Vivo uma vida repleta de vergonha.
Como todas as pessoas, existem coisas que não compreendo, o que não sou capaz de compreender, logicamente é simples para alguém em algum lugar. Da mesma forma, o que alguém em algum lugar não é capaz de entender, eu sou capaz de explicar.
Isso é uma mentira descabida. Existem sim coisas das quais não compreendo e são simples para os seres humanos (observe que não somos iguais), porém eu não tenho capacidade alguma de explicar o que nem eles sabem. “Por que?”. A resposta é simples e complicada na mesma medida. As dúvidas humanas advêm de suas experiencias diárias, ou seja, todas as pessoas se perguntam dia após dia a razão dos acontecimentos que encontram em seu caminho, sejam eles bons ou ruins. Nesse sentido eu não sou diferente, contudo, não é possível, para mim, vislumbrar as dúvidas humanas, uma vez que eu não sou humano, isso implica que os humanos por sua vez também não podem olhar através dos meus olhos, pensar através do meu cérebro, sentir através da minha pele nem amargurar através do meu coração.
A afirmação “não sou humano” traz consigo uma série de complicados questionamentos (dos quais você pode se deparar em suas vivencias diárias), dentre eles o único que realmente importa é: o que define um “humano”?
Para isso podemos pensar em diversas respostas, mas é preciso deixar claro que a existência de diversas respostas não implica numa verdade múltipla, pelo contrário, os diversos pontos de vista apenas reforçam a ineficiência no pensamento filosófico atual. Somente uma verdade universal existe, e todas as outras “verdades” não passam de mentiras disfarçadas, porém não é fácil identificarmos em meio a tantas “verdades” qual a exata. Assim sendo as pessoas se aproveitam dessa falha sistemática causada por anos de sociedade disfuncional e criam cada vez mais falsas-verdades. O resultado disso é a perca da verdade universal e o sentimento enganoso de que de alguma forma todos os homens são iguais. Contudo esse não é um discurso aceitável socialmente, não é algo que possa ser dito em voz alta sem represálias, esse é o mundo das falsas-verdades, e nele tudo isso não passa apenas da “minha opinião” e deve ser traduzido desta forma. Todavia eu sou incapaz de apontar a verdade universal e provar meu ponto, o que significa que eu posso estar redondamente enganado sobre tudo isso, dessa forma, sem uma prova cientifica, tudo realmente não passa de opinião, no sentido mais claro da palavra.
Uma vez que seja impossível eliminarmos a existência de diversas repostas devemos encará-las. Algumas pessoas, as que pensam de forma mais cientifica e menos filosófica, dirão que o que define um humano é o DNA, mas da mesma forma macacos que tem um DNA 98% semelhante ao de um homem não são humanos por 2% de diferença. Caso você seja um leitor inteligente, sabe que não é nada simples como eu faço parecer e que minhas palavras não passam de uma tentativa de seduzi-lo a concordar com as coisas que direi em seguida, mesmo com todas as implicações genéticas complexas uma coisa é fato: não é o DNA que define um Humano (a partir de agora vamos tratá-lo como algo singular).
Pessoas mais voltadas aos estudos sociológicos podem argumentar que o ser Humano é um conjunto de conceitos tais quais a capacidade de pensar, aprender, sentir e desejar. Como no parágrafo anterior podemos simplesmente questionar a semelhança dessa definição com os animais; diversos animais podem pensar, aprender, sentir e desejar, logo não é isso o que define um Humano.
Talvez os filósofos digam que existem infinitas definições para a o termo e cada pensador pode apresentar sua própria concepção. Esta é a resposta mais vaga, preguiçosa e vazia que se pode encontrar, contudo, é justamente ela que me permite chegar a minha própria conclusão, porém não apenas ela.
Eu acredito que o que define um Humano é a capacidade de Sonhar. Não me refiro ao interessantíssimo ato de visualizar imagens complexas enquanto dormimos, e sim a Sonhar, isso é; esperar um dia ser um grande escritor, um médico ou um professor. Para alguns essas coisas não significam nada, porém cada Humano tem dentro de si um Sonho que o move independente de ser (quase) impossível ou extremamente simples. Caso você seja inteligente já deve ter notado que a minha crença se baseia nas três visões supostamente erradas que eu apresentei anteriormente, uma vez que o um Sonho só existe devido ao que pensamos, aprendemos, sentimos e desejamos, porém o que nos permite Sonhar é justamente nosso DNA, um macaco pode ser 98% semelhante, pode sentir, aprender ou desejar, mas não existem macacos que sonham em ser advogados. Acredite ou não, mas 2% é o suficiente para definir o que você é. Além disso, a mera formulação desse pensamento é um exercício prático da visão filosófica, uma vez que eu estou expressando minha própria concepção. Com tudo esclarecido a resposta se torna óbvia: eu não sou humano pois não possuo um sonho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Enforcado.
General FictionA definição do que é um "Humano" segundo uma criatura "Não-Humana".