Um novo despertar

25 1 2
                                    

É um fim de tarde de verão tranquilo como muitos outros, nesta pequena aldeia do interior profundo que viu nascer Maria Isabel. O grande rochedo junto ao riacho é o seu lugar favorito, onde relaxa contemplando a natureza, e observando o belo céu do entardecer que ganha tons laranja e avermelhados.

Nas quentes noites de verão, gosta de se deitar aqui, de olhos no céu, observando os planetas, estrelas e constelações e a sonhar com viagens espaciais, a descoberta de mundos alienígenas. Talvez até experimentar a movimentação livre dos efeitos da gravidade, ou quem sabe, até dançar flutuando no espaço! Gosta de pensar que não estamos sós no universo e que algures numa daquelas estrelas existe uma outra forma de vida, uma civilização. Como poderia ser tal forma de vida? Talvez algo inimaginável, como seria fantástico descobrir.

Esta paixão é levada muito a sério por Maria Isabel, que devora livros, documentários e toda a informação sobre o espaço a que tenha acesso. A sua mãe, acha este seu interesse um absoluto disparate que nunca a vai levar a lado nenhum. Mas Maria Isabel está determinada a fazer desta paixão a sua vida, é uma excelente aluna a matemática, física e biologia. Tem também conhecimentos de astronomia invejáveis. É capaz de identificar as principais estrelas e constelações, reconhece boa parte das galáxias através da sua fotografia ou imagem no telescópio.

Maria Isabel Respira fundo e liberta um pouco da ansiedade, causada pela espera pelas colocações no ensino superior. Já não tem de esperar muito tempo, é já amanhã à noite, mas saber disso não a acalma, muito pelo contrário. O seu enorme interesse sobre o espaço e física, fizeram dela uma excelente aluna, as suas notas dão-lhe alguma segurança. Mas ela sabe que a entrada no ensino superior será um grande passo. A vida de estudante será a oportunidade de viver fora daquele meio pequeno, viver a sua vida de forma independente e tomar as suas próprias decisões. Isso deixa-a entusiasmada, mas, ao mesmo tempo assustada. Sente-se como um pássaro que tem oportunidade de sair da gaiola e partir para explorar o mundo que a espera no exterior, mas perde a garantia de um comedouro e bebedouro sempre cheios à sua disposição.

Não pode continuar naquele lugar, tem de ir para casa, jantar e arranjar-se, hoje é o dia da festa na sua aldeia e sente-o como uma despedida, pois está prestes a partir para outro lugar e iniciar uma nova vida enquanto estudante. Depois do jantar com os pais, prepara-se e sai apressadamente para encontrar os seus amigos e Mário, o seu namorado dos últimos cinco anos, com quem partilhou tímidas descobertas e atrevimentos, reprimidos pelos constantes olhares castradores deste meio pequeno.

Os beijos com Mário não eram frequentes e os toques mais atrevidos que foram acontecendo, fugazes e sabiam a pouco. Abriram apenas o apetite para mais, apetite que tomava em não ser saciado. Ela aproveita enquanto estão todos distraídos com a atuação do artista que veio fazer a noitada da festa, para levar Mário pela mão e desaparecerem por entre o milho, até um velho palheiro. Aí, têm a oportunidade de estar a sós pela primeira vez, longe de olhares castradores durante longos minutos que sabem ainda assim a pouco. Maria Isabel entrega a sua virgindade a Mário, que de forma algo desajeitada sacia o fogo que ardia em ambos há tempo. Enquanto consumam o seu amor e o prazer os consome, o espetáculo de fogos de artifício ilumina os seus olhos com explosões coloridas, intensificando o seu momento mágico.

Apressam-se e regressam para junto do seu grupo de amigos que não deram pela sua ausência. Passam o resto da noite a beber e conversar sobre as suas vidas, os sonhos para o futuro.

O dia seguinte passa rápido, Maria Isabel dorme até tarde, tornando mais curta a espera até conhecer o seu destino ao final do dia. Mesmo assim os últimos minutos de espera m em frente ao computador parecem uma eternidade. Sucessivos refresh da página para repetirem continuamente a mesma mensagem dando conta de que os resultados serão publicados às 19:00, são de subido interrompidos. Um carregamento mais demorado que revela o cabeçalho de uma página de resultados e os minutos seguintes criam um momento de sofrimento e suspense. Por fim, o resultado é revelado, Maria Isabel vai estudar para Lisboa, como desejava.

Sente-se entusiasmada e feliz, mas também ansiosa e recuos a com a mudança na sua vida que em breve se vai concretizar. É uma nova etapa da sua vida que a vai levar para um mundo bem longe e diferente da sua aldeia, muito mais do que alguma vez imaginou.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Aug 05 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Um destino brilhanteOnde histórias criam vida. Descubra agora