ZÉ RUFINO VS SINHÔ PEREIRA

165 13 4
                                    


No ano de 1940, Lampião já havia morrido a 2 anos, sua cabeça e a de seu bando estavam sendo expostas em um museu. Dadá foi capturada pela volante, ela ficou inválida após ter a perna amputada e Corisco foi morto por Zé Rufino no dia 25 de maio. 

O bando de Lampião foi quase que completamente destruído e a era dos cangaceiros terminou... 

Porém haviam pontas soltas pelo nordeste, alguns pequenos grupos de cangaceiros estavam na ativa, então como solução o governo decidiu que aquele que se rende-se não seria morto, apenas preso, uma oferta tentadora para qualquer criminoso com a cabeça a prêmio. 

Era dia 14 de setembro, Zé Rufino, o maior caçador de cangaceiro cumpria o seu trabalho capturando mais um cangaceiro que decidiu não se render.

— Me larga seu fi duma égua, sabe quem tu tá prendendo?! — Perguntou o bandido enquanto o volante terminava de o amarrar. 

— Sei quem tu é não? Fala ae — limpou a poeira de suas mãos. 

— Sou o Lanterninha!!! — Gritou em uma mistura de orgulho e raiva. 

— Lanterninha?! Que merda de nome é esse? Os cangaceiros tão escolhendo alcunhas horrorosas mesmo... — Zé suspirou ajeitando seu chapéu. 

— Pior que isso é só o nome deu sua mã- — ao tentar ofender o volante, Lanterninha leva um forte chute na boca, perdendo quase todos seus dentes. 

— Nunca fale de minha mainha com essa boca podre, seu banguelinha — Rufino disse irritado — Botem ele na carroça, não to com paciência hoje não. 

— Ei chefe, tenho ótima notícias para o senhor! — um dos companheiros de Zé Rufino falou animado. 

— Desembucha logo

— Tem ótimas notícias, aparentemente em uma fazenda de Serra Talhada, um homi viu o Sinhô Pereira em uma fazendinha pequena junto de um velho — mostrou a carta enviada pela volante daquela região. 

Zé Rufino pega a carta rapidamente e começa a ler — Hmmm, são mais ou menos 2 horas de viagem a cavalo —  o volante acende um cigarro e o fuma olhando para o horizonte — E já vai escurecer...

— Podemos ir pegar ele agora a noite, se chegarmos de madrugada ele n vai conseguir lutar 

— Não o subestime, ele que treinou o Lampião, se falhar um pouco, ele pode matar todos... — Zé pensa um pouco e guarda a carta — descansem, partiremos amanhã a tarde. 

Os soldados de Zé obedecem às ordens, colocam o cangaceiro na carroça e partem para se prepararem. 

Em uma pequena fazendo, Sinhô Pereira estava deitado em sua rede, escutando rádio e bebendo uma xícara de café - Carmem Miranda é bom demais — Disse Alegre cantando junto com o rádio —  mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar. dá chupeta, dá chupeta, dá chupeta pro bebê não chora!

A cantoria é interrompida por uma bengala que acerta a cabeça do ex cangaceiro — AIAIA CACETE!!! 

— Seu marmanjo preguiçoso, ficou deitado a tarde toda enquanto eu trabalhava no sol! — um velho de pele escura, calvo e de roupas simples estava cheio de raiva. 

— Oh Senhor Antônio, não precisava dessa agressividade toda, quase que tu me mata — Pereira levanta da rede e desliga o rádio — Eu guardei todos aqueles sacos de farinha lá na casinha, hoje de manhã, minha coluna tá doendo. 

— Não tô nem aí vagabundo, cabra preguiçoso não come nessa casa! 

— Velhote, quem cozinha nessa casa sou eu... 

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: May 24, 2023 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Contos do CangaçoOnde histórias criam vida. Descubra agora