◇Ramé◇ VIII

190 13 0
                                    

O que é Rame?

Ramé significa que algo é belo e tempestuoso ao mesmo tempo, que algo é caótico mas cativante, como uma conversa entre amigos, como o oceano, como as espécies, como os Na'vis, como a poesia, como o amor.

Ramé nasce no meio do caos: é coragem, amor e sonhos a realizar.  Ramé combina tudo o que te sacode e te acorda, o impulso que você toma para abrir suas asas e ousar voar.  A viver.

O Ramé está presente na beleza que se esconde nas menores coisas.  É um conceito de difícil tradução que se origina nas profundezas do Oceano Índico, do dialeto balinês, e cujo significado é a soma do caótico e do belo ao mesmo tempo, já que um não existiria sem o outro.

Por isso entendemos o Ramé como a própria vida, por ser belo e confuso;  é por isso que vemos Ramé na metamorfose de uma borboleta, porque é complexo e transformador;  percebemos o seu aroma na fúria de uma tempestade de verão e ela nos vibra em cada mudança que primeiro nos quebra e depois nos faz crescer.

Porque Ramé é o caos da beleza e da beleza que recompõe o caos.  Ramé é o que Ao'nung sente por Neteyam, aquele Omatikaya tão curioso, exemplar mas ao mesmo tempo tão desastroso quanto ele.  faz com que ele viva em um mundo que nunca está parado, está sempre girando em seu próprio eixo, girando as coisas como se não houvesse magnetismo.

Ao'nung encontrou sua mente cheia de tantas coisas, principalmente sobre o filho mais velho de Toruk makto, ele foi claro sobre seus sentimentos, assim como seu melhor amigo, como o Omatikaya, aquele Omatikaya que se apaixonou pelos dois Metkayinas. .

Ele ainda esperava que esse amor fosse momentâneo, porque ele honestamente sentiu que uma paixão por Neteyam seria Onsra (sentimento agridoce de que o amor não vai durar).
Não sentia o suficiente por ele, não era tão bom assim, paciente, gentil e tudo de bom que uma pessoa pode ser.  Ele não se sentia do agrado de seu grande amor, não como seu amigo Rotxo.

Tudo isso passava por sua cabeça enquanto observava as crianças Sully brincarem no mar, junto com a irmã.  Via-se que eles estavam se divertindo demais, ele gostava de ver isso.

Rotxo: ainda está pensando nisso?– Ao'nung pulou de susto, soltando um grito que fez todos os Na'vis verem– haha, desculpa, desculpa– sorriu divertido e sentou ao lado do amigo.

Ao'nung: ah... desculpe, eu estava distraído...- suspiro cansado

Rotxo: Percebi, 2 anos se passaram desde aquela guerra e você ainda pensa em neteyam – eu olho para o oceano, visualizando o nome nele.

Metkayina estava certo, há 2 anos ele pensa nos Na'vi e ainda não consegue se declarar corretamente, muito menos sabendo que seu amigo também gosta dele, ele pode ser arrogante mas mudou muito, agora ele era alguém que ele não apenas pensava em si mesmo como costumava fazer durante toda a sua vida.

A lua já podia ser vista cobrindo parte do sol, formando seu eclipse característico, tornando o céu uma cor roxa escura, as estrelas apareciam instantaneamente, seu brilho podia ser apreciado, assim como no corpo do Omatikaya que estava sentado à beira-mar .

Estando nessa posição, seus quadris se destacavam mais e sua cintura era mais fina, decorada com aquele cinto que o representava como um posto de guerreiro, com suas bolinhas brilhantes e outras escuras (sardas).  Eu não conseguia parar de olhar para ele, ele claramente sabia que Neteyam vinha aqui para pensar e relaxar de suas tarefas.
Ele sabia que ser um filho exemplar era desgastante, ele poderia se salvar de ser o Olo'eyktan de seu clã, mas não de ensinar e mostrar a seus irmãos como deveriam agir, reagir ou simplesmente viver suas vidas.

As regras costumam ser muito rígidas.  Mesmo assim, o Omatikaya parecia administrar muito bem sua postura e seguir as regras à risca, embora isso não desculpe que ele não possa se cansar.  O Metkayina caminhou até o Na'vi azul profundo e sentou-se ao lado dele sem dizer nada.

Neteyam: você vem para zombar ou ..– zombar?  É verdade, o futuro Olo'eyktan passou as últimas semanas zombando e pregando peças nos Sully.  Tudo para se distrair de sua frustração, para se distrair de sua Dor [(romeno).  Saudade de um ente querido).
Ele não conseguia evitar, crescia assim, mesmo tentando mudar, não conseguia totalmente e isso o incomodava.

Ao'nung: não... só estou aqui para te fazer companhia – disse ele, olhando para ele, o que ele evitou a todo custo – também venho pedir desculpas pelo meu comportamento.. – disse olhando para o mar , seu olhar parecia dizer a verdade, mostrando arrependimento e confusão ao mesmo tempo.  O Omatikaya notou isso e se apegou mais a ele, permanecendo em um silêncio que duvidou por alguns minutos, não era preciso falar para saber que estava perdoado.

Não era preciso falar para saber que suas almas se abraçavam pelas costas, não era preciso se separar para se verem no rosto e se amarem.  A noite era quente como seus corpos, a fricção entre eles era seu cobertor, os beijos sua comida, as carícias eram suas palavras e seu olhar era seu amor.  Naquela noite eles não chegaram em casa cedo como deveriam, mas não se importaram naquela mesma noite em que os dois na'vis se complementaram, esquecendo-se de todas as preocupações.

Esquecendo-se da outra Metkayina que estava perdidamente apaixonada pelo Sully mais velho, esquecendo que naquela mesma noite o mesmo homem foi à praia para ver o amor que o faz vagar.

□■□■□■□■□■□■□■□■□■□■□■□■□■□■□■

Muito curto para todo esse atraso, certo?
Desculpa, as lutas, os exames e as supostas mudanças me deram um bloqueio total, também uma conta foi bloqueada e até esqueci da existência disso.

➹▦apenas um ▦➹ (Rotxo, Neteyam e Ao'nung)Onde histórias criam vida. Descubra agora