Desde a infância, Daenerys foi mimada e recebeu tudo o que queria.Ela era vista como "a queridinha do reino" e considerada uma grande beldade.
Ela é uma garota de personalidade misteriosa e imprevisível, descrita como uma moça educada, refinada e sofisticada. Possui atitudes calculistas, manipuladoras e possui também senso de humor incomum.
Daenerys era muito amada, tanto por sua beleza quanto por sua coragem. Dany era selvagem quase desde o nascimento. Uma Targaryen até os ossos, ela era forte, bonita e obstinada.
Ela tem uma mente muito estratégica e é uma pensadora por natureza, chegando a conclusões muito rápido. Ela também é gentil, além disso, ela é sarcástica e carismática.
Ela era uma grande leitora, mesmo em uma idade precoce, falava muitas línguas, e tinha uma grande e misteriosa biblioteca, que lhe foi presenteada por seu pai no seu 6° dia de nome.
Dany também é habilidosa com as palavras; ela foi mostrada várias vezes para apresentar respostas espirituosas para algumas pessoas e qualquer um que a irrite.
Daenerys parece ser uma líder nata, capaz de usar um carisma esmagador para ganhar a obediência de grandes grupos de pessoas e usar isso a seu favor para alcançar seus objetivos, que passam a ser os de todos os seus aliados.
Apesar dos traços irredimíveis de Daenerys, ela tinha um lado mais suave, como visto em seu relacionamento com Smaug,Canibal e Moon, que Dany carinhosamente chamava de seus "bebês".
Se há algo que Daenerys adora, é um bom desafio, grande ou pequeno, e acredita firmemente que, com tempo e recursos suficientes, podem alcançar qualquer objetivo, e a sua capacidade de pensar estrategicamente e manter um foco de longo prazo ao executar cada etapa de seus planos com determinação e precisão torna-a uma líder poderosa. Esta determinação é muitas vezes uma profecia auto-realizável, uma vez que a Dany empurra seus objetivos com pura força de vontade, onde outros podem desistir e seguir em frente, e suas habilidades sociais significam que ela é suscetível a empurrar todos os outros com ela, alcançando resultados espetaculares durante o processo.
Se há alguém que a Daenerys respeita, é alguém que é capaz de resistir a ela intelectualmente, que é capaz de agir com precisão e tem qualidade iguais às suas. Dany têm uma habilidade especial em reconhecer os talentos dos outros, e isso ajuda tanto em seus esforços de construção de equipes (já que ninguém, por mais brilhante que seja, pode fazer tudo sozinho) e para evitar que Daenerys exiba demasiada arrogância e condescendência. No entanto,ela também possui a habilidade especial em apontar as falhas dos outros com um grau de insensibilidade.
A princesa Daenerys Targaryen apesar dos traços de sua personalidade, é muito amada pelos serviçais do castelo,pelos guardas, e por todos que circulam pelas sombras. Dany possui olhos e ouvidos em cada canto do castelo,cada sala,cada passagem e cada corredor.