Muitas vezes nos questionamos se toda dor realmente importa, se viver realmente importa, isolados em cubos que comprimem pensamentos, liberdade e amor. Vivemos em um lugar que a liberdade de expressão é prometida e justamente o contrário é estabelecido. O ódio se tornou algo tão comum, que hábitos, diálogos e até a forma de nos expressarmos é irrelevante. Olha, viver realmente importa, é preciso saber que independentemente da sua religião ou crença, é necessário ter fé na própria caminhada e na própria vida. Viver é algo que muitas pessoas não fazem, a maioria apenas existe, e dentro de seus próprios cubos ou das suas gaiolas mentais, estão escondidos talentos, futuros de sucesso e possibilidades infinitas de se viver. A dor, o sofrimento, podem ser constantes, e isso acaba fazendo com que várias pessoas questionam: "qual o motivo de isso acontecer comigo? Eu mereço isso?". E com isso, vem a ideia de suicídio. Mesmo que tudo nessa vida seja passageiro, é melhor aproveitar essa passagem com vigor, e tentar encontrar finalmente o propósito da vida. A maioria das pessoas são felizes até que a felicidade se torna um objetivo constante.
O que é o propósito da vida? Não existe uma resposta fixa pra isso, pois cada propósito é criado de acordo com cada indivíduo. O objetivo de Kobe Bryant certamente não foi o mesmo de Sun Tzu, cada pessoa é capacitada para aquilo que foi escolhida. O destino é modificado de acordo com cada passo seu, eu posso escolher entre tentar me matar hoje, ou tentar escolher aprender algo novo amanhã, e as vezes esse algo não é você que escolhe, mas é o que a vida te propõe, seja através da dor que pode se transformar em aprendizado, ou apenas em algo que lhe chamou a atenção, e vem também em forma de situações. Independentemente disso, só você pode escolher o que vai acontecer, deixar a dor te dominar ou transformar isso tudo em aprendizado e seguir em frente para deixar o mundo girar. Não pense que sua vida vai mudar da noite para o dia, pode demorar décadas, mas é assim que funciona, com um passo de cada vez.
Não posso dizer que estamos no mesmo barco, alguns estão em cruzeiros, alguns em barcos grandes, alguns com canoas, outros com botes e alguns apenas nadando por conta própria. Aquele que já está aconchegado em seu grande navio não vai ter muitos motivos de fazer brilhar novas oportunidades. Mas aquele que está nadando conquistará mais força e mais motivos e objetivos para se conquistar, para lutar. Uma pessoa que não teve que sangrar os pés e andar descalço, não saberá dar o mesmo valor em calçados confortáveis e um descanso pleno. Mas a vida não deve se basear em sofrimento como algo romantizado, por isso é necessário saber que todos precisamos de descanso e merecemos sim uma vida boa. Mas não é possível conquistar esse aconchego apenas sonhando, e sim, é necessário alcançar a glória apenas largando a vida de fantoche do sistema, e correr atrás mesmo que haja muitas pedras no caminho. Para conquistar e comandar um império, não se pode ficar satisfeito sendo apenas um mero soldado.
Se me perguntassem o que eu aconselharia para o meu eu do passado, eu responderia que eu não diria nada, pois tudo o que eu passei, mesmo tendo sido um sofrimento enorme, foram as dores e socos que eu levei pra poder me fortalecer e ser o que eu sou hoje. Porém, eu não quero que a dor seja algo necessário pra toda vida, aproveite sempre que você puder buscar mais experiência, mais conselhos e mais sabedoria para não quebrar a cara, tente evitar ao máximo as burradas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pequenas Reflexões
Non-FictionApenas alguns pensamentos vivos e mortos sobre tudo o que vem pela cabeça