UM NOVO MUNDO SERÁ POSSIVEL SÓ COM O RESGATE DOS VALORES COMUNITÁRIOS
Comunidades Sustentáveis num Mundo em Integração
Comunidade Internacional Bahá'í
Comunidade Bahá'í do Brasil
COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS NUM MUNDO EM INTEGRAÇÃO
Aproximar-se o século 21, os governos, organizações e povos estão despendendo imensas energias para desenvolver comunidades que sejam socialmente vibrantes, unidas e prósperas. A Conferência de Assentamentos Humanos da Organização das Nações Unidas (Habitat lI), que tem como ponto de partida as principais conferências globais desta década é um marco nesses esforços e pressagia importantes avanços no desenvolvimento comunitário.
A longo prazo, contudo, os esforços de construção comunitária só terão sucesso na medida em que unirem o progresso material às aspirações espirituais básicas, responderem à crescente interdependência dos povos e nações do planeta e estabeleceram uma estrutura na qual todos os povos possam tornar-se participantes ativos na governança de suas sociedades.
É desses três elementos fundamentais das comunidades sustentáveis que tratam os seguintes comentários.
O progresso material deve refletir os princípios e prioridades espirituais
A natureza humana é fundamentalmente espiritual. Por isso, é improvável que as comunidades se mostrem prósperas e sustentáveis a menos que levem em conta a dimensão espiritual da realidade humana e busquem promover uma cultura na qual o desenvolvimento moral, ético, emocional e intelectual do indivíduo seja a preocupação principal. É em tal ambiente que o indivíduo tem mais probabilidades de tomar-se um cidadão orientado para o serviço e construtivamente engajado, trabalhando pelo bem-estar material e espiritual da comunidade; é em tal ambiente que uma visão comum e um senso compartilhado de propósito podem desenvolver-se de maneira eficaz.
Segue-se que os aspectos materiais do desenvolvimento comunitário - políticas ambientais, econômicas e sociais; sistemas de produção, distribuição, comunicação e transporte; e processos políticos, legais e científicos - devem ser impulsionados por princípios e prioridades espirituais. Hoje, no entanto, a substância e a direção do desenvolvimento comunitário são em grande parte determinadas por considerações de ordem material.
Em toda comunidade, a liberdade religiosa deve ser assegurada, incluindo o direito de estabelecer centros de culto.
Nosso desafio, portanto, é reprojetar e desenvolver nossas comunidades em torno daqueles princípios universais incluindo o amor, a honestidade, a moderação, a humildade, a hospitalidade, a justiça e a unidade - que promovem a coesão social e sem os quais nenhuma comunidade, não importa quão próspera economicamente, quão dotada intelectualmente ou quão avançada tecnologicamente, pode subsistir por muito tempo.
Entre as considerações e princípios que devem guiar esse empreendimento estão os seguintes:
* A proteção da família e a promoção de seu bem-estar devem tornar-se o centro dos processos comunitários. A família é a instituição primária da sociedade e a principal incubadora de valores, atitudes, crenças e comportamentos. Quando é espiritualmente saudável, ela contribui de modo significativo para o desenvolvimento de cidadãos felizes e responsáveis.
* Os projetos físicos, sociais, econômicos, legais e políticos de nossas comunidades devem servir a todos os membros da sociedade e não apenas aos privilegiados. Uma sociedade verdadeiramente justa e eqüitativa precisará de cidadãos que compreendam que os interesses do indivíduo e os da comunidade estão inextricavelmente ligados; que o avanço dos direitos humanos requer pleno compromisso para com as responsabilidades correspondentes; e que quando as mulheres são acolhidas em plena parceria com os homens em todos os campos do empreendimento humano, as famílias, comunidades e nações irão prosperar e avançar.