FAIXA-1 Aos notívagos Isolados...
Alguma vez na vida você já conheceu alguém que parece que não se encaixa com as outras pessoas? Que é mais sozinha ou pelo menos passa essa impressão? Talvez você já tenha pensado que essa pessoa é você?
Bom, eu já...na verdade sou o tipo de pessoa que quem me conhece diz que eu pareço um idoso. O meu modo de pensar, de agir e minha intensa mania de querer dar conselhos, que 'cá' entre nós, são muito bons.
O título desse capítulo é bem sugestivo, mas com ele eu não quis dizer que nossas almas tem literalmente uma idade, na verdade é só um modo de dizer. É o que as pessoas acham de você. O seu nível de maturidade. Você é maduro(a)?...Nunca imaginei que existiam pessoas que acham que maturidade se resume apenas em relacionamentos, até descobrir que elas existem. Maturidade vai muito além disso, ser maduro significa aprender com os erros, sejam esses seus ou de outra pessoa, significa mudar e crescer. Mudança e crescimento são processos bem dolorosos e difíceis, mas ficar parado no tempo sem evoluir é bem pior do que ter que passar por esses processos. Uma pessoa madura sabe o valor do silencio, enquanto uma pessoa imatura tenta sempre ter a última palavra ou sempre ser dono da razão. Uma coisa que toda pessoa realmente madura sabe é que antes de abrir a boca devemos abrir a mente, mesmo sendo uma pessoa inteligente e sábia sempre há a possibilidade de você estar errado. Então por que não ouvir bem, antes de falar? No capítulo anterior eu falei um pouco sobre as imprevisibilidades da vida, e por parte, para saber lidar com essas coisas você deve ser bem mais maduro que a maioria. Afinal, parte da maturidade é saber viver em paz com o que não pode ser mudado, nem sempre nós acertamos e é necessário ter maturidade para entender isso. Caso contrário, você pode no final de sua vida acabar olhando pra trás e se deparar apenas com arrependimentos, arrependimento esse de ter passado sua vida toda tentando corrigir erros que cometeu nessa sua incessante ânsia por acertar.
Algumas dessas pessoas que adquiriram a maturidade mais cedo acabam se isolando da maioria, a verdade é que no dia que você começar a apreciar a sua própria companhia, você naturalmente vai começar a se afastar de algumas pessoas...algumas pessoas vão começar a te chamar de antissocial. Mas o que essas pessoas não entendem é que você já não tolera mais drama, conversa fiada, gente falsa e estupidez. Você se cansou. E é nesse dia que você vai começar a apreciar a valorizar cada vez mais o tempo gasto com você. você vai aprender que vale a pena sentar com apenas algumas pessoas pra bater um bom papo, trocar uma ideia, então não se preocupe, aproveite você, e deixe que as pessoas te chamem de antissocial. A sua saúde mental vale mais que a opinião de qualquer pessoa. Se as vezes você gosta de se isolar e ler um livro, ou ouvir umas músicas, você deve entender do que eu estou falando.
Pra muitas pessoas o único objetivo na vida é se encaixar no mundo em que elas vivem. Mas isso é um erro. O que importa é o seu caminho, quem você é, algumas vezes esse caminho pode ser árduo, você pode tropeçar e algumas vezes você também vai cair, mas mesmo que se sinta perdido se continuar sendo fiel a si mesmo, vai sempre encontrar o caminho novamente. Lembre-se: "Negar a sua intuição, é silenciar a sua alma". No fundo todos sabemos quem somos, então seja quem você é.
FAIXA-2
Eu e você fazemos parte de uma geração carente de sentido, em todos os aspectos, amor, família, politica, trabalho. Nunca foi tão fácil se sentir só e perdido, porque nada parece real, pra onde você olha tem gente mais feliz, mais bonito, mais cheio de razão. E como quase tudo nessa geração...isso não faz sentido pra mim. Acho que é porque minha alma é velha, coisas que eram pra ser tão simples e praticas essa geração consegue complexar, até nossos próprios sentimentos se tornam armadilhas.
Bom eu não tenho uma infinidade de amigos atualmente e pra ser sincero não estou interessado em mudar isso. Eu tenho uma alma velha. A maioria das pessoas da minha geração são cegas, escravos da tecnologia e de seus desejos, eles reclamam se tirar o celular da mão deles por um instante, não sabem aproveitar a vida, o negocio é que eu não tenho muito a ver com essas pessoas e elas não tem nada em comum comigo. Então me contento com os poucos amigos que me entendem e que eu teria todo o prazer de aconselhar pelo resto da vida. Esses poucos amigos sabem que eu tenho uma alma velha, sabem que eu gosto de músicas antigas, filmes antigos, livros antigos, filosofias antigas e até de pessoas antigas. Isso não quer dizer que eu sou mais atrasado que a maioria nem que eu nasci na época errada, só significa que existem pessoas diferentes, em lugares diferentes, e épocas diferentes, e assim como eu,tudo o que você precisa fazer é ser você mesmo. Mesma que tenha que abrir mão de algumas coisas.
***
E se você leu até aqui mas sabe que esse capitulo não é pra você, talvez porque você não é um antissocial...sobre uma coisa você deve refletir: "Os mais sozinhos são os mais legais, os mais tristes tem o sorriso mais lindo, os mais machucados são os mais sábios, os mais tímidos são os mais interessantes". Antes de julgar, te convido a conhecer.
***
Eu ouvi uma coisa ultimamente que me marcou bastante, dizia assim: "Você é um museu. Algumas pessoas não vão se aproximar, pois não tem interesse. Algumas ficaram no primeiro andar, por acharem o restante intimidador demais. Algumas só estarão lá para ver as exposições temporárias e algumas vão explorar todos os andares, mas não entenderão o contexto. Mas apenas alguns vão passar horas, observando atentamente o que está em exposição, e estes são aqueles que vão se valorizar."
Uma coisa é certa, uma pessoa imatura nunca entenderia essa comparação.
FAIXA-3
E é claro que eu deixei o melhor para o final. Para você que é cristão, assim como eu. Lembre-se sempre do que C.S. Lewis uma vez disse: "Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com Ele, todas as demais coisas."
Você deve se encontrar. Ser você mesmo. Mas não se encontre em você, nem nos outros, nem em hobbies, ou nem mesmo neste livro. Encontre-se em Cristo Jesus, e ele não te dará o que quer, mas sim tudo o que verdadeiramente precisar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cada Um Na Sua Bolha
RandomMeu nome é Danrley,eu tenho 15 anos.Sim,o auge da adolescência,em pleno processo de inclusão social e não sei bem com o que posso contribuir nesse mundo.Aqui eu conto um pouco das minhas experiências e aprendizados,reflexões e filosofias,o que eu vi...