O Futuro Do Viva La Escrita

152 39 34
                                    

Olá povo e pova, Joy aqui!

Bem, acho que não é novidade que eu utilizo muito do ''recurso'' da carta aberta para falar com vocês sobre assuntos ou acontecimentos importantes. Como estou no comecinho dessa carta não sei o tamanho dela, mas fico preocupada porque hoje em dia as pessoas parecem estar com preguiça de ler, e falo isso com certeza e chega a ser estranho não? ''Preguiça de ler'' considerando que estamos dentro de uma comunidade de leitura. Acho que se você gosta deste projeto, creio que até o final você vai ler.

    Eu vim falar sobre o futuro do Viva La Escrita, principalmente em relação aos concursos, e como de praxe, abrir um pouco do meu coração com vocês.

      Bem na pandemia eu tive a coragem de fazer um concurso após uma decepção com o que...Com concurso gente (risos), chamei a Ester, que tinha mais experiência do que eu, falei para ela como eu queria o concurso, como ele seria feito, como seria a cultura do projeto e eu juntei meus conhecimentos da minha faculdade de Letras Inglês e coloquei a mão na massa. Tive a sorte de conhecer a Nicole, formada em Letras e tem muita experiência, que aperfeiçoou a ideia de Feedback qual tenho um ciúmes enorme, porque eu tenho noção do quão único é o estilo de Feedback do Viva. Juntei e conheci mais um pessoal que são clássicos do Viva, que estão desde o primeiro concurso como o Sancotta e Ana.

    O que acontece é que o cenário atual não me deixa nada feliz com o nicho de concursos. Tivemos problemas com outros concursos, ou então, ficamos sabendo de participantes que apesar de aceitarem participar de concurso, não gostam do que recebem, sendo que pontuação é algo que faz parte do jogo para sabermos um top 3. Tudo por essa comunidade anda inflada e eu sinceramente estou saturada de ver o negativo sobrepor o positivo. Eu fico uma mistura de sentimentos de cansada, triste, raiva...Leio uma coisa aqui e ali e penso ''Cacete, essa pessoa tá muito que delirando das ideias sobre isso.'' E sobre essas coisas que eu leio, nem é sobre o Viva pessoal, mas eu fico ainda chocada sabe? Um lado meu pensa ''Se isso for direto pra mim ou pro Viva eu ia me defender.'' Tipo...Papo de benefícios, panela? Gente quem me dera eu tivesse benefício por aqui, e eu nem sei dizer que tipo de benefício é porque eu não tô aqui ''monetizada'' e não, meu perfil pessoal JoyceSW não tem lá tantas leituras, pelo contrário, eu sou uma pessoa normal que só tem visibilidade quando as pessoas querem me dar atenção seja por um assunto polêmico ou não. Sem contar que o Viva é focado em visibilidade coletiva, e não singular, ou seja, acreditamos que para alcançar novos ares, é necessário dar as mãos.

   Digo...Se existe mesmo uma máfia de concursos, me chamem '-'

    Com tudo isso que aconteceu e vem acontecendo, isso que nem citei as desavenças entre equipes e como o pessoal parece que não sabe agir como adulto, ano que vem, vai ser o último concurso Viva La Escrita. Vou realizar meu sonho de estética e tema para o concurso e não vou mais investir meu tempo, esforço, conhecimento, boa fé e usufruir de ótimos talentos que conheço de avaliadores com concurso em que pessoas mal lê regras, que reclamam de seguir regras sendo que ninguém é obrigado a participar, que reclamam de seguir uma equipe que está fazendo avaliação de graça. Fazer concurso quando um ADM leva isso à sério demanda muito tempo e controle de organização e nem isso é admirado, muito menos respeitado.

     Eu não tenho retorno por aqui, e não falo do retorno financeiro, falo do retorno do engajamento para o perfil, não temos participação dos demais do concurso em Talk Viva, entrevista. Se tenho, eu diria que é 2%, e falo com toda certeza do mundo porque eu sou muito observadora. A falta de interesse vem mascarada de muitas formas.

    Em suma, com eu não tenho o retorno, nem o básico do retorno, ano que vem, digo e afirmo que será o último ano do Viva fazendo concursos, e então, o rumo do perfil permanece em ser um perfil voltado para escritores e escritoras independentes com serviços acessíveis, workshops e dicas de escrita e literatura, além das parcerias com outros perfis. Nossa última edição de concurso vai ser maravilhosa e vamos terminar na melhor e não na pior.

    Queria deixar claro que isso não tem nada a ver com uma decisão que reflete problemas internos do Viva, altos e baixos são normais, e se você souber lidar com os problemas nem sempre eles viram grandes problemas. Na verdade, tenho um pessoal maravilhoso comigo esse ano. Como ADM eu também tenho um olhar atencioso para com a equipe e tento arrumar um equilibro entre participantes e equipe. Sem uma equipe nenhum concurso anda para a frente. 

    Por fim, peço que entendam essa decisão e reflitam também. Fica aqui meu Viva aos concursos não oficiais, os sérios, os organizados e os esforçados, que mesmo perante algum erro, ainda tem a coragem de falar onde errou e soube continuar tentando não cometer o mesmo erro novamente. E mais um Viva para os bons avaliadores, os que tem experiência e aqueles que estão no início de suas jornadas apredendo na prática o ato de analisar obras, sei que esses tempos vocês tem andado em gelo fino, mas se buscam melhoram, vocês tem meu apoio, e no que eu puder ajudar com tudo que sei, ajudarei.

Joyce. 

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Apr 15 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Carta aberta e aviso : O Futuro do Viva La EscritaWhere stories live. Discover now