Os passos para construir a sua história

0 0 0
                                    

Do que uma história é feita? Você pode me dizer que é feita de ideias, motivos, diálogos e isso até faz sentido. Mas o que eu quero dizer é: do que o esqueleto de uma história é feito?

Eu vejo esse esqueleto como o de um humano, é estranho, eu sei, mas pensa nisso como uma metáfora.

Nosso esqueleto é feito de ossos, e mesmo que sejam iguais, feitos do mesmo material, existem formatos diferentes e eles também se estendem, se desenvolvem em direções distintas, assim como o esqueleto de uma história.

Antes de você ter uma ideia, você precisa saber como construir e desenvolver ela.

E por que você precisa fazer isso, você deve estar se perguntando.

Sair escrevendo tudo que vem à cabeça é bem mais fácil, não é? Mas e quando bate aquele bloqueio criativo, ou então você se perde no caminho da sua história, esquece o próximo evento ou nem sabe como desenvolvê-lo, ou então as escolhas que os seus personagens estão tomando, vai totalmente contra o que você apresentou sobre eles.

Você então agarra os seus cabelos e bate com a cabeça na mesa totalmente perdido, até encontrar esse mero livrinho de autoajuda.

Eu vou te pegar pela mão e te ensinar tudo que eu sei, não prometo que é muito, mas tenho certeza que deve te trazer uma luz.

Então vamos do zero.

Apenas uma ideia simples.

Pense em qualquer coisa que vem a sua cabeça.

Exemplo:

"João queria atravessar a rua, mas assim que ele via um carro, ele se sentia paralisado e não conseguia mover um músculo para sair do lugar. Ele sentia um medo irracional dos veículos que nem ele mesmo conseguia explicar, era como se eles tivessem olhos ferozes e bocas com dentes afiados, prontos para atacá-lo, assim que ele colocasse o pé na faixa de pedestres."

A primeira coisa que você precisa definir na sua história, é o conceito.

Qual é o conceito da sua história? Qual ideia que ela traz a mente das pessoas?

Ela precisa prender o público, começando pelo fato de não ser algo que nós já conhecemos.

Um exemplo é o Hannibal, um cara intelectual, estudado, que ajuda a policia a pegar psicopatas, e mesmo assim é um canibal.

E falando assim parece que é muito complicado, mas é até que simples.

Você pode fazer algumas perguntas para definir o seu conceito. 

O que acontece na sua história?

Sobre quem é a sua história?

Por que alguém vai querer ler isso?

Respondendo as perguntas com o exemplo que eu dei fica assim:

O que acontece na sua história? Um garoto não consegue atravessar a rua.

Sobre quem é a sua história? Sobre um garoto que tem medo de carros.

Por que alguém vai querer ler isso? Porque as pessoas também tem medo. Não é exatamente sobre carros ou atravessar a rua, mas pode ser sobre outras inseguranças, e elas gostam de ler sobre situações que também se adequam a sua vida.

Tendo essas perguntas respondidas, você já tem uma ideia sobre o que é a sua trama.

A trama.

Em resumo, a trama é sobre alguém que faz alguma coisa.

Ex.: Um garoto não consegue atravessar a rua.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 23, 2023 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

O guia definitivo para autores amadoresOnde histórias criam vida. Descubra agora