AYLA.
Hoje o dia foi especialmente só do Bernardo, hoje ele tinha consulta com o pediatra, ninguém menos que o meu tio Davi. Ele é incrível como ser humano, mas é melhor ainda como pediatra!
Era a primeira consulta pós adoção dele e oficialmente ele era meu filho e filho do Corolla que hoje largou tudo pra acompanhar esse momento.
Davi: Então Lala, a gente não sabe o histórico de saúde dele e por ele ter a síndrome de down a gente tem que fazer tudo de novo pra ter um acompanhamento bem certeiro. - concordei com a cabeça - Então eu vou pedir hemograma, ecocardiograma, cariótipo, TSH e T4. - falou enquanto preenchia uns papéis que se eu não tô enganada, são as guias pra realização dos exames.
Corolla: Pra que tudo isso aí, Davi? Um só não dá pra ver isso tudo não? Vai doer nele? - perguntou todo acelerado.
Ayla: Tá questionando médico, Guilherme? É sério? - abri olhão pra ele e meu tio sorriu.
Davi: Ele tá certo em questionar e eu tenho obrigação de responder.
Guilherme: Se nós tem um filho que requer mais cuidado, eu tenho que saber como agir e se eu não souber e aí? - me olhou.
Ayla: E aí que se ele tá passando tudo isso de exame é porque tem um porquê. - falei óbvia.
Davi: Gui, o cariótipo é um exame que vai dizer mesmo sobre a síndrome de down, embora a gente já esteja vendo claramente que ele é portador, mas é necessário que se faça. Normalmente ele deve ser feito após o nascimento ou no primeiro ano de vida. O caso do Bernardo é que a gente não sabe se foi feito.
Guilherme: A família dele de sangue era bem humilde, não dá pra saber porque quem sabia dele mesmo já morreu.
Davi: O Ecocardiograma também se faz necessário porque cinquenta porcento de crianças com síndrome de down, apresentam cardiopatias. Caso o exame esteja normal, não vai ser necessário repetir, mas ele vai precisar ter acompanhamento com um cardiologista.
Ayla: Bem que você podia me indicar um, né? É mais conhecido do que moeda de 0,25 centavos. - ri.
Trato ele como 'tu' ou 'você' porque ele odeia ser chamado de senhor.
Davi: Tenho vários nomes em mente, não se preocupa. - sorriu - O hemograma é pra gente ver se tem alterações hematológicas, reações leucemóides, policitemia, leucemia, desordem mieloproliferativa transitória. O hemograma deve ser repetido a cada seis meses nos primeiros dois anos de vida dele e ao longo da vida dele apenas uma vez ao ano. - carimbou uma guia e foi preencher outra - TSH e T4 é função tireoideana, deveria ter sido avaliada ao nascimento, seis meses, mas é aquela velha história que a gente já conhece, ele já tem um ano e é necessário fazer e todos os anos também até o fim da vida dele. Existe o risco remoto dele desenvolver hipotireoidismo congênito e um risco maior de desenvolvimento de hipotireoidismo durante a vida dele. Avaliação com oftalmologista também é essencial, diagnóstico de glaucoma, catarata congênita pode acontecer. Otorrinolaringogista pros episódios de otite média.
Guilherme: Caraca, muita coisa né? - me olhou e olhou pro tio Davi novamente.
Davi: Nessa fase de zero a dois anos requer muitos cuidados mesmo, então daqui pra frente nós vamos ter muito trabalho com esse gatão do tio! Odontologista também é pra ontem, viu? Fonaudióloga pra estimular a fala, já que ele ainda só emite sons. Resumindo, ele vai passar em várias especialidades nesse primeiro momento, vai ser mais cuidado do que a velhinha gostosa da minha mãe e o meu velho pai muito brabo. Até nutricionista ele vai ter que ter! - continuou preenchendo e carimbando as folhas - Falando nos dois coelhos, como eles tão?
VOCÊ ESTÁ LENDO
DO JEITO QUE A VIDA QUER 3.
Fanfiction"Uma dupla explosiva muito perto do calor, perigosa é nossa vida e tão seguro é o nosso amor..." A família continua crescendo e agora a tendência dos cabelos da matriarca, Bibi Imperatriz, é ficarem brancos porque os netinhos cresceram. Vem conferir...