Capítulo 1°
Cabocla jurema filha valente de tupinambá, adotada pelo mundo, foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome; e cresceu forte, bonita e valente da noite e firmeza do dia. Corajosa, a Cabocla tornou-se a Primeira guerreira mulher da tribo, Pois a sua força e agilidade e Manejo das armas e da ciência da Mata, se tornara uma lenda por todo continente; onde contadores de histórias, aos pés da fogueira, falavam da índia de pena dourada, que era a própria mãe Divina Encarnada.
Nada causava medo na Cabocla ,ate que um dia ela encontrou seu maior adversário; o amor. Jurema se apaixonou por um caboclo chamado Huascar, de uma tribo inimiga chamada filhos do sol, que fora preso por uma batalha .
Os dias se passaram e o amor aumentava, pois o pior de amar não é amar sozinho e sim amar em retorno, pois exige do amado, uma ação em prol do amor. Pelo olhar o caboclo Huascer dizia :
"Oh doce Cabocla
Meu doce de cambucá
Minha flor cheirosa de alfazema
Tem pena deste caboclo
O que eu te peço é tão pouco
Minha linda Cabocla Jurema
Tem pena desse sofredor
Que o mal destino condenou
Me liberta dessa algema
Me tira desse dilema
Minha linda Cabocla Jurema. "Jurema que aprendera a resistir ao Conto do boto, ao veneno da Cascavel e da madeira, já resistira Bravamente a centenas de Emboscadas e que sentia o cheiro à distância de ciladas, não Conseguiu resistir ao amor que Fluía do seu peito por aquele Guerreiro. Observando o Caboclo Preso, ela viu nos olhos dele, as mil Vidas que eles passaram juntos, Viu seus filhos, o amor que os unia Além da carne e percebeu que não Foi por acaso, que ele fora o único Caboclo capturado vivo, e decidiu Libertá-lo, mesmo sabendo que Seria expulsa da sua tribo. Na fuga, seu próprio povo a perseguiu, e em Meio a chuva de flechas voando na Direção do caboclo fugitivo, foi Jurema que caiu, salvando o seu Amado e recebendo a ponta da Morte que era pra ele, no seu Próprio peito.
Conta a lenda, que o Caboclo Huascar voltou a terra do sol e Fundou um império nas montanhas Andinas e mandou erguer um Templo chamado Matchu Pitchu Em homenagem a jurema, onde, só As mulheres da tribo habitariam e Lá aprenderia a ser guerreiras Como a mulher que salvara a sua Vida. E no lugar onde a jurema caiu, nasceu uma planta rebusa e muito Resistente que dá flor o ano inteiro, Cujo formato exótico e o tom Amarelos alaranjado intenso Chamou atenção de todas as Tribos, pois tudo dessa planta Poderia ser utilizado, desde as Sementes, até as flores e o caule; e Porque as flores dessa planta estão Sempre viradas para o astro maior; Ela ficou conhecida como girassol.É a entidade mais reverenciada em Todos os terreiros, depois de Oxalá, Sua história começa aos sete Meses de nascida quando foi Abandonada por sua mãe e assim Acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá, jurema foi cacique de Sua tribo e ao desencarnar, veio a Terra na forma da grande Cabocla Jurema.
Jurema entidade de força, de Poucos risos, mas de um carinho Fora do normal.
A ela credita-se, varias falanges De caboclos, onde ela é a Comandante, são chamados eles De falangeiros da jurema.
E tem sua filha Jureminha que Responde também na linha da jurema.O Caboclo Tupinambá não tinha só a jurema como filha, ele teve mais duas filhas Jupira e Jandira. Prestam sua caridade em qualquer Casa de cultos de umbanda, Somente por caridade, não Admitindo cobranças por Consultas.
Sua legião é constituída de Grandes entidades espirituais, Espíritos puros que amparam os Sofredores, utilizando o processo De passes-curas através das ervas.
Normalmente, a Cabocla Jurema é Entidade chefe e quando está Trabalhando, atrai a presença, Vibração de todos as caboclas por Exemplo : jurema da Cachoeira, jurema das matas, Jurema da praia e jurema flecheira Etc, pois na realidade todas são Uma única vibração que trabalham Com os outro Orixás e seus Ambientes e elementos da Natureza.
ex:Lua,Sol,Mata,Chuva e Vento.Jurema trabalha dentro da Necessidade de cada pessoa, Transmitindo coragem e energia.
Tem sempre uma palavra de alento E conforto para aqueles que sofrem de enfermidades.
Ela nos ensina que a suportar as Dificuldades e nos dá coragem para Suporta-los.
Em qualquer lugar que você esteja, Quando o desespero tomar conta e A coragem lhe faltar, chame pela Jurema e sentira sua força a
Amparando você.Capítulo 2
Cabocla jurema, sendo igualmente uma entidade espiritual que trabalha na linha de Oxóssi, é uma "Cabocla", ou divindade evocada no Catimbó, cultos afro-brasileiros e mais prestigiada e respeitada na Umbanda. Entidade Guia-Chefe da linha de Oxóssi.
Existem várias dissidências desta entidade, sabendo que a maioria dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados a Iansã pois é sua vibração Original.
Existem ainda:Cabocla jurema da Praia-ligada com Iemanjá -caboclo sete pedreiras
Cabocla Jurema da cachoeira -ligada com Xangô -Caboclo Lírio
Cabocla Jurema da Mata - ligada com Ogum -Caboclo rompe mato
Cabocla Jurema Flecheira- ligada com Oxóssi-Caboclo sete-flechas
Cabocla Jurema do Oriente -ligada com Ibeji-Caboclo Cobra Coral
Cabocla Jurema Rainha-ligada com Oxalá -Caboclo Girassol
Cabocla Jurema Preta-ligada com Omulu/Abaluaiê -Caboclo Arranca-Toco
Cabocla Jurema da Lua -ligada a Oxum -Caboclo Sete-Montanhas
Cabocla Jurema Mestra-ligada Nanã-Caboclo Araúna
*Apesar de serem de outra linha , assumem como companheiros destas entidades.
Capítulo 3 °
Quando quiser agradar essa Cabocla, vá a uma mata limpa, estenda uma toalha verde de pano E coloque sobre ela um vinho tinto Doce (para Oxóssi), um coco verde (para Cabocla), substituído o líquido de dentro do coco por vinho com mel, enfeitado com fitas verde e vermelhas.
OBS: As frutas podem ser laranja, banana, manga, fruta de conde, goiaba etc..
As velas devem ser acesas fora da toalha, assim como o charuto e a cigarrilha.Capítulo 4
Oração à Cabocla Jurema
Nossa querida chefe de terreiro ! Saravá a Cabocla Jurema
Jurema, recebi seu recado
Aqui me tens atendendo o seu chamado de ante de ti, de joelho a teus pés, Rainha das Matas Virgem jurema, eu sei que és.
Irmã de Oxalá,
Filha de Tupã,
Da linha de Oxóssi,
E da legião de Utubatã.
Jupira, Jandira, Janaína e Iracema
É da falange suprema.
Da linda Cabocla Jurema,
Eu encontrei em Jurema,
A redenção da luz.
A beleza do poema,
Nas máximas de Jesus.
Amai vós tanto na vida.
Tanto quanto eu vos amei
Nesta Umabnda querida
Esta é a nossa lei.
Quem nesta tenda chegou,
O nosso mestre é o senhor.
Esta mensagem é fraterna,
Esta mensagem é de amor.
Salve o reino de Oxóssi,
Onde jurema é rainha,
Pois um homem sem amor é um morto que caminha.Saravá Cabocla Jurema!