O discurso do desenvolvimento humano

0 0 0
                                    

Astarco estava em um teatro grego, que estava vazio. Enquanto observava as colunas de pedra, ele via neste lugar singelo algo verdadeiro e gratificante. Então ele começou a discursar para si mesmo:

"O homem é um ser em constante transformação. Se o homem não se desenvolve, ele não pode amadurecer. O amadurecimento vem da soma de experiência e conhecimento prático. A maneira como o indivíduo vê o mundo e interage com ele determina o quão potente é a qualidade do seu amadurecimento."

Astarco então olhou para frente e viu algumas pessoas sentadas. Então ele continuou:

"Se um homem se desenvolve pela razão, ele estará completo. Pois com a razão vem o controle das emoções. Um indivíduo bem relacionado com suas emoções e com domínio sobre elas pode se desenvolver de maneira integral. O desenvolvimento humano ocorre de maneira passiva e ativa, desde o momento em que o indivíduo consegue estabelecer a razão. Portanto, o controle de suas emoções e o domínio de um pensamento racional devem ser estimulados na primeira infância. Uma criança cujo pensamento racional, assim como as virtudes e valores positivos, é muito bem estimulada, tende a ser um indivíduo útil à sociedade, controlado por natureza e bem evoluído como cidadão."

O desenvolvimento humano depende de diversos fatores, mas os principais são o ambiente e o exemplo. Pois um ambiente saudável, seja mental, sentimental ou de caráter saudável, ou seja, limpo, organizado e controlado, estimula positivamente os indivíduos a seguirem o mesmo exemplo. Vale ressaltar que o indivíduo é um espelho onde reflete aquilo que mais almeja, ou seja, todas as suas ações e atitudes são tidas como exemplos representativos e ícones. Um indivíduo que vive com um homem imoral dificilmente terá as virtudes estimuladas, pois lhe faltam referências. Todo indivíduo é passível de exemplos, portanto, é muito mais simples aprender as coisas da vida com exemplos práticos, assim como ocorre com as virtudes e valores.

Astarco então parou e um homem então disse:

"Como podemos nos desenvolver mais rápido?" Astarco sorriu e respondeu:

"Não existe tempo, o tempo é uma ilusão, pois o homem quer antecipar os movimentos do divino. Um homem bem desenvolvido conhece o tempo natural. Ele sabe que cada ser precisa de um tempo natural, e este tempo não pode ser contado. Claro que ambientes e estímulos positivos, bem como a regularidade e os ritos diários, podem avançar o indivíduo. Porém, ele não será um adulto até romper a infância. Não podemos acelerar o tempo natural como fazemos com o tempo humano. Sim, vos falo que o tempo no qual o homem tem um mínimo de controle é um tempo diferente. Nós podemos, com adubo, fazer uma planta crescer mais rápido, mas não podemos fazer uma semente virar uma árvore ou fazer um pintinho dar um ovo. Pois o tempo natural é o tempo real. O tempo humano pode ser acelerado, e o mesmo vale para o desenvolvimento humano. Não podemos medir este tempo também, pois faltam referências reais. Eu tenho 75 anos, mas não consigo determinar quanto tempo eu levaria para desenvolver minhas inteligências o dobro do que as tenho hoje."

Outro homem com roupas mais nobres se levantou e disse:

"Mas então me diga, por que algumas crianças são mais maduras que outras, mesmo em uma família igual, cujo tratamento é igual, cujos estímulos são iguais, cujo o controle de suas vidas é igual? Por que elas se desenvolvem de forma diferente?" Astarco olhou para o homem, pensou enquanto seu oponente comemorava, e então vociferou:

"Nós somos maiores internamente do que em nossos corpos. Dentro de cada indivíduo caberia a Grécia e ainda sobraria espaço. Cada mente neste mundo é única, portanto suas ferramentas para analisar o mundo também são. Você pode ser meticuloso e contar quantos grãos dará para seus filhos, mas não pode interpretar se suas barrigas ficarão satisfeitas. Eu digo que mesmo um ambiente igual pode gerar indivíduos diferentes, pois dentro de cada um de nós temos ferramentas e personalidades diferentes. Assim, eu digo, somos pessoas únicas, e existe algo na mente que não pode ser completamente padronizado. Eu não sei bem o que é, mas estou satisfeito em dizer que é a alma." O homem sentou e outro disse:

"Eu pergunto ao mestre: um homem bem desenvolvido pode criar outros indivíduos desenvolvidos?" Astarco respondeu calmamente:

"De fato, homens bem desenvolvidos tendem a repetir seus estímulos nos filhos, mas eu digo que o verdadeiro sábio reconhece que não pode controlar tudo. Algumas condutas e estímulos podem gerar indivíduos bem afortunados, porém eu advirto que o indivíduo é muito maior e mais complexo. O sábio reconhece isso e procura fazer o melhor para despertar o melhor de cada um, seguindo os valores e as virtudes. Vale ressaltar que cada um tem ferramentas mentais únicas, portanto alguns estímulos podem ser menos interessantes que outros. Da mesma forma, os vícios podem ser maiores que outros." Os filósofos pensavam e questionavam os ditados de Astarco, e o velho concluiu seu discurso dizendo:

"Senhores, seguindo meu raciocínio, vejo que para um desenvolvimento saudável é necessário que as virtudes, valores e racionalidade sejam estimulados com parcimônia e equilíbrio. Todas as habilidades precisam ser apresentadas, ainda que as inteligências sejam bem recebidas de maneira singular, já que o indivíduo pode ter mais destaque em determinadas áreas. Tal fenômeno pode ser gerado pelo pressuposto de que as ferramentas mentais de cada ser são únicas, assim como a maneira como ele enxerga e interpreta o mundo. Creio que todos concordam que o conhecimento e a busca pelo entendimento do Ego são formas de desenvolvimento. Também creio que cada indivíduo tem um tempo de maturidade, e que, ainda que o homem seja estimulado, ele pode não amadurecer na mesma velocidade. Mas com certeza será mais saudável e humano. No fim, o desenvolvimento humano é uma tarefa rumo ao objetivo de ser mais humano e alcançar patamares e ideias maiores e mais sublimes."

Os discursos de Astarco Onde histórias criam vida. Descubra agora