Acomodado estou, olhando ao longe através da janela do ônibus, permitindo-me olhar a beleza da vida, e de repente o ônibus para em uma estação rodoviária e meus olhos se deparam com um homem de rua, sentado, com um livro já esgotado em mãos. A forma como os olhos dele estavam focado desfrutando daquilo que estava lendo prendeu minha atenção.
Enquanto os passageiros emergiram para dentro do veículo, lá estava eu, preso, olhando com admiração para a cena, na qual o rapaz se sentia preso e cativado pela sua leitura, de repente ele começa a rir, um sorriso sincero e simples. Eu só confirmei em minha mente tudo aquilo que eu tinha imaginado e acreditava firmemente, os livros eles libertam, transformam, são capazes de criar feridas inimagináveis e acima de tudo acalentam a nossa alma conturbada e inquieta pelas adversidades compras que nós são impostas pela vida.
Eu não sabia exatamente o que o rapaz estava lendo, mas seja lá o que for foi capaz de tirar-lhe um sorriso sincero e genuíno, e isso me fez pensar, por que não nos contentamos com a maravilha do simples que a vida nos presenteia todos os dias, seja ela coisas mínimas e imperceptíveis, como um sorriso, um gesto positivo, uma palavra de conforto, ou até mesmo de incentivo? Por que temos essa busca incessante e insaciável pela grandiosidade de riquezas esparsas que irão se deteriorar com o tempo?
Enquanto escrevo esse texto estou sendo sufocado pelos sentimentos que transbordam em meu coração um aglomerado de sensações, mas ao mesmo tempo eu conseguia identificar o sentimento de acalanto surgindo no meio de muitos outros, pois é, acabei de compreender, só agora eu consigo entender, quando falamos algumas vezes a seguinte frase "meu dia hoje foi horrível", e na verdade NÃO, não foi seu dia que foi horrível, você só não se permitiu transformá-lo em um dia bom, pois você não é capaz de modificar a ordem de acontecimentos das coisas, mas pode controlar como você irá reagir.
O rapaz de rua possuía simplesmente um livro mofado em mãos, mas garanto que se indagassem a ele como estava sendo o seu dia ele iria responder que na medida do possível estava tudo bem, mesmo realmente não estando, ele mentiria, mas responderia reclamando amarguradamente como muitas das vezes fazemos. Ele já entendeu o significado da vida, ele sim conhece e sabe do devido valor das coisas, e esse valor não é comprado com dinheiro como muitas das vezes achamos que é!Quer uma dica preciosa? Permita-se viver, independente das adversidades que a vida imponha sobre o seu caminho, sorria, seja confiante, acredite no lado bom das coisas e das pessoas, pense positivo pois o mundo retribuirá de volta, exale luz e seja você mesmo.