O Ecossistema da Psique Humana
A mente humana é como um ecossistema, cada um com sua diversidade climática, geográfica, fauna e flora endêmica. Nem todos tem uma boa paisagem ou diversidade, como os "loucos" que assemelham-se um vulcão ativo, penhasco, fossa abissal... É um lugar caótico que poucos veriam beleza, aínda mantém vida as vezes hostil outras frágeis.
Pessoas com deficiências cognitivas ou que prejudica o desenvolvimento do cérebro são como um deserto, vale congelado, montanha de solo pobre e acidentado... Tem uma paisagem simples de poucas cores e formas, uma fauna limitada sem grande variedade, mas é da sorte de cada um, quem passa por isso normalmente não tem culpa, como o deserto não é responsável pela falta de chuva.
A mente de uma criança é semelhante a um campo de solo fértil e é nessa época que começa o plantio, se plantas flores há de colher flores se plantas trabalho infantil abusivo, violência sexual, bullying há de colher espinhos, mesmo uma bela floresta pode ser arrasada por um furacão, incêndio, praga... O que é belo pode deixar de ser em instantes mas se teve um solo bem cuidado, uma fauna forte, um clima favorável... Pode si erguer de novo ainda mais belo e resiliente, mas se o solo perdeu seus sais e minerais, sua fauna está doente, possui um clima volátil... Pode ficar arrasado envolto a uma penumbra, e por não ser belo afasta aqueles que podiam fazer florescer de novo.
Ansiedade, depressão, apatia, estresse, desapontamentos amorosos... Não falta poluição emocional, quem nunca sentiu que a sua cabeça estivesse pegando fogo? A dias que mal da pra respirar, talvez seja a fumaça dessa queimada, os olhos transbordam em rios mas e quando esse estão tão poluídos que essa água te envenena e aqueles que as provam, mas quando a fonte seca? Não há lágrimas, sentimentos, nada.
Se seu ecossistema está saudável faça o que puder para o manter assim, esses pontos verdes precisam ser conservados, um incêndio pode passar de uma floresta para outra, talvez para um pasto, os animais desses ambientes em degradação podem migra até você, então não jogue bituca de cigarro em campo aberto ou envenene as fontes da águas de alguém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Monólogo de um Diário, O Ecossistema da Psique Humana e Biblioteca
Historia CortaMonólogo de um Diário, O Ecossistema da Psique Humana e Biblioteca são as minhas primeiras criação, meus primogênitos.