Entre duas Etnias

14 2 0
                                    

Eu sou Edgar Poeira Mandandi,  nascido aos 29 de Março do ano 2000, Em Angola província do Cuando cubango município de Menongue   Filho de Mateus Mandandi e de Fernanda Wandi.

Bem não sei como fazer isso direitinho,  mas o que me levou a escrever essa história foram os momentos em que eu passei estando entre duas culturas,  na qual as mesmas são conhecidas por não se darem bem falo propriamente dos Nganguelas ( Vanganguela ) um grupo étnico do sul de Angola,  Conhecidos por serem muito complicados e não aceitarem a evolução do Mundo ou seja são conhecidos por serem reticentes, e tem o grupo étnico dos Umbundos tribo localizada no planalto central de Angola , conhecidos por serem acolhedores , e pacificadores e inteligentes.

         Agora que apresentei algumas características dessas duas etnias  , vou falar do que eu vivi e aprendi,  meu Pai o Nganguela e a minha mãe a Umbundo,  eu começo por dizer que o meu pai foi um Nganguela diferente eu acho é porque no tempo colonial ele andou com "brancos"  e com pessoas de outras regiões,  e isso fez dele um Nganguela diferente dos outros,  eu digo que os Nganguela carregam uma maldição,  eu lhes chamo de " clã Uchia" digo que carregam uma maldição porquê ?

Porque enquanto em vida meu pai além das várias profissões que ele teve , que não vou mencionar aqui porque nem eu sabia direito,  vão entender o por que disso mais tarde , mas enfim depois do meu pai ficar reformado e ser um dos primeiros habitantes de um dos bairros da cidade de Menongue,  e devido às amizades que ele coletou em vida não sei se digo se foi sorte ou azar da vida dele uma dessas amizades dele tornou se Rei de Menongue o "famoso rei Mwene Vunongue" Ele viu que o meu pai era conhecido na cidade de Menongue por alguns feitos dele , O Rei escolheu meu pai , o sr. Mateus Mandandi para ser o "Regedor da cidade " conhecido por ser o comandante dos " Sobas"   a nossa casa estava sempre cheia algumas pessoas vinham para resolver problemas de acusações de feitiçaria e outros nem por isso , mas oque eu mas constatei foi o povo Nganguela a famosa família do meu pai e notei muitos comportamentos parace que o povo Nganguela não têm perspectivas de vida , as vezes fico mesmo com eles a conversar,  e tu notas que as conversas são de pessoas sem sonhos e de pessoas limitadas, outro problema que notei é que se tu fores rico e na tua família morrer alguém tu serás o feiticeiro da família,  e se tu estudares o bastante vão te dizer que esse está a se sentir superior,  e todo Nganguela que anda com Nganguela tem um e único fim , que é ficar viciado em bebidas alcoólicas e ter muitos filhos e ficar sem condições de os sustentar,  existe bons Nganguela mais aqueles que andam com pessoas de outras tribos , isso por que eles ganham uma perspectiva de vida , ganham sonhos e ambições.

        Os Umbundos são conhecidos por sua agricultura de subsistência, habilidades artesanais, sistema de parentesco matrilinear, música e danças tradicionais. Eles também têm uma forte crença em ancestrais e espiritualidade. Eu digo que os Umbundos são abertos o que eu mais gosto deles é que eles são trabalhadores e gostam muito da terra " agricultura " e vejo isso na minha mãe a dona Fernanda Wandi falando dela um pouco antes da se reformar  ela foi professora de Educação moral e cívica e depois passou a fazer parte da inspecção da educação eu acho que é isso foi um dos factores de que eu não tivesse comportamentos desviantes na minha adolescência não sou perfeito mas eu nunca levei problemas em minha casa porque eu nunca vi a minha mãe a faltar com respeito em outras pessoas e cresci com isso, de que isso de faltar respeito nas pessoas é mal,  mas enfim o assunto nesse momento não sou eu , continuando sobre a paixão que a Umbundo da minha mãe sente pela terra ,a dona Fernanda Wandi minha mãe desde sempre amou agricultura e vi isso porque nós tivemos sempre hortaliços em casa lembro bem enquanto meu pai estava doente minha mãe sempre estava na fazenda a fazer de tudo pra trazer sempre abóboras e outros produtos para o meu pai , mas a família do meu pai os ditos Nganguelas nunca entenderam isso .

  Eles diziam sempre com marido doente como é que ela vai nas lavras , isso é brincadeira , e coisas do género eu ouvia aquilo e ficava calado porque se eu contar isso pra mãe isso será um grande problema,  com o passar do tempo meu pai morre isso no dia 18 de Abril do ano 2020 lembro que ainda estávamos em tempo de pandemia "Covid 19"  e lembro bem disso porque eu estava presente quando o meu pai deu o seu último suspiro eu estava com ele no quarto com a minha mãe e um tio.

         

        

Entre duas Etnias Onde histórias criam vida. Descubra agora