidade, que nos proporcionam diversas formas de prazer: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Todos nós dependemos desesperadamente deles para nos sentirmos bem com nós mesmos. Se sentir feliz.
A maioria das pessoas corre atrás desses hormônios como se não houvesse amanhã, mas elas se esquecem que nem tudo na vida são flores, a vida é composta por fases nem tudo vai ser maravilhoso sempre. E por mais que pareça um absurdo o que vou falar agora, a ausência de felicidade é tão importante quanto a presença dela. É completamente insensato querer ser feliz o tempo todo, na verdade, não é possível nem realista. Você não sabe o que é alegria sem experimentar a tristeza. É quando você está infeliz que decide tomar uma atitude para mudar de vida por exemplo...sentimentos ruins, no geral, tem o efeito de te deixar insatisfeito com a sua vida, quando você se sente solitário, você tende a repreender os comportamentos que causaram a solidão. E essa insatisfação é, ao contrário do que a maioria pensa, beneficente. É ela que te faz evoluir, mudar para melhor, identificar os seus erros e idiotices e se livrar deles. Por isso é tão importante se sentir infeliz as vezes, não necessariamente transformar a sua vida num poço de infelicidade e depressão, mas utilizar as dores da vida para ser melhor.
Você nunca sabe o que realmente vai acontecer em sua vida, essa é a magia da vida humana, a imprevisibilidade. Se soubéssemos tudo o que ia acontecer, tim-tim por tim-tim, minuto por minuto, não haveria motivação nenhuma por parte de ninguém para evoluir ou sequer viver. Quanto mais a gente vive, mais a gente percebe que a vida vale a pena por causa dos desafios que ela nos proporciona, que ela realmente só faz sentido por causa das pequenas coisas. Nos momentos em que você se senta junto com seus amigos e fica horas de uma madrugada jogando conversa fora, ou até mesmo quando você está sozinho no seu quarto chorando mais uma vez por causa de uma decepção amorosa, sejam bons ou ruins, felizes ou tristes, você percebe que tudo o que acontece na sua vida precisa acontecer. Vencer na vida não significa acabar com todos os seus problemas, mas aprender a lidar com eles sem perder a sua paz.
"Num piscar de olhos, alguma coisa acontece do nada quando você menos espera, e te coloca em um caminho que você nunca planejou. É a jornada das nossas vidas. Nossa busca pela luz, mas as vezes, pra encontrar a luz você tem que passar pela mais profunda escuridão."
Tudo é o caminho...não importa onde você esteja, tudo está te levando à algum lugar.

***

FAIXA-2

Que a vida é imprevisível você já sabe, mas você leitor(a) já parou pra prestar atenção em qual é o seu foco?...Passado, presente ou futuro... Se você foca de mais no futuro e nas coisas que ainda estão por vir, e se esquece do agora, pode acabar se tornando uma pessoa ansiosa. Se você foca de mais no passado e nos acontecimentos que já se foram, e fica moendo e remoendo memórias, pode acabar se tornando uma pessoa depressiva. Mas se você foca no presente, você se torna uma pessoa que carrega consigo a dádiva da intensidade. Tudo o que faz gera tamanha intensidade que pode até ser mal compreendida pelas outras pessoas, você ama com tal intensidade que na maioria das vezes não há reciprocidade no relacionamento, se você ama alguém e esse sentimento não é correspondido, Putz, provavelmente você se afogaria num mar de tristeza porque o amor que você sente é grande demais pra ser ignorado. Se acontecer algo que na sua infância te fez crescer sem um pai ou uma mãe, você sente tanto a falta dele ou dela que é como se estivesse realmente faltando uma parte de você. Essas pessoas que vivem intensamente o presente sentem tudo isso e mais um pouco.
Mas se você não consegue focar apenas no presente, não se preocupe, eu te entendo. Eu tenho certa dificuldade de focar apenas no presente, de vez em quando na sala de aula na escola, me pego distraído pensando em coisas que aconteceram comigo que eu jamais lembraria numa situação comum, ou sonhando com um futuro que provavelmente nunca vai acontecer sem que eu viva o presente pra isso. Essa falta de vivência do presente pode até acabar prejudicando a sua intensidade. Eu diria que minha capacidade de me desapegar das pessoas com facilidade e rapidez é a parte mais assustadora da minha personalidade, eu posso amar alguém muito, mas se me machucar, me decepcionar ou for desleal comigo ou com alguém que eu amo, eu transformo o amor em gratidão e sigo o meu caminho sem olhar pra trás. Ainda sim, não é como se eu fosse a pessoa mais feliz do mundo depois disso. Mas de uma coisa eu tenho certeza, você jamais vai me ver enganando alguém, aliás, eu prefiro ser o "trouxa" da história, o "bobo" o "enganado" do que colocar o meu caráter em jogo, em qualquer situação eu dou o meu melhor pensando nos outros, mas se não houver reciprocidade apenas me afasto. Isso naturalmente faz parte dos meus valores pessoais.
Apesar de tudo, eu sei que a vida é inefável e linda e nunca sai como planejada, e a verdade é que eu não tenho ideia do que ela tem guardado pra mim. Mas venha o que vier, eu irei encarar feliz, sabendo que tudo é para o meu crescimento e das pessoas que estão à minha volta.

Cada Um Na Sua BolhaOnde histórias criam vida. Descubra agora