Quando a jovem de cabelos curtos saiu da casa do empregado, este pode respirar de alívio por mais uma vez lhe escapar, embora não entenda a obsessão de sua jovem patroa em querer a todo o risco que ele a satisfaça. Troca de roupa, pega na chave e sai de casa, apressadamente, pois, iria ao lugar que jamais pensou voltar, porem é urgente que fale com a sua progenitora.
Move-se pelo caminho, ao luar que lhe ilumina os pés pensantes, magica no seu problema.
'— Será tudo um capricho de uma miúda rebelde'
Todavia, teme que a jovem Helena arranje um artificio e se ponha em risco a sua vida e deste modo nunca tenha uma oportunidade de lhe dizer o que sente. Sobe ao adro, sem saber o que fazer, mas, benze-se implora que seja um mal-entendido e que fique tudo bem o mais breve possível.
'— Juro que não sou capaz de entender, meu Deus, sei que sou pobre,' — engole em seco '— pouca cousa para Helena, sabes que não conheço o meu pai, por que dona Doroteia não sabe quem é —' pausa —', mas, pelo menos, detesto a prostituição, por favor, te rogo, faz com que não seja tarde.'
Torres tem conhecimento que o patrão não se importa com a menina Helena, embora, não perceba qual o motivo para que o senhor doutor Fernando seja o seu filho prodígio, qual deus do Olimpo a quem tudo deva ser dado, ao passo que os outros três filhos do juiz severo fiquem aquém, ainda que nenhum seja tão brilhante quanto Fernando, entra na luxuosa mansão 'Foz do Artelho', bate à porta. Espera, até que Gastão lhe abra a entrada.
— Germano? — esfrega o cenho confuso e ao mesmo tempo surpreso.
Ainda se lembra de quando viveu no bordel até que Leopoldo o levou para ser seu empregado, tem boas recordações de Gastão, porém, nunca foi um fã daquele negócio, há muito tempo que não iria ao 'Foz do Artelho'. O calvo sabe que a sua visita não é de cortesia.
— Sim — diz embasbacado — vim tarde?
Quesita ao ver aquele local cheio de homens. No entanto, entra na sala da alcatifa escarlate, com um palco no qual se assistia a bailarinas para divertimento de homens.
— Não, — pausa — não vieste. Doroteia vai ficar muito feliz em te ver.
Germano saberia que era verdade, pois, há muito tempo em que ele não estava com sua mãe, contudo; não iria voltar, espera, somente que ela possa parar a menina Helena.
— Ela está só? — Inquire para ter a certeza do que vai encontrar.
— Presumo que sim. — responde educadamente Gastão.
O jovem, galga pela escada fora, no segundo andar entra num corredor com múltiplos quartos da onde se ouviam gemidos de prazer, ele atravessa a galeria e bate à porta trancada, a seguir, entra. A mulher verdadeiramente chocada com a aparição de seu filho levanta-se e o abraça.
— Doroteia, — pausa — precisamos de falar. — fala brandamente.
A senhora idosa olha-o desconfiada:
— Outra vez, passaram-se dez anos — pausa — e ainda queres saber...
Ele bufa, arreliado bate o pé nervoso, pensante no grave problema que o levaria ali.
— É sério, Doro, — engole em seco — quero dizer, mãe.
*
O plantão no Hospital Santa Maria parece um pouco aborrecido para o novo neurocirurgião, doutor Tiago Salcene, mais um turno que o prendia àquele ambulatório, que ultimamente tem sido o refúgio do jovem médico para não pensar no fracasso da sua vida e naquilo que perdeu por causa da sua especialização, pensa por fim, na enfermeira Carla, fazendo em seguida, uma anotação mental para verificar os plantões das enfermeiras, poderia muito bem ser a resolução do seu problema de trabalho. Circunda o grande balcão:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Alto dos Vendavais - Volume I - Os Ricos Também Choram
ChickLitSinopse: O Doutor Fernando regressa enfim de Coimbra, o seu coração destroçado e pronto para se isolar numa aldeia remota. Só um verdadeiro amor é capaz de o fazer voltar a viver. Embrutecido, não acredita na felicidade p...