Logo no primeiro mês de 2019, uma tragédia do rompimento de uma barragem em Brumadinho, município de Minas Gerais, deixou a população brasileira deslocada. Como consequência, o evento trouxe a morte de centenas de pessoas inocentes. Nessa época, essa catástrofe acabou me fazendo parar para refletir sobre como a vida humana é frágil e, assim, levando-me a colocar esses pensamentos e ideias em um simples papel. Assim, surgiu um dos meus primeiros poemas, "Sensíveis", quando tinha apenas 11 anos de idade. Ele foi a razão pela qual me apaixonei pelos versos e, por conta disso, é a primeira poesia deste livro.
Esse estilo de texto me ajudou muito ao longo da vida pois a poesia é libertadora. Ela lhe ajuda a se livrar de gigantescos fardos que carrega no fundo da alma. Expressando-se de forma relativamente simples, você cria algo magnífico de se ler e apreciar por meio dela.
A primeira parte deste livro contém poemas com uma visão mais esperançosa e otimista do mundo ao meu redor e talvez não tão profunda sentimentalmente quanto àquela apresentada na segunda parte. Escrevi-os entre 2019 e 2020, antes da puberdade me atingir com força.
Na segunda parte, os poemas visam retratar meus sentimentos mais densos, sendo eles sobre o lugar que vivo, sobre minha gatinha de estimação ou, até mesmo, sobre minhas dolorosas angústias, advindas dos obstáculos que passei a enfrentar com a vinda da da adolescência e de todo o caos que ela traz consigo. Alguns deles também retratam críticas e reflexões sobre alguns assuntos. Essa divisão apresenta textos escritos em 2021 e 2022.
Em suma, neste livro você acompanhará minha evolução pessoal como escritor, pessoa e cabeça pensante ao longo de todos esses anos. Boa leitura!
Sanches
13/04/2024
Inspirado no prefácio original, escrito por Fernando Rodrigues.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝐏𝐎𝐄𝐙𝐈𝐍𝐄 :)
PoetryOlá, querido leitor ou leitora! Você gosta de desfrutar de uma boa e velha poesia alegre, leve e singela? Por acaso se interessa também por poemas mais profundos e reflexivos sobre tormentos psicológicos? Bom, se a sua resposta para uma das duas alt...