QUERIDA MARIA

23 4 0
                                    


I - AMIGA ESTRELA

"Querida Maria.

Você não vai acreditar no que aconteceu.

Não. Não tem nada a ver com o chiclete no cabelo da Lili, ou com o mingau nos sapatos do Luiz.

Na verdade, você não adivinha onde estou.

A menos que tenha pensado em algo como outra galáxia, errou feio.

Não estou mentindo. Juro de dedinho.

Ontem eu escapei da senhora Matilde por pouco. Você sabe, ela é a nova funcionária que o orfanato contratou, te contei na minha última carta.

Consegui chegar ao telhado na horinha que o cometa C/2022 E3 apontou no céu. Exatamente como a Nasa anunciou no site.

Enquanto eu observava o cometa, surgiram alguns meteoros. Decidi testar a teoria boba da Júlia, e fazer um pedido para uma estrela cadente, como ela gosta de chamar. Você sabe, eu sou uma cientista em potencial, não acredito em deuses.

Assim que pedi para ir embora daquele orfanato horrível, a coisa mais incrível aconteceu.

O meteoro não entrou em combustão ao atingir a atmosfera, mas foi se aproximando, e se aproximando.

O brilho dele era de um azul perolado impressionante, e quanto mais perto chegava, mais lento ficava.

Antes que você ache que eu não tomei minha medicação, eu já digo que não tomei, mesmo. Era isso ou perder o cometa, e você sabe que a última vez que ele esteve mais próximo da Terra, foi há 50.000 anos, por isso, não se chateie.

Mas, voltando ao ponto que interessa... Eu já esperava pelo impacto do meteoro em cheio no telhado, mas ali, flutuando diante de mim, estava Estrela. Uma esfera reluzente de rocha do tamanho da van do orfanato.

Ela se apresentou e disse que tinha vindo me buscar. Sim, ela falou! E em português!

Eu pensei que estava sonhando, mas assim que subi em Estrela, o contato com aquele corpo celeste agradavelmente morno foi sólido demais para um sonho.

Perguntei como eu iria respirar no espaço, e ela me garantiu que enquanto eu estivesse com ela, ficaria segura.

Passamos rapidamente por um pé de fava de bolota, e Estrela disse para eu pegar uma muda da planta e um bom punhado de terra.

Achei aquela ideia dela estranha. Você sabe, não se planta pé de fava de bolota no espaço, mas fiz o que ela pediu.

Subi na Estrela com a muda e o bom punhado de terra acomodados na saia enorme da minha camisola.

Assim que Estrela se certificou de que eu estava confortável, ela disse que eu ficaria enjoada, mas que aquilo duraria pouco. Era um pequeno efeito colateral, já que eu nunca tinha viajado numa estrela.

Então, aqui estou.

Perdi a conta de quanto tempo se passou desde que saímos. Acabei caindo no sono no meio da viajem quando a Estrela começou a cantar para mim.

Avisa a mamãe de que eu me lembrei de quando ela cantava para a gente.

Mas, pela primeira vez, não chorei.

Estamos nos aproximando de uma galáxia enorme agora.

Em breve torno a te escrever sobre as novidades.

Com amor. Laurinha."


II - O PRESENTE MAIS CARO DO PLANETA MAIS RICO

QUERIDA MARIAOnde histórias criam vida. Descubra agora