A Criação Artística

9 0 0
                                    

As modalidades de teatro aplicadas na escola focam uma proposta de ensino diferente da forma tradicional

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

As modalidades de teatro aplicadas na escola focam uma proposta de ensino diferente da forma tradicional.

O teatro infantil é uma apresentação cênica feita para crianças onde os atores utilizam muita criatividade, imaginação, fantasia e emoção. Os temas mais utilizados são os contos de fadas e fábulas. Por que é isso que alegra mais as crianças. Isso dá muita imaginação e criatividades para os pequeninos.

Outro temas abordados no teatro infantil, principalmente no teatro destinado às escolas, são os temas transversais.

O teatro de bonecos teve sua origem na Antiguidade.

Os homens começaram a modelar bonecos no barro, mas sem movimentos e aos poucos foram aprimorando esses bonecos, conseguindo mais tarde a articulação da cabeça e membros para fazer representações com eles.

Os bonecos utilizados pelos alunos na escola seguindo a orientação de um professor têm um papel importantíssimo na educação, pois eles podem ajudara desenvolver vários aspectos educacionais principalmente aos que estão relacionados à comunicação e a expressão sensório-motora. O professor deve deixar a criança manipular os bonecos à vontade. Aos poucos, a criança irá sentir uma vontade de criar uma fala, um diálogo para aquele boneco, aliando o movimento dele com a palavra.

O homem usa máscaras desde a Pré-História nos rituais religiosos. Na África,elas são esculpidas em madeira e pintadas. Já os índios americanos fazem-nas de couro pintado e adornos de penas. Na Oceania, são feitas de conchas emadeira e com madrepérolas incrustadas.

Existe um tipo muito antigo de máscara que é aquela desenhada no próprio rosto com tintas especiais, maquiagens e pinturas. Este tipo é muito utilizado pelos índios e pelos africanos nos seus rituais religiosos, de guerra,festas, etc.

Para a confecção, pode-se usar sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas,pratos de papelão, jornal, material de sucata, etc.

Esta atividade não é difícil de ser executada e será prazerosa para as crianças,pois elas poderão representar uma história com um material que elas mesmo elaboraram, pois estarão criando e recriando à sua própria dialética.

O teatro de máscaras promove a recreação, o jogo, a socialização, melhoria na fala da criança, desinibição dos alunos mais tímidos. Quando o trabalho em aula exigir o uso da palavra, a máscara que deve ser utilizada é aquela que cobre os olhos e o nariz deixando a boca livre, permitindo que a voz saia clara,exibindo a sua expressão verbal.

As crianças, representando com o rosto oculto, se permitem viver o enredo dos próprios personagens e o cotidiano social a que pertence.

Em todas as formas de criação artística, a liberdade de criação e de expressão entra, pela sua própria natureza, em choque aberto com os governo so pressores e as classes dominantes. Se qualquer criação é um ato de liberdade, então o artista não pode deixar de ser uma pessoa livre; e, sendo uma pessoa livre, entra inevitavelmente em choque com as grilhetas que o aprisionam e oprimem.

A criação artística é como a água: quando não a deixam correr por um lado, ela esgueira-se e corre por outro, faz tudo para evitar a imobilidade, o descompromisso. E quando o exercício da liberdade criativa (nomeadamente a criação ligada às lutas e ao movimento social) não se consegue exercer no plano legal, o artista comprometido e ligado ao seu povo passa - como as próprias lutas - para o plano da a legalidade, ou mesmo, se necessário, para o plano da pura ilegalidade. Não há leis nem juízes nem polícias que possam calar a sua voz

O processo de criação do artista é a parte mais valiosa da obra

O processo de criação do artista é a parte mais valiosa da obra. Lógico que o produto final é importante, mas é durante o inicio e o término da obra que estão suas inquietações, erros e acertos, dúvidas e certezas, vontade de mudar tudo e o mais importante os seus questionamentos.

A obra final de um artista não é o ápice de sua criação, mas descobrir já durante o processo que impactos irão causar no seu público

 A obra final de um artista não é o ápice de sua criação, mas descobrir já durante o processo que impactos irão causar no seu público

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Se tiverem alguma dúvida comenta. Não esquece de votar, isso é importante pra mim.
Desculpa se tiver algum erro!

palavras: 752

Desculpa se tiver algum erro!palavras: 752

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Teatro e AtuaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora