Contém neste livro 50 haikais.
Eu como escritor, tive minhas ousadias e misturei um pouco de terror neles.
Esse livro é considerado pra mim, minha primeira experiência é contato com esse gênero poético.
Caso você não saiba do que se trata os Haicais, leia a seguir o resumo da história do Haikai.O que é o haikai?
Haikai, Haiku, ou Haicai, é um gênero poético japonês. Originou-se no Japão no século XVI, mas acredita-se que ele é um desdobramento de outro gênero poético japonês chamado de (Waka).
A etimologia do Haikai deriva de dois
termos: “hai” - brincadeira - e “kai” - harmonia, tendo por finalidade ser um poema "Humorístico".
O Haicai possui três versos: o primeiro e o terceiro são redondilhas menores — versos de cinco sílabas —, e o segundo, redondilha maior — verso de sete sílabas. Portanto, é um poema objetivo e sintético.Esse estilo poético tem como maior mestre e desenvolvedor, Matsuo Bashō (1644–1694), foi poeta e samurai, que é considerado o criador desse estilo.
Quem abre a boca
sente os lábios gelados.
Vento de outono.
(Matsuo Bashō)Logo após vem outros haicaístas, como Yataro Kobayashi (Issa), Fukuda Chiyo-ni ou Kaga, Hidekazu Masuda Goga, Paulo Leminski, Millôr Fernandes, Helena Kolody e entre outros.
Apenas estando aqui,
estou aqui,
e a neve cai.
(Issa)Sobre o livro
Temas:
Morte;
Loucura;
Assombrações;
Problemas psicológicos;
Solidão;
Obscuridade;
Sobrenatural;
Mistério.Esses são os temas que distribui em
meus haikais, fazendo uma mistura
com a forma tradicional dele.
Trocando em miúdos, são haikais góticos.
Os haikais estão estruturados na forma tradicional, ou seja, os versos seguem com as 17 sílabas poéticas, na mesma ordem que foi mencionado lá na introdução.Deixei as palavras fluírem sem nenhum medo de repeti-las em outros versos, pois é impossível resistir a essa emoção que o Haikai traz. Ele faz qualquer adulto, torna-se criança novamente.
Como diria o escritor Graciliano Ramos: "Brinque com as palavras".
Apesar da introdução das características góticas no poema, eu também deixei alguns deles se misturar com o tema humorístico, isso tornou tudo mais engraçado e divertido na hora de escrevê-los.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tao
Poetry50 Haiku na temática gótica. Um livro espontânea de haikais, assim como o Tao (caminho), os pensamentos e ações desse pequeno livro surgiram de acordo com a natureza. *26/10/2023 * 2:00 AM