Olá!
Sou Rogério Stefannello, tenho anos casado, pai, membro e diácono da Igreja Presbiteriana do Brasil Cidade Salmen em Rondonópolis.
Hoje eu quero falar sobre os 365 dias de oração...-Você quer dizer que devemos orar todos os dias?
Sim!!
-Por que devemos orar todos os dias?
-Por que a oração diária é tão importante?Para os seguidores de Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador, a oração é a melhor maneira de nos comunicarmos com o SENHOR.
A oração é o veículo para o diálogo diário, com aquele que nos criou.
A importância da comunicação diária através da oração não pode ser desprezada.
A oração é tão importante que chega a ser mencionada mais de 250 vezes nas escrituras.
Mas irmão Vagner....
-Por que a oração diária é tão importante?
▪️Primeiro:
A oração diária nos dá a oportunidade de compartilhar todos os aspectos de nossas vidas com o SENHOR.
Mas irmão Vagner....
-O SENHOR não sabe de todas as coisas?
-Ele não é Onisciente e Onipotente?
Sim...ele é, mas vamos lembrar que lá no Edén o SENHOR sabia que Adão havia pecado contra, e o SENHOR em sua infinita misericórdia desejava que Adão confessasse sua falha.
O SENHOR deseja que nossas bocas anunciem a Ele aquilo que está dentro de nós!
É um sinal de adoração, pois colocamos para fora aquilo que está dentro de nós e que já é do conhecimento do SENHOR.
Essas coisas tem um grande valor....para nós!
▪️Segundo:
A oração diária nos dá a oportunidade de expressar nossa gratidão pelas coisas que Ele fornece.
Nossas bocas devem confessar a nossa gratidão, para que assim outros venham a entender o quão grande é aquele que está com nós!
▪️Terceiro;
A oração diária fornece a plataforma para confessar nossos pecados e pedir ajuda para superar esse pecado.
O SENHOR sabe dessas coisas, mas é inevitável que quando fazemos isso, nos sentimos mais leves, pois sabemos que alguém nos ouve e nos atenderá segundo a sua vontade.
▪️Quarto:
A oração diária é um ato de adoração e obediência a Ele!
▪️Quinto:
A oração diária é uma maneira de reconhecer quem está realmente no controle de nossas vidas.Vamos dar uma olhada em cada uma dessas razões importantes com mais detalhes agora e eu creio que depois disso, o seu desejo em orar ao SENHOR crescerá dentro do seu coração.
A oração diária nos dá a oportunidade de compartilhar todos os aspectos de nossas vidas com Deus. As circunstâncias da vida mudam diariamente e muitas vezes nos atingem de uma forma inesperada e as vezes extremamente dolorosa. As coisas podem mudar do bem para mal em um tempo muito curto.
A nossa fé é provada as vezes de uma forma terrivelmente inesperada. Foi o que aconteceu com Abraão e a resposta dele foi essencial ao personagem.
Deus nos chama a trazer nossas preocupações a Ele para encontrarmos disposição e benção que podem vir dEle.
Em alguns aspectos as nossas orações podem até não ser atendidas da forma como imaginamos, mas o SENHOR está agindo dentro de nós de outra forma.
Sempre há uma resposta!!
Nós é que as vezes não queremos enxergar.
Ele também nos chama a compartilhar nossas alegrias e triunfos com Ele.
O SENHOR quer fazer parte de nossas alegrias, pois Ele é a origem dela.
Eu diria até que a nossa alegria é o SENHOR!!
Ele nos convoca a invocar o nome dEle:
▪️Jeremias 33
3. Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
Deus quer que o invoquemos para que Ele possa responder a nossas orações.
É a forma de participarmos dela!
Ele também quer compartilhar conosco as bênçãos incríveis que, de outra forma, teríamos perdido, se não tivéssemos nos aproximado dEle através da oração.
▪️Tiago 4
8. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros.
Deus quer que estejamos perto dEle em todos os momentos.
A oração nos coloca na presença do SENHOR.
A oração diária nos dá a oportunidade de expressar gratidão pelas coisas da vida, que O SENHOR nos fornece.
Não é segredo que devemos agradecer ao Senhor por todas as coisas que Ele fornece, e por todas as coisas que faz em nosso favor. Seu amor e bondade por nós devem ser reconhecidos diariamente.
▪️1° Crônicas 16
34. Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre
▪️Salmo 9
1. Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
Oramos diariamente para reconhecer Sua fidelidade e Sua abundante provisão em nossas vidas diárias.
A oração diária fornece a plataforma para confessarmos nossos pecados e pedirmos ajuda para nos arrepender desse pecado.
Temos que começar encarando o fato de que todos pecamos diariamente quer reconheçamos isso ou não.
-Então, como seguidores de Jesus Cristo, o que nós devemos fazer?
Orar sempre, como nos fala 1° Tessalonicenses 5.17
Além disso, as escrituras deixa muito claro outras coisas que podemos fazer através da oração.
▪️Salmos 32
5. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
Confesse ao SENHOR, para o bem de você mesmo, o que Ele já sabe, e faça-o diariamente.
O tempo diário de oração é um ótimo lugar para entregar nas Suas mãos os efeitos debilitantes do pecado. Ele nos ouve!
Muitas vezes, os cristãos andam com pecado ainda não confessado e isso dificulta a sua relação pessoal com Jesus Cristo, pois devemos humildemente nos submeter ao SENHOR e pedir perdão em oração. Outro elemento importante da oração diária, é pedir a Deus por forças para nos arrepender de nossos pecados.
Precisamos de força para isso!
Somente Deus pode nos ajudar a nos separar de nossos pecados e, para que assim seja, Ele precisa ouvir nosso clamor de arrependimento. A oração é a forma perfeita para isso.
A oração diária é um ato de adoração e obediência a Ele.
Talvez nenhum outro versículo das escrituras melhor sintetizem por que devemos orar diariamente, do que o texto de 1° Tessalonicenses 5
16. Regozijai-vos sempre.
17. Orai sem cessar.
18. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
É a vontade de Deus que seus filhos, os eleitos do SENHOR se regozijem com Ele, orem a Ele e deem graças a Ele.
Orar sem cessar significa simplesmente que devemos fazer da oração um hábito regular que nunca paramos de fazer. A oração sem cessar é um modelo de vida de adoração ao SENHOR.
A oração também é um ato de adoração porque, orando a Ele, estamos mostrando o quanto O adoramos.
Adore-o!
A oração diária também é um ato de obediência que traz alegria ao SENHOR quando vê Seus filhos seguindo os Seus mandamentos.
Obedeça-o!
A oração diária é uma maneira de reconhecer quem está realmente no controle de nossas vidas.
Como cristãos, sabemos quem está realmente no controle.
Deus é soberano.
Nada acontece sem que Deus o saiba.
▪️Isaías 46
9. Recordai-vos dos acontecimentos passados há muito tempo, porque Eu Sou Deus e não há outro! Sim, somente Eu Sou Deus e nada nem ninguém a mim se compara!
10. Desde o princípio anunciei o futuro, desde a antiguidade, aquilo que ainda não acontecera. Eu afirmo: O meu propósito será realizado, certamente farei tudo o que me apraz.
▪️Daniel 4
17. E esta sentença é, pois, proclamada por sentinelas; os seres angelicais declaram o veredito, a fim de que todos os que vivem saibam que Elah, o Altíssimo domina sobre todos os reinos dos seres humanos e os dá a quem quer, e quando deseja; e pode decidir colocar no poder o mais simples dos homens!
O SENHOR é soberano sobre tudo e sobre todos. Ele merece nossa adoração e louvor.
▪️1° Crônicas 29
11. Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.
Deus é o nosso grande Rei e, como tal, controla todos os aspectos de nossas vidas. Oremos para que os nossos planos e projetos estejam convergindo para os propósitos do SENHOR.
Que o SENHOR nos amolde aos seus propósitos.
Cada dia devemos reconhecer seu lugar apropriado em nossas vidas com humildade e com uma reverência reservada a um rei tão grande e incrível.
O SENHOR é tudo isso!
Além disso, a oração é algo que todos devemos querer fazer diariamente. O SENHOR colocará esse querer dentro de você!
Para muitos cristãos, pode ser um desafio se humilhar na oração diária. Para aqueles que têm andado com o SENHOR por muitos anos, a oração diária pode ficar obsoleta e sem convicção ou reverência. Quer um crente seja um recém-convertido ou não, a oração sempre deve ser considerada a melhor maneira de falar com Deus. Imagine não falar com um ente querido ou com um amigo íntimo.
-Quanto tempo duraria o relacionamento?
A oração diária com Deus é uma comunhão diária com o nosso Pai celestial.
É realmente surpreendente que Deus deseja ter comunhão conosco, sendo nós quem somos diante dEle.
De fato, o salmista pergunta:
▪️Salmo 8.4
4. pergunto: Que é o homem para que com ele te importes? E o filho de Adão para que venhas visitá-lo?
Somos nada, mas mesmo assim Ele nos ouve!
A oração diária é uma boa maneira de entender essa incrível verdade e o maravilhoso privilégio que Deus nos deu.
Por fim, não estenda a sua oração com palavras difíceis tentando embeleza-lá.
▪️Mateus 14
30. Todavia, reparando na força do vento, teve medo, e começando a afundar, gritou: “Senhor! Salva-me!”
31. Jesus estendeu imediatamente a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?”
▪️Senhor! Salva-me!
A oração mais poderosa é aquela que nasce dentro de nós de acordo com a necessidade mais crucial de nossas vidas.
-É qual é essa necessidade?
A mesma de Pedro!
SENHOR! Salve-nos!-Oremos diariamente então?
VOCÊ ESTÁ LENDO
365 dias de oração
SpiritualTodos os dias nós vemos inúmeras pessoas falarem sobre a oração e os benefícios dela em nossas vidas, mas quais seriam esses benefícios. Deus, nosso amoroso Pai deseja que nos comuniquemos com Ele por meio da oração. Ele sempre nos ouve quando oram...