▪︎Alexitimia▪︎
• substantivo feminino
• Incapacidade ou dificuldade excessiva para descrever e verbalizar os próprios sentimentos, sensações, emoções.
• Etimologia (origem da palavra alexitimia). A + do grego léksis, "palavra" + timia.
First sofre de "cegueira emocional" e, ao contrário do que muitos pensam, isso não se trata da ausência de sentimentos, mas sim de sua dificuldade irracional de expressá-los ou identificá-los. Para ele, era difícil até mesmo atribuir um nome ao que outras pessoas demonstravam sentir.
Para First, a alexitimia se fazia presente junto da depressão e do estresse pós-traumático em que se afundou após a morte dos pais. Era uma luta diária lidar com seus próprios impulsos, com o estresse e a insatisfação com a vida e ainda ser julgado aos olhos de seus conhecidos pela falta de compreensão sobre sua dificuldade de interação social.
Foi uma tarefa complicada continuar no emprego e, para isso, precisou ser realocado para um escritório no fundo de um dos corredores daquela empresa, mas First sentiu seu corpo vibrar ao conseguir se manter em um emprego estável que o garantiria a boa vida de seu gato por muito mais tempo.
Tratar sua "cegueira emocional" era a maior preocupação de seus terapeutas desde o início do tratamento, afinal, a falta de sensações definidas em sua vida tornava o garoto um perigo para si mesmo. Não sentir significa não viver. Não sentir significa, para First, já estar morto. Era impossível continuar existindo sem conseguir identificar sequer uma expressão distinta em rostos conhecidos, porém seus médicos acreditavam que tudo poderia mudar com as sessões, os remédios e uma maior participacão na sociedade.
First viu sua vida virar de ponta cabeça quando um jovem conseguiu estágio na empresa em que trabalhava. Ele não entendia o motivo, mas aquele garoto sempre levava um copo de café melado (seu favorito) até sua sala e deixava sobre sua mesa sem ao menos dizer uma palavra no caminho.
First sentia uma pontada na cabeça ou, algumas vezes, uma dor estranha no estômago quando encontrava os olhos do estagiário em si. Com o tempo, porém, descobriu que aquela dor era, na verdade, um sentimento que ele não era capaz de externizar.
Ele estava acostumado com sua condição, afinal, por que não estaria? Cerca de 10% da população sofre com a alexitimia e consegue lidar com esse fato. First estava acostumado e acomodado, pois não havia necessidade de entender ou expressar algo que apenas acontecia dentro de si.
Certo? Errado.
Quando Khao, o estagiário, começou a se aproximar, mesmo sem First perceber, ele aceitou estar errado. First clamava aos terapeutas que o explicassem a dor física aguda que sentia a cada tentativa de aproximação daquele garoto.
First precisava que seus remédios fizessem efeito o mais rápido possível e que suas sessões de terapia, agora mais frequentes, o ajudassem a esclarecer muitas coisas e, para seus médicos, esse era um grande avanço.
Khao sempre o observava. Esse fato fazia com que First sentisse seu estômago revirando tudo que havia comido aquele dia.
Khao sempre o observava. Esse fato fazia com que First fechasse as mãos com tamanha força que as marcas de unha se faziam cada vez mais profundas em sua pele sensível.
First sempre o observava. Esse fato fazia Khaotung sorrir abertamente e, apesar de não ser bom em identificar emoções, First era inteligente o suficiente para saber que um sorriso significa felicidade ou satisfação. E First sabia que aquele grande sorriso estava presente ali apenas para si.
Quando Khao tornou a aproximação mais íntima, First não se sentiu pressionado a demonstrar suas complexidades e muito menos entendê-las. Ele sentia seu corpo responder àquelas situações de forma física e, mais tarde, tentaria as decifrar de outra forma junto de seu terapeuta.
Quando seus encontros com Khao se tornaram mais frequentes e os beijos delicados começaram a surgir, First sentiu medo. Sentia medo de não ser capaz de amar, porém a agitação dentro de si o provava o contrário.
First se sentia mais confortável para visitar outros locais, sair com outras pessoas e conversar durante o expediente. Seus terapeutas não esperavam uma melhora tão significativa em tão pouco tempo, mas estavam cientes do esforço que First vinha demonstrando.
A alexitimia não apresenta cura, mas pode ser controlada junto dos transtornos que servem como estopim ao seu surgimento. First estava feliz por estar aprendendo a amar e ser amado.
Demorou para que descobrisse que a reviravolta que Khao causava dentro de si era de fato amor, mas, quando descobriu, não tardou a agir. First não queria perder tudo aquilo e faria o possível para que esse amor perdurasse por muitos anos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ALEXITIMIA ▪︎FIRSTKHAO▪︎
Romance▪︎ALEXITIMIA▪︎ • substantivo feminino • Incapacidade ou dificuldade excessiva para descrever e verbalizar os próprios sentimentos, sensações, emoções. • Etimologia (origem da palavra alexitimia). A + do grego léksis, "palavra" + timia. First sofre...